Recommended Posts

Publicado

Vou adquirir um repositor automático d e água evaporada. Tunze ou aquamedic (sp3000)?eis a questão.

P.S.: Insisto na pergunta sobre os testes de tiras: serão fiáveis?

Óbrigado, Hugo.

Publicado:

eu tenho um osmoregulador da tunze e estou satisfeito , nunca tive problemas.

em relação aos testes de tiras , na minha opinião são pouco precisos , e tambem devem ser faliveis digo eu. compra de reagentes é sempre melhor!

abraço

Publicado:

HCFreitas.

Já tive um Tunze e agora tenho um DIY estilo SP3000.

Abandonei o Tunze por uma questão essencialmente de espaço, uma vez que para adicionar kalk ao aquário forçava-me a ter um reactor e um reservatório com água de osmose (é claro que a Tunze também tem o calcium dispenser para conjugar com o osmolador mas não me convence).

O sistema SP3000 salvo erro utiliza uma bomba peristáltica com a qual podes adicionar kalk directamente no bidon uma vez que este tipo de bombas circula a água por dentro de uma membrana de latéx que pode ser substituída quando necessário evitando calcificar a bomba. A única desvantagem e daí ter pedido ajuda para um DIY é que só tem uma boia de nível e acho que pelo menos deveria ter uma 2ª para o caso da primeira "colar".

Quanto aos testes de tiras se são fiáveis não sei ... agora que medição é menos precisa é com certeza.

Cumps

DC

Publicado:

Também tenho um osmorregulador da tunze a funcionar já faz quase 10 meses e nunca deu qualquer problema.

Publicado:

Olá,

Meus amigos o osmorregulador da Tunze é para mim o melhor do mundo, ainda não vi nada melhor nem tão bem concebido. Não concordo de todo com a opinião do Duarte sobre o "Calcium Dispenser", este funciona perfeitamente e cumpre a sua função ao mais alto nível.

Lamentavelmente os meus aquarios não são patrocinados pela Tunze.

Cumps.

Ricardo Rodrigues

Publicado:

HCFreitas,

Também tenho um osmoregulador da tunze ligado a um reactor de kalk e estou muito satisfeito.

Sobre a peristáltica que falas (SP3000) dá uma vista de olhos neste tópico:

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...ighlight=sp3000

Abraço,

Bruno Barreiros

Abraço,

Bruno Barreiros

Publicado:

Não comparem bombas peristálticas com bombas centrífugas, não tem mesmo nada a ver uma coisa com a outra. O osmorregulador da tunze usa uma bomba centrifuga certo? O funcionamento de uma bomba centrífuga é completamente diferente do de uma peristáltica.

Uma bomba peristáltica é uma bomba doseadora no verdadeiro sentido da palavra e uma bomba centrifuga não.

Não ponho em causa a eficácia do osmorregulador nem a sua capacidade de fazer a reposição eficazmente, o modo como a faz é que é diferente do de uma peristáltica. Esta doseia gota-a-gota pequeníssimas quantidades de uma vez, o osmorregulador um fluxo constante e mais rápido. Para dosear quantidades precisas e controladas (ao ml) de um qualquer líquido, mesmo sem ser kalk, então a melhor opção é a bomba peristáltica porque esta é que é verdadeiramente uma bomba doseadora.

A l e x a n d r e

Aluga-se este espaço.

Publicado:

Ok...mas se for para adicionar kalk na água de osmose para reposição, qual é realmente o melhor sistema? Ou ambos servem prefeitamente para o mesmo efeito?

Há alguem que já tenha usado o repositor automático da tunze ou o da aquamedic que possa dar uma relação do que dos dois é realmente melhor?

Cumps.

Publicado:

Caro Ricardo :roll: Nada me move contra a Tunze :idea: Bem pelo contrário tenho 2 stream mais o multicontroller e estou satisfeitíssimo.

Têm uma excelente performance, eficiência, eficácia e relação qualidade/preço, porém já não partilho da mesma opinião do Calcium Dispenser uma vez que numa visão mais redutora não é mais do que uma garrafa de plástico invertida por onde passa água vinda de um depósito e custar-me-ia bastante a pagar o preço que por ele pedem.

Ok...mas se for para adicionar kalk na água de osmose para reposição, qual é realmente o melhor sistema?

No meu entender é um sistema estilo o SP3000 mas melhorado como Alexandre tem e do qual tenho uma réplica.

Ou ambos servem prefeitamente para o mesmo efeito?

Servem ambos para o mesmo efeito.

Há alguem que já tenha usado o repositor automático da tunze ou o da aquamedic que possa dar uma relação do que dos dois é realmente melhor?

Se leres o que escrevi mais acima tens lá a minha opinião.

Cumps

DC

• 3 semanas depois...
Publicado:

Viva,

Parecia mal abandonar este tópico sem falar nos osmorreguladores da Deltec. Afinal estes estão presentes em aquários de membros ilustres aqui do fórum e com bons resultados à vista. Têm uma vantagem muito grande que é ser possível ligar directamente a estes uma bomba mais potente que permita uma maior elevação de água.

Cumps.

Ricardo Rodrigues

Publicado:
Têm uma vantagem muito grande que é ser possível ligar directamente a estes uma bomba mais potente que permita uma maior elevação de água.

Boa menção mas têm uma desvantagem enorme - o preço!

Eu sou daqueles que acha que os sistemas de kalkwasser via reactor de Nilsen (ou dispensadores Tunze) são teoricamente muito mais eficientes porque a solução está quase garantidamente saturada não se degradando tanto com o tempo. Por outro lado poupa o trabalhinho da mistura que é bem incómodo e deixa quase sempre um pózito manhoso no fundo.

Por outro lado, é muito mais saudável para as bombas trabalharem com RO/DI do que com a mistura de kalk.

Eu acabei ontem a parte electrónica dum sistema que se pretende funcione, para já, com a bomba da Tunze e um dispensador de Ca DIY (sem bomba de mistura por isso não é bem um reactor de Nilsen) que pretendo vir a fazer em breve.

O princípio é simples: tem uma boia que activa a bomba se a água por evaporação descer de um determinado nível e outra que desliga quando esta sobe até ao limite. Depois, com a evaporação, o ciclo repete-se indefinidamente. A distância das duas boias será de 2/3mm e este mecanismo evita o funcionar constante da bomba e a excessiva sensibilidade à agitação (apesar de estar previto o alojamento das boias numa câmara que deverá alnular parte da ondulação).

Falta só testar com água porque a electrónica já está aparentemente ok 8)

Concordo que as peristálticas são mais precisas (aliás o meu sistema pode alternativamente activar uma bomba dessas ou mesmo uma electroválvula). Acho é que, para a utilização que lhe damos, não merece a pena (o meu sistema custou pouco mais de 50 eur, fora a minha mão de obra :lol: ).