Recommended Posts

Publicado:

Bem esse é um tema que dá pano para mangas.

Não há um intervalo de tempo rígido fora do qual não se conseguem mantêr com sucesso aquários de recife.

Tem sido consensual a "norma":

:lol: Actinicas - 10 a 14 horas por dia

:arrow: HQI - 8 a 12 horas

No entanto há muita gente que usa apenas 6 horas por dia de HQI sem qualquer problema e há até quem use menos com sucesso. POr norma as actinicas devem ficar ligadas umas 10 ou 12 horas mesmo usando-se estes intervalos "curtos" de HQI.

Claro que tudo isto é influênciado pela intensidade das lâmpadas, potência, idade e espectro. POdes começar com 10 horas de actinicas e 8 de HQI. Podes tentar aumentar ou reduzir estes intervalos mas sempre lentamente e observando a resposta dos animais de modo a que consigas ajustar a iluminação ao comportamento dos animais.

A l e x a n d r e

Aluga-se este espaço.

Publicado:

Olá José,

Nos meus aquários tenho 12h de actínicas e 7h de HQI. No futuro talvez aumente o nº de horas de HQI para 8 ou 10h (se verificar que os corais crescem mais rápido).

Para quando fotos do teu aquário?

Estou a planear construir também um reactor de cálcio semelhante aos vossos, tens por aí fotos da construção?

Abraço,

Ricardo Rodrigues

Publicado:

Olá João,

Tenho as actinicas 10horas e tenho 2 X 250W de HQI que tenho 8 horas.

Um abraço.

Muita paciênciaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa......................