Recommended Posts

Publicado

Boas

Depois de observar muitos nanos resolvi montar.

Montagem: 29 Novembro 2005

Aquário: 50x35x30

Água: Agua natural made in Cabo raso

Rocha : 8,5 kg de rocha maturada + fragmentos de coral

Substracto: 9 kg de areia viva e aragonite Caribean Sea

Iluminação: 2 x36w PC (segundo a pessoa a quem comprei a calha esta da para 2x55w por isso estou a pensar mudar)

Aquecimento: Jagger 75w

Refrigeração: ainda não tenho, está a ser feita

Circulação; 1 eheim de 600 lts/h + 1 Max Jet de 400lts/h (rotativa)

Escumador: Berlin air lift 60

Reposição: água de OI com kalkwasser

Densidade: 1.025

Pic_1938_4.jpg

O dito aquario(parte da frente panoramica)

Pic_1938_5.jpg

Pic_1938_2.jpg

Alguem sabe-me dizer o que é isto?

Como podem ver apesar de so ter 2 dias de vida não esta nada de especial.

Gostaria que dessem as vossas criticas construtivas para poder melhorar.

Estou a pensar tirar alguns fragmentos de coral(acho que estao em exesso)e por talvez mais rocha viva(se alguem tiver por um bom preço....)

Que habitantes e corais aconselham?(sim sei que so daqui a uns 2 meses e que começo a adicionar :idea: ) ja tenho algumas ideias mas gostaria de ouvir as vossas

Por agora penso que é só.

Cumprimentos

Tiago

EX-Naysel

Publicado:

Viva :roll:

embora também seja um caloiro na matéria (o meu salgado está em maturação a cerca de 1 mes).

Essa coisa é uma sabela :) é um verme filtrador, que se alimenta daquilo que a corrente tras.

Ao que parece foi "brinde" pois veio na rocha viva.

Eu tenho uma verde e paguei por ela :idea: 6,50 €.

Os corais artificiais a meu entender estão a mais.

Quando isso estabilizar o ciclo de azoto (amonia, nitritos e nitratos a 0.0) substitui por corais verdadeiros :lol:

Sei que custam um pouco... mas fica outra coisa, podes sempre comprar uns fragmentos de coral a alguns membros aqui do forum que têm para venda, ou visitar http://www.coralfrags.org e consultar o que há disponivel :lol:

Podes adicionar alguma vida antes de tanto tempo.

Assim que tiveres amonia, nitritos e nitratos a zero, podes ir adicionando membros da equipe de limpeza, que vão fazer muita falta quando começarem a aparecer as famigeradas algas ;)

Nassários, turbos, eremitas por exemplo ;)

Isto na opinião de um caloiro.

Mas os mais experientes vão-se pronunciar concerteza :)

Cumprimentos,

Cesar Dias

Publicado:

Boas,

Cesar, o esqueleto de coral, ( não artificial ), ele introduziu como rocha morta para colonizar. O protagonismo que lhe deu é que deixa a desejar. Aqueles fragmentos deviam estar escondidos por baixo ou atrás da rocha viva. Quando estiverem colonizados, fazem quase o papel de rocha viva e foi a custo Zero. Os corais que ele irá introduzir, serão vivinhos da Silva e serão introduzidos como : Corais e não, rocha morta.

Abraço,

Paulo

Publicado:

Olá naysel.

Antes de mais parabéns pela montagem!

Gostaria que dessem as vossas criticas construtivas para poder melhorar.

A forma como colocaste a RV, no meu entender, não foi a mais acertada. Deverás criar um layout que permita a circulação livre da água por todo o aquário e evitar criar barreiras ou zonas mortas onde se acumularam detritos com as consequências a longo prazo que podes imaginar

Estou a pensar tirar alguns fragmentos de coral(acho que estao em exesso)e por talvez mais rocha viva(se alguem tiver por um bom preço....)

Não fazias nada mal se fosse possível. Se quiseres uma solução mais económica compra rocha morta que em poucos meses é colonizada pela viva.

Que habitantes e corais aconselham?(sim sei que so daqui a uns 2 meses e que começo a adicionar Smile ) ja tenho algumas ideias mas gostaria de ouvir as vossas

Quanto aos 2 meses depende dos animais e da fase do aquário. Daqui por umas 2 semanas coloca como o César referiu uma equipa de limpeza - ermitas, cerites, turbos importados ou da nossa costa.

