Mónica Nunes Publicado: Dezembro 3, 2005 Autor Publicado: Dezembro 3, 2005 Boas. Aqui não encontrei aragamax caribsea, só encontrei mistura de aragamaz, mas também eram bolinhas(parecia ração pa canarios), e este areão de coral, comprei o de coral porque era mais barato e o aspecto parecido. Será que vou ter problemas com o que comprei? All the pretty things are going to hell!!!
Nuno Prazeres Publicado: Dezembro 4, 2005 Publicado: Dezembro 4, 2005 Em princípio não irás ter problemas. O areão de coral conhecido por "sugar size" como o aragamax é à partida aquele que tem a melhor reputação mas não é a única solução. Ainda falta alguma evidência cientéfica para o comprovar, no entanto. O aquário do Diogo Lopes por exemplo tem areão de coral bem mais grosso. Projeto Outono - Biótopo de Leito de Folhas Sul Americano
Mónica Nunes Publicado: Dezembro 5, 2005 Autor Publicado: Dezembro 5, 2005 Boas. Isto já começa mal... O membro que me ia vender a calha, vendeu a outro e nem me disse nada, fiquei de mãos a abanar, por acaso uma HQI de 150W não serve para o aqua de 100cm, pois não? Agora não sei onde comprar 1 calha equivalente, sugestoes? All the pretty things are going to hell!!!
Erazor Publicado: Dezembro 5, 2005 Publicado: Dezembro 5, 2005 Olá, Serve perfeitamente, apenas terás provavelmente de a subir um pouco para teres luz nos lados também. Os Percula de 90 cm vêm com um foco. O ideal seria usares além da HQI 2 PC ou 2 T5 para complementar a iluminação. António Paes Aquariofilia marinha é em www.reefforum.net Propagação de corais é em http://www.coralfrags.org/ Aquariofilia em geral é em www.aquariofilia.net
Mónica Nunes Publicado: Dezembro 5, 2005 Autor Publicado: Dezembro 5, 2005 Boas. Penso que já resolvi o problema, 2 calhas dymax t8 com 120W no total, tenho a noção que podem ficar algumas areas mais escuras nos cantos do aquario, mas aí poderei por algum coral que necessite de menos luz, e como aqui na Madeira não costumamos ter problemas de sobreaquecimento, penso que isso não será problema nesse aspecto. All the pretty things are going to hell!!!
Nuno Prazeres Publicado: Dezembro 7, 2005 Publicado: Dezembro 7, 2005 120w em T8 dá quantas lâmpadas? Se puderes, usa vários tipos de lâmpadas (actínica, 15000k, 10000k, 6500k) que consegues uma disponibilidade de espectro mais equilibrada. Eu uso duas T5 de 6500 e 15000 com uma T8 actínica e os resultados são excelentes. Projeto Outono - Biótopo de Leito de Folhas Sul Americano
Mónica Nunes Publicado: Dezembro 7, 2005 Autor Publicado: Dezembro 7, 2005 Boas. Se eu ficar com a calha t8 vou misturar bastantas lampadas, mas ando de olho numa dymax com t5 e uma t8 de 14W que já aproveitava pa por actinia. Já agora as luzes actinias compram-se em casas de electricidade ou em lojas de animais? All the pretty things are going to hell!!!
Mónica Nunes Publicado: Dezembro 8, 2005 Autor Publicado: Dezembro 8, 2005 Alguem me pode dizer 1 bom site para eu ler acerca dos peixes e corais (caracteristicas, alimentação, etc) que posso meter no meu aqua, pois pelo que tenho lido há certos peixes que não se podem misturar, como os cirurgioes que ainda por cima são os meus favoritos All the pretty things are going to hell!!!
Luis Rosa Publicado: Dezembro 8, 2005 Publicado: Dezembro 8, 2005 Hmmm podes misturar certos tipos de cirurgiões como yellow tangs, blue tangs, hepatus, aquiles, etc... Tens é de ter espaço para eles, pois são peixes muito territoriais e precisam de espaço! Eu gostava de ter um zebrassoma, 2 hepatus e ou um aquiles(meu peixe favorito) ou um leucosternon Temos é de ter espaço! CUmps [Clickable]
Mónica Nunes Publicado: Dezembro 9, 2005 Autor Publicado: Dezembro 9, 2005 Boas. É por isso mesmo que gostaria de ver algum site que me possa "indicar" os peixes que posso ter, senão quando chegar a hora de meter peixes venho praki vos chatear ´Também sei que os peixes devem ter 1 ordem de entrada, gostaria de saber qual? All the pretty things are going to hell!!!
