mferrinh Publicado Novembro 30, 2005 Publicado Novembro 30, 2005 boas Vou montar um aquario com +- 100l. Qual a melhor solução de filtração? Estava a pensar num filtro cascata tipo aquaclear A-600 para não roubar volume de água ao aquário, mas não tenho experiência com este tipo de filtros. É melhor um externo? JMF Citar
ricf Publicado: Dezembro 2, 2005 Publicado: Dezembro 2, 2005 Pah, O meu é mais ou menos 100L. Está bastante plantado e tenho uma quantidade de peixes razoavel. O meu aquario está no limite do aceitável. Neste momento está com um filtro interno Eheim capaz de 500L/H. No entanto precisa de manutenção todas as semanas (fica mesmo muito sujo), e esticar as manutenções deu mau resultado. Portanto uma das alterações que tenho pensadas para breve (em conjunto com a instalação de uma calha DIY e injecção de CO2) é precisamente a troca do filtro. Vou instalar um Eheim 2213 Externo. Isto vai permitir acelerar as manutenções ao fds, necessitando apenas de efectuar as TPA, sendo que a limpeza do filtro não necessita ser feita todas as semanas, nem preciso invadir o espaço deles quando é preciso limpar. Isto associado ao facto de o filtro interno ocupar espaço num aquário que não é muito grande, leva-me a optar sempre por filtragem externa seja em que aquário for. Citar
Miguel Silva Publicado: Dezembro 2, 2005 Publicado: Dezembro 2, 2005 Antes de mais nada, que tipo de aquário vais montar??? Plantado, plantado? Ciclideos? Plantado casual? Já agora, o Aquaclear-600, filtra quantos litros por hora? Citar
mferrinh Publicado: Dezembro 2, 2005 Autor Publicado: Dezembro 2, 2005 Antes de mais nada, que tipo de aquário vais montar???Por enquanto é para um aquario de apoio para ciclideos africanos...para maternidade, juvenis, hospital... Já agora, o Aquaclear-600, filtra quantos litros por hora? Acho que uns 500l/h, dentro da gama há com mais ou menos potência, sei que devo apontar para umas 4 ou 5x o volume, a minha questão é mais quanto ao tipo de filtro, nos meus outros aquas tenho exteriores e/ou interiores, nunca experimentei filtro de cascata Citar
Nuno Antunes Publicado: Dezembro 3, 2005 Publicado: Dezembro 3, 2005 Se o objectivo é um aquário de apoio então diria que serve bem. Tem apenas atenção que o filtro de cascata pode tornar-se barulhento (a água da cascata a cair no aquário) e por vezes é um bocado complicado de instalar devidamente em aquários com moldura superior e vidros (tipicamente os aquapor de 100cm com tampas). A manutenção desse filtro é na melhor das hipoteses bi-semanal e deves ter cuidado com os niveis de água do aquário para impedir que desferre o filtro no caso de faltar a luz (o nivel de água no aquário não deve estar abaixo do nivel do compartimento do motor do filtro) A filtragem realizada é mais ou menos... serve para um aquário de manutenção sem grandes problemas e sem comprometer a qualidade geral da água mas para um aquários de ciclideos africanos adultos e como filtragem permanente é manifestamente curta. Citar Nuno Antunes Mantenho: Tropheus brichardi ujiji "Katonga" Tropheus moorii Lufubu Apistogramma hongsloi
Recommended Posts