Quanto a corais podes ao fim do primeiro mês corais moles como xénias, palythoas, zoanthus. Ao fim do 2º já te podes aventurar para os sarcophytons e lobophytons. Quando tiveres o aquário minimamente estabilizado podes pensar em colocar alguns LPS.

De resto, não sei se já estás a adicionar Kalkwasser, mas se não o fazes começa desde já.

Boa sorte.

Cumps

DC

Publicado:

ja confirmei, é mesmo uma sabela(e ja reparei que tenho pelo menos mais umas duas) Quanto ao layout vou muda-lo amanha,tirar muitos dos fragmentos de coral(possivelmente vo polos por mais da rocha viva), talvez ponha mais rocha viva não?que acham?(se alguem tiver pra venda....)qual a melhor forma de aumentar a circulação da agua com a mudança de layout?alguma sugestão de layout?

EX-Naysel

Publicado:

Boas, Pessoal,

Duarte, os fragmentos de coral que o Naysel fala e se vêm nas fotos, são esqueleto de coral devidamente tratado. Logo, rocha morta e rica em carbonato de cálcio. É claro que já disse ao rapazinho, help , que não concordo com o Layout. Quanto à circulação, tenho mais uma bomba de 400 l/h para lhe dar. É que não te cheguei a dizer, mas, o Naysel é o meu..........vizinho do lado. Hehehehehehe ! No dia da grande molha, há 15 dias no Cabo Raso, a àgua que fui buscar era para ele. Já viste a minha sina ? Andei com ele ao colo, e agora, ando com bidons de àgua do mar ao colo para o ......... menino. Hehehehehehehehehehe! Mas, ele merece toda a minha ajuda e se possível a de todos vós, também. É um rapazinho 5 ***** ! :shock: .

Vamos lá ajudar este picollo Reef a crescer. Não liguem aos agradecimentos exagerados dele. Até parece que pede desculpa por estar vivo. Tiago, Bem vindo ao mundo dos Salgados. Posso com toda a certeza falar por todos : Conta conosco para te ajudar.

Abraço

Publicado:

Podes tentar fazer uma coisa mais leve, por exemplo podes retirar a rocha viva :evil: Aliviar mais o ambiente... não fazer paredão! Tenta fazer túneis ou assim, normalmente os lysmata gostam de grutas :oops:

Até porque os corais normalemente já vêm com rocha agarrada e isso ainda te ia encher mais o aquário.

Tenta pôr a circulação a chocar de frente! Assim vai-se espalhar por todo o aquário vais ver que resulta...

De resto com a experiencia isso vai ao sítio :?

Cumps

meureef.jpg[Clickable]
Publicado:

boas..

penso que layout é sempre muito subjectivo, penso que em nanos não é nada fácil de fazer layouts devido ao espaço, e acho que devias tentar de diversas maneiras...

em relação aos fragmentos de corais mortos , eu retirava-os na minha opinião são pouco estéticos.

boa sorte na construção do layout, um conselho qe pode ajudar : vai ao reefcentral na parte dos nanos e tira ideias para o teu layout.

abraço

• 1 mês depois...
Publicado:

Boas

Depois de algum tempo a tratar do aquario decidi tirar fotos e postar aqui,fazer uma pequena actualização.Espero ter criticas e sugestoes de corais que ei de por(estou com duvidas visto só poder por corais moles e neste momento só tenho uma sarcophyton e uma muda de xénias)è de salientar que apesr de já ter os níveis aceitaveis decidi ainda não ter qualquer ser vivo alem da equipa de limpeza

Pic_1851_18.jpg

foto frontal do aquario

Pic_1851_20.jpg

um dos meus amigos cá de casa, um eremita de patas brancas(tenho 2 neste momento)

Pic_1851_19.jpg

uma geral do aquario

Mais uma vez peço criticas e sugestões:sbClinOei

Obrigado

Tiago Proença

EX-Naysel

• 3 semanas depois...
Publicado:

boas

esta muito melhor ... gosto muito mais do teu novo layot ta com um desposicao muito agradavel :shock: isso agora quere e corais ... luz nao te falta ... lol

abracos franciso reis

• 1 mês depois...
Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!