Luis Rosa Publicado: Dezembro 9, 2005 Publicado: Dezembro 9, 2005 Não sei ao certo o tamanho do aquário.... mas até 100cm's so punha 1 cirurgião. E mesmo assim seo que quando crescer fica apertado. A ordem ideal seria todos ao mesmo tempo Cumps [Clickable]
AJF Publicado: Dezembro 9, 2005 Publicado: Dezembro 9, 2005 eu para ver peixes e para me informar sobre eles, uso o site : www.liveaquaria.com tambem tem alguns corais, mas penso que é muito melhor para peixes
Ricardo Rodrigues Publicado: Dezembro 13, 2005 Publicado: Dezembro 13, 2005 Olá Mónica, Estive agora mesmo a ler o teu tópico e reparei que já estás a pensar nos peixes sem ter ainda o aquário montado! Vai com calma. Já tens a iluminação? Para o comprimento de 1m porque não colocas 2 projectores HQI de 150W com 1 lâmpada actínica? Boa sorte, Ricardo Rodrigues
Nuno Prazeres Publicado: Dezembro 13, 2005 Publicado: Dezembro 13, 2005 Pois! Pensa 3 meses para o primeiro peixe e 6 a 12 para um cirurgião. Projeto Outono - Biótopo de Leito de Folhas Sul Americano
Mónica Nunes Publicado: Dezembro 13, 2005 Autor Publicado: Dezembro 13, 2005 Boas. Eu estou a pensar nos peixes, mas sei que tenho que ter calma, mas não quero deixar para me informar acerca de peixes e corais mesmo na altura de os meter. Já tenho todo o material excepto a calha, comprei 1 no ebay com um total de 155W de t5 e 15w t8 (que tou a pensar meter actinia), agora estou a espera que ma mandem. Ter 2 projectores HQI de 150W é impossivel para mim, porque vivo com os meus pais e se eles vissem 2 projectores tinham um AVC A nivel de manutenção do aquario já estou quase 100% ilucidade, mas ainda existem umas duvidas que me "assombram o sono", a questão da reposição de água com kalk, as quantidades de kalk ja sei como é, mas o que não consigo perceber é como é que sei a quantidade diaria de água a repor, pois se eu não tenho um sistema de reposição automatica, a garrafa com água e kalk com sistema de soro vai tar sempre a deitar gotas a noite toda, quer ja tenha a quantidade certa de água ou não, ou seja vai vazar água pelo aqua a fora de for demais, se for de menos vai haver uma maior concentração de sal na água. All the pretty things are going to hell!!!
Luis Rosa Publicado: Dezembro 13, 2005 Publicado: Dezembro 13, 2005 Só te vou dizer isto. Tenho 112 aprox.... as vezes o meu nível de água desce 2 cm's..... e não me preocupo com isso. Pois olhando para o aquário vejo que está tudo bem.... quando faço reposição diária... lol... 1,5Litros de água em 112litros sobe talvez meio centrimetro.... por isso não te preocupes. Que a água de noite também evapora!!! Cumps [Clickable]
Mónica Nunes Publicado: Dezembro 13, 2005 Autor Publicado: Dezembro 13, 2005 Boas. Então isso não é 1 factor de grande importancia, mas que coisa é o que dá pensar demais Eu pensei que ao não repor a água todos os dias na sua totalidade (em relação ao que evaporou) a densidade daágua alterava-se e isso prejudicava os peixes e demais habitantes do aquario. Quanto ao sistema de soro para a reposição com kalk, ainda não percebi muito bem como se faz, é caso para dizer "queres que eu te faça um desenho?" SIMMMMMMM QUEROOOOOOOOO!!!! O sistema de soro compra-se na farmacia ou é preciso cravar a alguem no hospital? All the pretty things are going to hell!!!
Nuno Prazeres Publicado: Dezembro 15, 2005 Publicado: Dezembro 15, 2005 O sistema de soro compra-se na farmacia ou é preciso cravar a alguem no hospital? Comprei um numa farmácia por 60 cêntimos :D Vais ter de ter engenho e arte para adaptar aquilo a um garrafão. Atenção que o meu trazia (e penso que todos trazem) contador de gotas. Eu fui obrigado a cortá-lo porque entupiu. Aquilo nada mais é do que um tubo de plástico (ligeiramente mais fino do que aqueles que se usam nas bombas de ar de aquariofilia) mas tem uma "torneira" diferente que funciona por compressão desse mesmo tubo e que é mais precisa do que as tradicionais. Eu vi-me grego com aquilo porque ou metia água a mais ou a menos mas eu sou muito rigoroso com essas coisas e se tivesse uma atitude mais desprendida faria como o Luís e se calhar o aquário nem sentiria. Projeto Outono - Biótopo de Leito de Folhas Sul Americano
Mónica Nunes Publicado: Dezembro 15, 2005 Autor Publicado: Dezembro 15, 2005 Boas. Mas aquilo não é so furar a tampa do garrafão e enfiar la dentro o tubo do sistema de soro? Não estou a perceber porque arte... All the pretty things are going to hell!!!
