Recommended Posts

• Replies 90
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Publicado:

Boas.

A rocha viva vem no dia 16 deste mes, mas a minha calha definitiva ainda não chegou, será que posso encher o aquario, por a rocha viva e utilizar provisóriamente uma calha lifetech de 2X36W? Para eu utilizar esta calha tenho que tapar o aquario, pois não tenho apoio para a calha, haverá algum problema? Penso que será uma situação de no máximo 1 semana.

All the pretty things are going to hell!!!

Publicado:

Até podes utilizar T8's sem qualquer problema.

A RV não tem necessidades específicas em termos de iluminação. Eu preocupar-me-ia mais em garantir uma boa circulação para ir limpando eventuais detritos.

Cumps

DC

Publicado:

Boas.

Circulação tenho 2 power heads de 1100L/h e ainda vou meter um filtro eheim 2213 sem nada dentro para fazer circulaçao atras da rocha viva.

Quanto ao ter o aquario tapado, posso tapar até chegar a calha defenitiva?

Devo começar logo a fazer a reposição da água com kalk?

Publicado:

Quanto ao ter o aquario tapado, posso tapar até chegar a calha defenitiva?

Devo começar logo a fazer a reposição da água com kalk?

Acho que podes tapar mas se puder ser com um vidro mais estreito que o aquário, tanto melhor.

Reposição, claro! Deve começar logo no primeiro dia de modo a que mantenhas a salinidade tão estável quanto possível.

Kalk, começa com pouco pó e vai monitorando o pH que poderá oscilar um pouco na fase de cura da rocha (há sempre bicharada que morre e decompõe no processo de transporte).

Publicado:

Boas.

Tou a pensar em trocar o escumador tnze 9002 por um primz da red sea que é hang on para aquarios até 400L, que acham?

Publicado:

Boas.

Decidi que vou por sump no reef, vai ser 1 aquario de 60cm da aquapor, onde vou meter o escumador e 1 reactor de kalk, só que não vou furar o aquario, pois já não vou a tempo, estou a pensar adquirir uma overflow box, esta será uma boa aquaisição?

flow.jpg

Ou então também vi um modelo de overflow porreiro nos links que o Duarte Conceição me deu, mas não sei trabalhar com acrilico :wink:

De quantos L/h deverá ser a bomba de retorno (da sump para o aquario)?

Acho que quanto mais leio, mais confusa fico.

Publicado:

Skimmer => já ouvi dizer o melhor e o pior do Primz

Sump => boa decisão que entre outras coisas te abre a possibilidade de adquirires outro skimmer

Bomba de retorno => no teu caso, em princípio qualquer coisa que dê entre 600 e 1200 litros reais (não te esqueças que a bomba tem de vencer alguma altura)

Furar o aquário... eu faria um esforço ter o assunto arrumadinho a tempo da rocha (que pode E DEVE ficar a curar algum tempo na loja onde a encomendaste por isso se chga dia 16 deixa-a lá uma semaninha no mínimo).

Publicado:

Boas.

A rocha já está curada, e não vem por nenhuma loja de cá, vem uma pessoa me entregar.

Quanto ao furar, tenho medo, pois é um aquario aquapor... pode rachar o vidro.

Estou a ver que o melhor mesmo é ficar com o meu tunze e sem sump...

Publicado:

Boas.

O aquario furado e com coluna seca será o próximo :P Ainda nem montei este e já estou a pensar no próximo... ai ai

Bem é hoje que vou iniciar outro tópico com a montagem passo a passo do meu reef, daqui a pouco vou buscar água e começar a encher o aquario, amanha meto cerca de 20kg de rocha viva.

Segundo estive a ler durante o processo de ciclagem, não devemos fazer nenhuma TPA, mas após este estar concluido devemos fazer 1 grande TPA, até ja li 100%, pretendia fazer de 50% pois 100% era esvaziar o aquario e voltar a encher... eu sei que o ciclo terminou quando os valores da água estiver nos "ideais", certo?

Publicado:

Não é comum fazer-se uma grande TPA após o ciclo biológico do aquário. Se inicialmente os níveis de amónia e nitritos forem altos e tiveres algum ser vivo no aquário então nessa situação parece-me lógico recorrer a esta medida extrema para baixar a sua concentração. Caso contrário sou a favor de TPA's frequentes durante toda a vida do aquário.

Publicado:

Faço minhas as palavras do Ricardo.

Estabilidade é um dos factores mais relevantes por isso eu defendo que no período de maturação se devem fazer exactamente as mesmas coisas que se vão fazer no futuro (excepto colocar alimento :x ). Obviamente que isto inclui TPAs, temperatura, reposição, iluminação etc... Senão o sistema vai ter de estar constantemente a adaptar-se a novas condições.

Publicado:

Oi Nuno,

Na questão do alimento não estamos de acordo, nos aquários recém montados costumo deitar pouca comida uma vez por outra, mesmo não estando lá nenhum peixe! A lógica desta acção assenta no aceleramento do processo de fixação das bactérias aeróbias no aquário. Esta é uma forma de aumentar e estimular a população de bactérias acelerando o estabelecimento do equilíbrio biológico. Quando a rocha viva não está curada não faço nada porque já existe matéria orgânica. Aprendi esta técnica no AVG.

O teu aquário como vai?

Abraço.

Publicado:

Boas.

O aquario tem 1 lapa, logo ja tem algo para começar o ciclo, não sei é o que dê para a lapa comer :P

Ainda não fiz testes quimicos à agua, pretendo fazer para a semana.

Eu comprei um osmolador da tunze, mas queria fazer a reposição de água com kalk, mas não tenho possibilidade por enquanto de ter 1 reactor de kalk, estive a ver o calcium dispenser da tunze e parece que é facil de fazer, parece-vos viavel?

Daqui a 3 semanas pretendo adicionar a equipa de limpeza, presumo que possam vir daí por correio azul (digo isto porque caracois de água doce têm 1 taxa de sobrevivencia de 100%) ?

Alguém se voluntaria para me mandar? :wink:

Daqui a quanto tempo posso meter umas xénias?

Publicado:
Na questão do alimento não estamos de acordo' date=' nos aquários recém montados costumo deitar pouca comida uma vez por outra, mesmo não estando lá nenhum peixe! A lógica desta acção assenta no aceleramento do processo de fixação das bactérias aeróbias no aquário. Esta é uma forma de aumentar e estimular a população de bactérias acelerando o estabelecimento do equilíbrio biológico. Quando a rocha viva não está curada não faço nada porque já existe matéria orgânica. Aprendi esta técnica no AVG.

É uma via de facto. Cheguei a ler um artigo dos inícios dos anos 90 (quando se vivia o apogeu dos secos-húmidos) em que recomendavam deitar camarão fresco bem moido nas bioballs.

A minha experiência (muito pouca por sinal) aponta para que é incontornável que a rocha produza muita quantidade de poluentes quando entra. O rendimento do escumador pode ser um excelente indicador disso. Por outro lado, como coloco peixes muito gradualmente, a capacidade de "digestão" de poluentes do aquário nunca é demasiadamente agredida.

O meu Ecsenius durante 3 semanas recusou alimento de qualquer espécie porque era tanta a quantidade de "pods" (anfípodes, copépodes, etc... bicharocos deliciosos :D ) que lhe bastaram para esse tempo. Não me lembro de o ter visto tão gordo como nessa altura.

Quanto ao meu aquário... está neste momento cheio com água doce para teste do equipamento e ruído.

Se tudo correr bem, lá para Sexta e Sábado tenho obras de aquascaping e Domingo entrará água a 1025 de gravidade específica :D