Novo Portal de Ciclideos - Proposta


Slash

Recommended Posts

Olá a todos.

 

Aqui vai a proposta para um portal sobre ciclideos.

 

Aguardamos comentários, sugestões e reacções para avaliar a viabilidade e consequente definição de tarefas..

 

Nuno & Nelson

 

-------

 

A ideia principal é a criação de um portal de referencia de ciclideos nacional, usando as contribuições de todos os que queiram participar com artigos, fichas, fotos ou qualquer outra informação relevante. Qualquer contribuição deverá ser em Português e pretende-se que as fotos sejam originais, tornando assim a informação mais consistente com a ideologia base do portal.

 

TODA a informação deverá ser completa e rigorosa.

 

O portal irá focar-se inicialmente nos três grandes lagos africanos, Malawi, Tanganyika e Victoria, poderão eventualmente surgir mais biotopos, lagos ou rios futuramente. No entanto outras áreas de interesse existirão dando alguma versatilidade e usabilidade ao portal.

 

Relativamente a cada lago (biótopo) pretende-se construir uma base de dados com toda a informação possivel sobre o lago e os seus habitantes.

 

Lagos:

- Descrição, biotopos, parametros, fauna, flora, historial....

 

 

Peixes:

- Nome da espécie, variante, nome comum, Lago, biotopo, caracteristicas da água, alimentação, diformismo sexual, tamanho médio, comportamento/agressividade, reprodução, Fotos macho/femea/juvenil. Outros dados relevantes, informações do "mantainer"/criador/autor da ficha....

 

Esta informação deverá ser detalhada o mais possivel, de modo a ter uma ficha o mais completa possivel sobre cada espécie.

 

Cada ficha terá uma ligação a uma página/tópico de um forum onde se poderá trocar ideias sobre a espécie em questão.

 

Todos os artigos terão uma referencia ao autor, onde será indicado o nome e outros contactos adicionais que o mesmo queira disponibilizar

 

 

O portal incluirá outras secções:

- Fichas técnicas de aquários - onde cada interessado poderá disponibilizar informações sobre o aquário que possui, indicando qual o setup, fauna, flora, fotografias e um "diário". Esse diário servirá para que sempre que surja uma alteração ao aquário possa ser indicada mantendo a ficha actualizada.

- Forum de discussão caso possa ser integrado um dos foruns existentes (Cichlidae)

- Doenças e consultório médico

- Concurso de fotografias quinzenal

- Equipamento para aquário (Reviews) (??)

- Venda/Troca/Oferta de peixes - neste espaço poderão ser colocados anuncios de venda/troca/oferta de criações ou peixes

- Artigos sobre aquariofilia - artigos relevantes e consistentes com a informação do site sobre aquariofilia. Poderá assemelhar-se a uma FAQ.

- Agradecimentos - Indicação de todos os que participaram e ajudaram e quais as areas de influencia.

 

De referir que numa primeira fase e para o seu lançamento apenas se pretende criar uma base de dados dos lagos e peixes, todas outras secções deverão ir surgindo com o tempo.

 

Para já estamos a construir a base de dados que irá albergar a informação sobre os peixes, por isso é necessário um levantamento das espécies de todos os lagos e a construção das fichas de cada uma delas. Os textos sobre os lagos também podem ir sendo produzidos.

 

A coordenação irá estar a cargo do Nuno Sénica e do Nelson Oliveira, por isso qualquer duvida que existe deverá ser encaminhada para um de nós. A construção do site e a sua programação também irá estar a nosso cargo, no entanto se alguem se quiser voluntariar em ajudar nesta parte será bem vindo :lol:

 

Tudo isto apenas é possivel de concretizar com a ajuda de todos.. Por isso esperamos por opiniões e criticas sobre os temas apresentados relembrando que está TUDO em aberto e sujeito a discussão. Caso vejam de que forma podem contribuir informem-nos para começar-mos a definir tarefas, não se ponham a fazer nada antes de nos informarem em que podem contribuir, evitando assim trabalho duplicado e maximizando os esforços.

------------

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Iniciar então hostilidades :)

 

Primeiro acho que é bom fazerem todo o "roadmap" do que pretendem do portal mas e a ser incluido o cichlidae haverá algumas secções que ficarão redundantes.

Por outro lado acho que o portal vem colmatar uma falha que existe na nossa aquariofilia ao nivel da informação. Já temos 2 bons locais de discussão de ciclideos, review de equipamentos, etc.

O que não temos ainda é pontos de informação centralizada com bons artigos (quantos tópicos aqui do forum não têm artigos e how-tos muito relevantes que acabam por ser "perder"?) e por esse motivo acho que essa deve ser para já a preocupação nº 1 do portal, ou seja reunir o máximo de informação possivel, em formato fotográfico e texto. O resto parece-me que com o tempo até poderá a vir revelar-se desnecessário.

