Recommended Posts

Publicado

tenho um aquario de 300l.Quantos kilos de rochas vivas sao nescessarios?Como devo tirar a humidade da divisao onde esta o aquario?

• Replies 67
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Publicado:

Normalmente o ideal é colocar cerca de 20 % de Rocha Viva de grande qualidade, bem porosa e levezinha.

Para tirares a humidade da divisão só estou a ver com uma ventax (acho que é assim que se escreve) daquelas de WC se tiveres oportunidade de a colocar na parede a extrair o ar para outro sítio (preferencialmente uma conduta ou rua) ou então utilizares um desumidificador daqueles potentes.

Cumps

DC

Publicado:

desde ja obrigado DC

so novato neste tipo de aquariofilia.tenho no aquario principal 2 bombas a fazer a muvimentaçao da agua (1500l/h e 1700l/h),na sump tenho uma de 2500L/h.sera suficiente?tenho os valores estaveis.pousso por a rocha de diferentes origens?que agua devo utilizar para repor da que evaporou.estou a utilizar agua da rede tratada com aqua safe (esta esta nun aquario aparte com carvao ativado).estou a fazer bem :evil: o que devo fazer como proxima etapa!!!!!

COMPRIMENTOS

CARAMELO

Publicado:

desde ja obrigado DC

so novato neste tipo de aquariofilia.tenho no aquario principal 2 bombas a fazer a muvimentaçao da agua (1500l/h e 1700l/h),na sump tenho uma de 2500L/h.sera suficiente?tenho os valores estaveis.pousso por a rocha de diferentes origens?que agua devo utilizar para repor da que evaporou.estou a utilizar agua da rede tratada com aqua safe (esta esta nun aquario aparte com carvao ativado).estou a fazer bem :evil: o que devo fazer como proxima etapa!!!!!

COMPRIMENTOS

CARAMELO

Publicado:

caramelo, concordo totalmente com os conselhos do Nuno.

A movimentação no aquário principal é insuficiente como tal ou acrescentas mais 2 bombas ou trocas as que tens por umas de maior débito.

Podes colocar aqui as dimensões do aquário, e os valores estáveis a que te referes?

Quanto a rocha de diferentes origens podes colocar perfeitamente mas eu aconselhava-te a não utilizares brasileira ou das caraíbas. A indonésia oferece uma boa relação qualidade/preço.

Adquire também se possível uma unidade de osmose para começares a adicionar kalkwasser.

Cumps

DC

Publicado:

as dimençoes do meu aquario sao( 120cm de comprimento-40cm largura-80cm altura)384litros.Os valores sao ph 8.3 amoniaco 0,nitritos 0,temperatura 27º.O preço da rocha viva da indonesia fazem-me 16euros o kilo,maturada.estara na media?e verdade o aquario foi feito inteira mente por mim desde a raiz.o aquario ja esta a funcionar a 2 mes.na sump tenho biobolas,ceramica,esponsa ,resina,um escumador( feito por mim),sera nescessario mas alguma coisa???Qual e o preço de uma unidade de osmose?Oque e kalkwasser???e que onde eu vivo nao a lojas de aquariofilia marinha(viseu).Vou entao comprar mas 2bombas e começar a meter rocha viva 15kilos tem que ir aos poucos a vida esta cara.Agradece-vos realmente a vossa disponibilidade :shock:

obrigado pessoal.

COMPRIMENTOS

CARAMELO

Publicado:
O preço da rocha viva da indonesia fazem-me 16euros o kilo,maturada.estara na media?

o aquario foi feito inteira mente por mim desde a raiz.

o aquario ja esta a funcionar a 2 mes.na sump tenho biobolas,ceramica,esponsa ,resina,um escumador( feito por mim),sera nescessario mas alguma coisa???

Qual e o preço de uma unidade de osmose?

Oque e kalkwasser???e que onde eu vivo não (palavra corrigida) a lojas de aquariofilia marinha(viseu).