A l e x a n d r e Publicado: Dezembro 15, 2005 Publicado: Dezembro 15, 2005 Podes usar também uma garrafa de soro fisiológico, sem o soro claro. Estão fechadas com uma borracha na ponta que serve mesmo para espetar o dispositivo intra-venoso. É só espetar e pendurar a garrafa como nos hospitais. Abres um orifício no fundo da garrafa (a parte que vai ficar virada para cima quando pendurares a garrafa) por onde introduzes a solução de hidróxido de cálcio. Usei um esquema assim por muitos anos sem qualquer dificuldade. O problema com estes dispositivos é conseguir acertar a quantidade de gotas que saiem de modo a garantir um pinga-pinga o mais constante possível. A l e x a n d r e Aluga-se este espaço.
A l e x a n d r e Publicado: Dezembro 15, 2005 Publicado: Dezembro 15, 2005 Atenção que o meu trazia (e penso que todos trazem) contador de gotas. Eu fui obrigado a cortá-lo porque entupiu. Eu resolvi este problema partindo o filtro que vem dentro do contador. No fundo há um anel de plástico com uma rede finíssima que provoca o entupimento. Como é impossível tirá-lo sem destruir o conta-gotas, pode-se com um peqeno alicate e cuidadosamente, deslocar o filtro da sua posição e com um pequeno aperto parti-lo ao meio. Vira-se o anel que fica preso dentro do conta-gotas na posição vertical. Assim nunca mais entope e não é preciso cortar o conta-gotas, até porque ao fazê-lo, o "espigão" de plástico usado para perfurar a garrafa de soro é removido também e nesse caso realmente é preciso arte para adaptar aquilo a um garrafão. A l e x a n d r e Aluga-se este espaço.
Mónica Nunes Publicado: Dezembro 17, 2005 Autor Publicado: Dezembro 17, 2005 Boas. Lá estou eu de novo com as duvidas... O escumador que comprei foi um tunze 9002 mesmo para nanos, dá para aquas até 200L e o meu vai ter metade, mas já me arrependi um pouco, porque as tantas era melhor um escumador hang on tipo o primz da red sea, será que vou ter problemas com o que comprei, ou posso deixar ficar assim? All the pretty things are going to hell!!!
A l e x a n d r e Publicado: Dezembro 17, 2005 Publicado: Dezembro 17, 2005 Não conheço o escumador em causa mas a tunze é uma boa marca e dúvido que comercializasse um produto que não cumpre a tarefa que publicita. Isso do volume máximo para o qual o escumador está dimensionado é apenas "indicativo" e não para ser levado rigorosamente à letra, neste caso ao número. Para o teu caso concerteza que esse escumador é suficiente mas o dimensionamento de um escumador está dependente de muitas variáveis e cada caso deveria ser analisado individualmente. Presumo que queiras montar um nano "típico" com dois ou três peixinhos, uns corais pouco exigentes e com frequentes TPAs. Se assim for estou certo que esse escumador servirá. Se tiveres mais dúvidas relativamente à montagem do aquário e principalmente no que respeita à aquisição de material, pede aqui opiniões ao membros do fórum pois encontrarás concerteza alguém que já tenha experiência com a marca e modelo do produto que queres adquirir sendo mais fácil a tua decisão. Quem me dera ter tido esta fonte de conhecimento quando comecei nisto há quase 10 anos. Era provável que não tivesse gasto 25 contos (dos antigos) numa coisa a que o lojista que me vendeu apelidou de escumador, um tubo de acrilico estreito com uma hagen aquaclear e o seu magnífico venturi. 25 contos..... bem, se fosse só isso! A l e x a n d r e Aluga-se este espaço.
Mónica Nunes Publicado: Dezembro 17, 2005 Autor Publicado: Dezembro 17, 2005 Boas. A nivel de material, penso que não cometi nenhum erro, o material que comprei foi o dito escumador, 2 bombas eheim compactas de 1000L/h, termostato jager 100W, areao de coral, os testes da água e a calha será t5 4X39W, penso que dará para a maioria dos corais. O meu nano como ja referi anteriormente é de 100X30X40, será que da para eu por algum tang (YT ou hepatus), isto claro depois do aquario bem estabilizado (uns 9 meses), é que já vi aqui no forum pessoal com esses peixes em nanos, mas li em varios sites que não deverei ter nenhum tang num nano. All the pretty things are going to hell!!!
Nuno Prazeres Publicado: Dezembro 17, 2005 Publicado: Dezembro 17, 2005 ...não deverei ter nenhum tang num nano. Nem mais! Eu tenho um hepatus num sistema de cerca de 120 litros porque: 1 - o peixe foi "salvo" dum aquário em decadência (a água em que ele vinha estava a 1036 ) 2 - ainda é pequeno 3 - estou a montar um 350 litros para onde ele irá viver em breve (dentro de 4 a 6 meses no mínimo porque eu gosto de maturações bem longas) Projeto Outono - Biótopo de Leito de Folhas Sul Americano
Recommended Posts