Artur Jorge Publicado Novembro 26, 2005 Publicado Novembro 26, 2005 Boas! O meu aquario de 240l (120 x 40 x 50) tem apenas 80 w de luz. E faço fertilização co2 caseira e de quando em quando com fertilizante da prodac. O meu problema de algas deve ao facto de estas teimarem em não desaparecer apesar de terem diminuido consideravelmente durante um periodo curto de tempo há cerca de um mês mas desde então tendem a estabilizar. Estou a fazer 12h de luz, sei q talvez deva diminuir o periodo mas a minha pergunta é outra: - Estou a estudar uma forma de aumentar a luz com 2 x 55 w pc, será que assim as plantas sairam benificiadas e ajudaram a consumir os nutrientes e a acabar com as algas? Tenho 6 otto e 3 loricarideos que também têm ajudado a limpar o aqua... Que outros peixes devo introduzir uma vez que o principal grupo de algas no aqua é o grupo de algas pretas e esponjosas, muito embora nesta ultima semana tenham surgido umas algas verdes filamentosas (tipo tufos de pêlo) - as "green spots" não têm aparecido muito.... Uma ultima pergunta: sei que existem algicidas no mercado mas temo que possam ser prejudiciais ao equilibrio, qual é a vossa opinião?
José Cruz Silva Publicado: Novembro 27, 2005 Publicado: Novembro 27, 2005 olá! Quanto às tuas questões e pelos conhecimentos que tenho (não são muitos): O principal factor para o não aparecimento de algas é a estabilidade de todos os elementos. Assim todos os nutrientes devem estar na proporção exacta para o número e qualidade de plantas que tens. Se deves aumentar a luz? Penso que sim Deverás ter também atenção à qualidade das lampadas. O mais próximo possível da luz solar (± 6.000k), a temperatura destas entre os 5.000 e os 8.000K. Deverás também incluir plantas de crescimento rápido que consumam os nutrientes em excesso antes das algas, por exemplo Egeria densa, Cerantophylum demersum, etc. Deverás também fazer testes de nitratos e fosfatos por forma a equilibrares os valores dos nutrientes. À equipe de limpeza poderás juntar uns camarões Caridina Japonica e uns SAE Siamesi Quanto aos algicidas, não acho boa opção, pois só te poderão resolver o problema temporáriamente. Abraços Zé Néo
Luís Fortunato Publicado: Novembro 27, 2005 Publicado: Novembro 27, 2005 Olá. Quanto às palavras do zeneo, está perfeita a explicação. Só queria adicionar um pequeno detalhe, que por lapso (creio eu), o zeneo se esqueceu de mencionar: Faz trocas de água... são vitais para a saúde de um aquário. Quanto aos Loricarídeos, dizes que comem algas, mas olha que nem sempre é assim. Até podem criar mais do que as que eliminam Dás-lhes comida? É que consoante a espécie, deixar os pobres bichos alimentarem-se exclusivamente de algas, é muito mau Quanto aos Caridinas, de facto são excelentes comedores de algas, mas se os vais a misturar com L's, pode ser que desapareçam misteriosamente Nunca tive camarões, mas do que ouço dizer, é muito provável isso acontecer... Espero ter ajudado. Cumprimentos Luís Fortunato Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
André Silvestre Publicado: Novembro 27, 2005 Publicado: Novembro 27, 2005 Olá. Se com essa luz para um aquário de 240L tens algas, um aumento de luz pode piorar ainda mais as coisas. Antes de tomares decisões que podem piorar ainda mais a situação, pensa no que pode estar a causar as algas. Será que é por teres poucas plantas? As plantas são afectadas? Se sim, concerteza tens carências de certos nutrientes. É nas folhas velhas ou nas folhas novas que as algas atacam? A injecção de CO2 é contínua e com bom fluxo ou é fraca? Aumentar a luz vai fazer com que as plantas tenham uma taxa de fotossíntese mais elevada, mas terá o mesmo efeito ao nível das algas e, senão tiveres plantas suficientes para absorver o excesso de nutrientes ( se realmente for excesso de nutrientes), serão as algas a beneficiar. Senão for excesso de nutrientes, estás a aumentar o nível de carência das plantas e mais uma vez, serão as algas a beneficiar. Dizes que fertilizas com " prodac". Sabes ao menos a composição desse fertilizante e se realmente estás a satisfazer as necessidades nutritivas das plantas? Não vale de nada meter fertilizantes senão soubermos o que eles fazem e se as plantas os estão a aproveitar correctamente. Isso pode até piorar a situação.
Artur Jorge Publicado: Novembro 27, 2005 Autor Publicado: Novembro 27, 2005 bem, vamos por partes: Quanto ao aumento da luz, parece-me que vai beneficiar e muito as plantas, uma vez que só algumas têm demonstrado crescimento, muitas delas têm dificuldade em crescer e tendo em conta que têm boa fertilização só pode ser da falta de luz. As algas têm maior propensão para aparecer nas folhas velhas no entanto, as folhas novas também acabam por ficar afectadas. Frequentemente são "green spots" na face superior da folha e algas pretas tipo veludo na margem. Quanto à fertilização, o co2 é caseiro e em média produz uma bolha por cada segundo, eu utilizo um sistema de calhas da nutrafin para rentabilizar as bolhas. O fertilizante da prodac é rico em Ferro e vitamina c.
Recommended Posts