Vou entao comprar mas 2bombas e começar a meter rocha viva 15kilos

:roll: Muita pergunta :) Vou tentar responder sucintamente

RV a 16 eur está na média.

Aquário feito por ti: espero que tenha uma boa espessura e excelentes travamentos para gerirem os 80cms de altura. Essa altura vai trazer-te problemas para acederes com a mão ao fundo do aquário a não ser que sejas poste da equipa de basquete do Académico de Viseu :lol: Para tirar partido dessa altura toda, eu colocaria 12 cms de DSB (Deep Sand Bed) que embora fique carote, pode trazer excelentes benefícios ao sistema se for bem feita e não te esticares demasiado na alimentação.

Sump - tira tudo o que seja filtragem biológica (bioballs e esponja) porque é uma autêntica fábrica de nitratos que concorre contra a rocha viva. Espero que o escumador seja potente o que se pode comprovar pela cor e quantidade do líquido que recolhe no copo.

Uma unidade de osmose já se consegue via net por menos de 100 eur incluindo portes.

Kalkwasser é o que um qúimico chamaria solução aquosa de hidróxido de cálcio que na prática serve para ser adicionada lentamente ao aquário para compensar o consumo de cálcio pelos seres vivos que o utilizam (corais, moluscos, etc...) e neutralizar os ácidos que resultam da decomposição dos detritos. Juntando o útil ao agradável também se usa para repor a água que se perde por evaporação.

Esses 15 kgs de rv podem ser comprados pouco a pouco (por exemplo em 3 doses de 5kg) ou então, se a rv que tens estiver bem colonizada, compra rocha morta que é mais barata e em 3 a 6 meses fica praticamente igual à outra.

Publicado:

e verdade que a altura e um inconveniente.por enquanto ainda nao partiu :!: eu sei que nao se deve fazer mas vou ter que tapar o aquario pois tenho muita humidade na divisao.sera que nao pousso ter o meu aquario de agua salgada:( o escumador nao tem quaz nada no copo,a pouca agua que tem e castanho escuro e normal?Quanto ao kalkwasser devo começar a introduzi-lo,visto que nao tenho nada (so 3 kilos RV) no aquario.

OBRIGADO NUNO

COMPRIMENTOS

CARAMELO[/b]

Publicado:

Olá Nuno, espero que curtas tanto o teu novo aquário como eu o estou a fazer, mesmo não sendo um expert na matéria eu não te aconselho a fechar o aquário visto que irás condicionar as trocas gasosas entre a água e o exterior, não haverá uma solução alternativa?

cumprimentos,

Publicado:

nao so o nuno ,so o caramelo

eu sei disso mas estou a estragar a mobilia se souberes uma alternativa diz me.estou :lol: Ta FUNDEVIL

COMPRIMENTOS CARAMELO

Publicado:

nao tem que te desculpar somos todos uma familia.vou tentar inserir umas fotos mas nao sei como se souberes diz-me ta qual sao as medidas do teu aquario ?em que faze vais?

Publicado:

de quanto em quanto tempo devo fazer a troca parcial de agua.qual a percentagem?que agua devo utilizar?

Publicado:

tenho lido muito e aparece sempre kalkwasser para aqui e para ali .para que serve?algem me pode explicar :wink: e como e que se utiliza.

qual o tempo de duraçao para manter a luz ligada?

ainda nao pos as fotografias devido a minha maquina fotografica se ter avariado.

Publicado:
tenho lido muito e aparece sempre kalkwasser para aqui e para ali .para que serve?algem me pode explicar Smile e como e que se utiliza.

kalkwasser é a mistura de hidróxido de cálcio com água (doce). Serve para aumentar e mantêr os níveis de cálcio e kh no aquário. É um pó branco que se mistura com água doce agitando muito bem até não se conseguir dissolver mais. Usam-se aproximadamente duas colheres de chá para 5 litros de água.