 

Depois se o objectivo principal do portal é informar acho que deve ser esse o foco principal de atenção e não se devem perder em cenas "acessórias" e devem indicar claramente o que se pretende.

 

Refiro-me por exemplo a:

Lagos:

- Descrição, biotopos, parametros, fauna, flora, historial....

Os ... a seguir ao historial ficam vagos e levarão a que surjam informações que se calhar são pouco relevantes.

No caso dos lagos interessa fundamentalmente quanto a mim a descrição, os biotopos e os parametros gerais de água do lago.

Depois, para cada biotopo já interessa então a fauna, a flora e a "decoração" pois é isso que queremos saber quando queremos montar um biotopo.

Acho que uma organização assim é preferivel.

 

Já no que diz respeito aos peixes:

- Nome da espécie, variante, nome comum, Lago, biotopo, caracteristicas da água, alimentação, diformismo sexual, tamanho médio, comportamento/agressividade, reprodução, Fotos macho/femea/juvenil. Outros dados relevantes, informações do "mantainer"/criador/autor da ficha....

Parece-me que as informações do maintainer/criador são "palha" e acabam no fundo por inviabilizar que 2 pessoas contribuam para a mesma ficha ou então a ficha fica com muita informação.

Se querem de facto uma coisa dessas transfiram-na para a área de agradecimentos ou criem uma área de criadores, onde listam quem cria o quê e contactos e linkem isso a partir da ficha dos peixes.

 

A juntar às caracteristicas apontadas para os peixes eu acrescentava mais isto:

-Companheiros de aquário ideais.

-Companheiros de aquário a evitar.

-Tamanho minimo de aquário

 

São tudo informações importantes se considerarmos que o portal tem como objectivo divulgar ciclideos, mas no sentido da manutenção em aquário.

 

Para já não me ocorre mais nada.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Nuno

 

Obrigado pelo contributo :shock:

 

Eu tenho estado algo afastado disto uma vez que tenho estado bastante ocupado, no entanto vou tendo as noticias pelo Nelson.

 

Penso que estamos a seguir no bom caminho, embora esperasse que neste momento tivesse mais reacções.

 

Vamos ter em conta as tuas opiniões e em breve iremos colocar aqui a actualização da documento. Talvez em formato mais reduzido apenas referindo o ponto de partida do portal para não estar a colocar muita informação que não tem grande utilidade no momento.

 

Continuamos a aguardar mais comentários e sugestões.

 

Obrigado

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora muito bem, cá estamos novamente.

 

Na sequencia dos posts anteriores apresentamos a estrutura inicial do portal. É com esta estrutura que vamos arrancar, no entanto assim que esta estiver pronta iniciaremos o trabalho para adicionar mais algumas secções.

 

- Home

 

- Artigos

 + Vários

 + DIY

 + Videos

 

- Forum - Link para o forum Cichlidae

 

- Lagos

 + Lago Malawi

   + Descrição

   + Biotopos

   + Caracteristicas

 + Lago Tanganyika

   + Descrição

   + Biotopos

   + Caracteristicas

 + Lago Victoria

   + Descrição

   + Biotopos

   + Caracteristicas

 

- Espécies

 + Lago Malawi

   + Mbunas

   + Haplochromideos

   + Aulanocaras

 + Lago Tanganyika

   + Shell Dwellers

   + Sand Dwellers

   + Rock Dwellers

   + Meia Agua

   + Tropheus&Petros

   + Gobios

   + Outros

 + Lago Victoria

 

- Links

 

- Agradecimentos

 

- Contactos

 

- Ajuda

 

Quanto à estrutura para as fichas dos peixes é a seguinte:

 

- Lago

- Biotopo

- Nome da Espécie

- Nome Comum

- População

- Caracteristicas da agua

- Alimentação

- Diformismo sexual

- Tamanho médio

- Comportamento/Agressividade

- Reprodução

- Tamanho minimo do aquário

- Companheiros ideais

- Companheiros a evitar

- Outros dados..

- Fotos

 

Alguma informação que achem relevante incluir ou redundante para retirar estejam à vontade para dizer.

 

Assim que o aspecto gráfico estiver aprovado vamos começar a trabalhar na programação do site.

 

Entretanto quem quiser contribuir envie-nos uma MP ou responda a esta topico indicando em que area pode contribuir. Vamos precisar de começar a juntar fichas de peixes e informação sobre os lagos. Existem já algumas fichas escritas e inumeras fotografias que seriam uteis neste arranque.

 

Contamos com a ajuda de todos.

Nuno & Nelson

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito boa iniciativa sim sra! =)

Fico desejoso de ver esse site a trabalhar para poder aprender mais acerca dos ciclideos.

Tenho pena nao ter maneira de contribuir visto ser bastantes inespriente no que toca a ciclideos, mas aqui fica o meu apoio psicologico! =)

Os menus que citaram anteriormente pareceram-me os ideais, e completissimos! =)

Boa sorte!

Um abraço

Cumprimentos Tavanez! :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais