Quão seguro é este Hobbie? Sem dramatizar!


Sonhudo

Recommended Posts

bom desculpem la voltar a meter este topico para cima de novo ( mm correndo o risco de parecer que esotu a dramatizar ) mas realmente este post está-me meio atravessado pq acho que algumas pessoas n perceberam a intençao deste assunto.

 

falaram aqui da possibildiade de se apanharem doenças na rua, em lugares publicos, entre duas pessoas que falam, a possibilidade de sermos atropelados por uma betoneira qd atravessamos a estrada, e nem sequer damos conta disso... mas tudo isto nao passam de exemplos de perigos virtuais. podem acontecer mas n quer dizer que aconteçam e realmente n podemos levar a vida a pensar nisto, senao n nos mexiamos do mm sitio.

 

agora se eu tou a mexer num peixe doente que é que me custa meter umas luvas? n me agrada mt o contacto com um peixe doente, tal como n me agrada rebolar em cima de um leproso, ou ter um tuberculoso a tossir para cima de mim, ou ver a betoneira a chegar a 10 metros de onde eu estou, e mm assim mandar-me para o meio da rua. e duvido que alguem daqui o fizesse, pq aqui o perigo ja n é virtual, ja é real. tipo o gajo que ta a nossa frente n esta possivelmente doente está realmente TUBERCULOSO.

 

eu tenho visto o que a columnaris tem feito ao meu discu, e mm agora que a pensava curada, acabei de verificar que voltou a abrir novos buracos nas barbatanas, e cada vez mais perto do corpo. vai ter mm de levar mais um tratamento exaustivo durane 10 dias e vamos la ver se a consigo safar. ora se esta porcaria da bacteria faz isto ao peixe, de certeza qe se lhe der a possibilidade tb o vai fazer a mim, e agora eu pergunto quem e que ca quer vir a casa mexer no bicho com a doença contagiosa que ele tem sem usar umas luvas.

 

aqui ninguem ou quase ninguem e veterinario ou patologista, e qd temos que lidar com um peixe DECLARADAMENTE doente tanto podemos estar na presença de algo inofensivo, como algo de algum perigo para nos,

acho que n e preciso algo ser mortalmente perigoso para que nos preocupemos com ela. e por exemplo um ataquezinho de columnaris ja deve trazer umas complicaçoes algo incomodas.

 

será que eu faço algum sentido ou isto continua a parecer uma telenovela mexicana que n vale a pena pensar nisto 2 segundos?

smflogo.gif
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Estive ausente do fórum e não tinha consultado este tópico. Portanto, fica agora aqui a minha opinião. Penso que o membro Sonhudo colocou uma questão muito pertinente. E talvez muitos dos que que pensam que é "dramatizar", provavelmente também pensam que muitas outras coisas só acontecem aos outros... " a mim, não!! Nem vale a pena preocupar-me com isso..."

 

...

 

Um tópico interessante.

 

Cumprimentos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

O pior que pode acontecer a quem lida com aquários np que diz respeito a doenças é sem duvida uma infecção de pele causada por uma bactéria da familia da da tuberculose (mycobacterium balneum) , mas que não é a tuberculose humana. Esta infeção é em geral de evolção lenta, de diagnóstico clinico dificil e mesmo laboratorialmente pode ser complicado o diagnóstico a não ser que exista suspeita, pois os meios usuais para as culturas e identificação de bactérias, não funcionam para as bactérias deste grupo, sendo necessários meios especiais.

A suspeita clínica pode ser mais fácil se o médico, perante uma lesão cutânea estranha, geralmente nas mãos ou antebraços, for informado ácerca do facto do paciente lidar com aquários. Neste caso, o diagnóstico pode ser confirmado recorrendo a técnicas específicas de diagnóstico laboratorial e biópsia da lesão. Depois de confirmado este diagnóstico o tratamento será instituído recorrendo a antibioterapia especifica algo prolongada como é usual neste tipo de bactéria.

A prevenção, que será sempre preferível, far-se-á evitando mexer no aquário com as mãos e (ou) os braços desprotegidos, se houver uma ferida ou erosão cutânea (atenção às feridas à volta das unhas). Estando a pele íntegra será muito dificil contrair esta doença, o que explica a raridade de situação. Mesmo assim lavem as mãos após as manipulações dos vossos aquários.

Já agora informo que esta bactéria pode existir em torneiras e até em piscinas...

Saudações aquariófilas.

Duque

Link to comment
Partilhar nas redes sociais