Esta quantidade não se dissolve completamente por mais que se agite a mistura, ficando a parte que não se mistura no fundo do recipiente algumas horas após a agitação. A água fica com um aspecto leitoso esbranquiçado e é esta que deve ser administrada ao aquário lentamente de preferencia gota-a-gota repondo com ela toda a água que se evapora diariamente. Se a adição for muito rápida corre-se o risco de fazer subir o pH muito depressa uma vez que a kalkwasser tem um pH elevadíssimo.

A l e x a n d r e

Aluga-se este espaço.

Publicado:
de quanto em quanto tempo devo fazer a troca parcial de agua.qual a percentagem?que agua devo utilizar?

Cada caso é um caso mas os mais adeptos de TPAs costumam apontar para 10% por semana (eu sou um deles). Se tiveres poucos peixes e se o aquário já tiver uns bons mesitos podes relaxar um pouco.

Não te fies apenas no valor dos nitratos como indicador de necessidade de TPA.

Quanto à água, há duas posições antagónicas bem expressas no Fórum:

água natural (recolhida num local de confiança) e sal artificial. eu alinho pela primeira e nunca tive problemas.

Publicado:

qual o tempo de duraçao para manter a luz ligada?

Depende do tipo de luz.

O típico é apontar para um fotoperíodo típico de regiões equatoriais (12 horas). Quem tem diferentes tipos de iluminação arranca e fecha com actínicas e usa a restante iluminação menos tempo.

Consulta o tema do aquário do Diogo Lopes porque penso que ele tem lá exposto o programa de iluminação que utiliza.

Como tudo o resto que vem daquele sistema, é uma excelente inspiração!

Publicado:

antes de mais nada agradeço a todos a vossa atençao

quanto a adiçao de KALK nao sei como adiciona-lo na medida em que a reposiçao da agua evaporada e feita atraves de uma sonda de nivel.possou por o KALK no reservatorio???(nao vai ser introduzido pouco pouco)sera melhor por um garrafao com conta gotas?

nas TPAS a minha duvida e se começo a faze-las ja.o aquario tem para ja 20kilos RV ,mais nada.tem 3 mes.

COMPRIMENTOS:

CARAMELO

Publicado:
quanto a adiçao de KALK não (palavra corrigida) sei como adiciona-lo na medida em que a reposiçao da agua evaporada e feita atraves de uma sonda de nivel.

nas TPAS a minha duvida e se começo a faze-las ja.o aquario tem para ja 20kilos RV ,mais nada.tem 3 mes.

Reposição: se tens um controlador de nível de qualidade (que sistema usas?) é o ideal para colocares a kalk porque, apesar de entrar uma quantidade aparentemente elevada de cada vez, considerando o volume total do aquário mal acaba por não ter impactos negativos.

TPAs: se funciona há 3 meses, mesmo só com 20 kgs de rocha viva já tem umas 6 a 12 mudas de atraso :? Eu utilizei essa via e não tenho algas no aquário. Tenho dois amigos que começaram ao mesmo tempo mas talvez com menos paciência e os aquários deles estão infestadíssimos mesmo passado mais de um ano do arranque.

Publicado:

nuno nao sei te dizer qual e o sistema pois fui eu que o fiz.no meu local de trabalho sensores de nivel de liquidos nas maquinas e eu instalei uma na sump o qual esta ligada a uma bomba ,aqual por sua vez mete agua ate o nivel da agua estar no normal.estao a aparecre algas filamentosas na rocha viva,como tu o disses-te deve ser de nao ter feito as TPAS.entao vou meter o kalk na agua de reposiçao. :cry:

obrigado pela atençao :

caramelo

Publicado:

Cuidado a meter o kalk. Se puderes de início mete só no período de luzes apagadas e vê como reage o aquário.

Isto porque com tanta alga o aquário deve apresentar grandes variações de pH ao longo do dia.

Quanto ao teu sistema de reposição, eu fiz um (aliás dois) do mesmo género. É um descanso :D