Asterix Publicado Novembro 26, 2005 Publicado Novembro 26, 2005 Olá a Todos Venho solicitar Vossa ajuda para o meu problema com a agua de reposição nas TPA´s : Vivo em Vila Nova de Santo André (Santiago do Cacém) e a água da torneira apresenta os seguintes valores (descansada 48 h) : PH - 8 KH- 180 GH- 200 Amónia (NH3/Nh4+) – 0 Nitritos (NO2- ) – 0 Nitratos (NO3) – 10 Obs. –PH, KH, GH – Testes da Nutarfin- Hagen Restantes - Freshwater master test kit – Aquarium pharmaceuticals, inc ( não sei da fiabilidade ) O Aquário que me preocupa tem 150x40x50 (tenho outro com 40x20x25 mas faço TPA´s com agua engarrafada ) e neste momento tem : PH - 7 KH- 130 GH- 200 Amónia (NH3/Nh4+) – 0 Nitritos (NO2- ) – 0 Nitratos (NO3) – 15 Para baixar o PH/KH utilizo Tetra PH/KH Minus e tenho 3 Garrafas de 2Lt a injectar CO2 caseiro, 2 Troncos e alguma turfa. Fauna : 1 Escalar 15 cm 3 Escalar 6 cm 1 Ramirezi 4 cm 1 Botia Frenatus 15 cm 4 Bala Shark 15 cm 3 Corydora Bronze 5 cm 5 Molys Negras 4/5 cm 2 Espadas 6/7 cm 3 Gupys 3 cm 1 Pleco 7 cm 4 Botias Palhaço 7/8 cm 1 Serpae 4 cm Flora : Echinodorus Grandiflorus Echinodorus Gabriellii Nomaphila stricta thai Ophionpogon Japonicum Valisnerias Gigantes Cabombas Fetos de Java (aos montes) Musgo de Java (nos troncos) Anubias Barteri Anubias Nana Anubias (Varias) O cascalho do fundo apanhei no rio Sado Filtros : 1 Eheim Pro 2226 com Cerâmicas, Amon-ex e Denitrate ( Externo 950 lt/h) 1 Eheim 2008 com esponja ( Interno 300 lt/h ) 1 Hailea 2000 com esponja e turfa (Interno 650 lt/h) Iluminação : 1 Aqua Glo de 40 W 1 Power Glo de 40 W DUVIDAS : - Continuo a a tratar a água com Tetra PH/KH Minus - Encho os filtros com turfa granulada - Vou arranjar água noutro lado (70 lt p/ semana) Agradeço antecipadamente a Vossa ajuda e as Vossas criticas em relação ao setup. Um abraço Citar
Nuno Antunes Publicado: Novembro 27, 2005 Publicado: Novembro 27, 2005 Parece-me que o que estás a fazer é o mais acertado, dado que consegues diminuir o ph em 1. A hipotese de ires buscar água a outro lado também pode ser considerada mas parece-me que essa zona é de águas calcáreas, pelo que as fontes daí também devem ter parametros muito parecidos aos da água da tua torneira. Citar Nuno Antunes Mantenho: Tropheus brichardi ujiji "Katonga" Tropheus moorii Lufubu Apistogramma hongsloi
hatchim Publicado: Novembro 28, 2005 Publicado: Novembro 28, 2005 Considera o uso de um buffer para o valor de ph desejado Citar
pedronb Publicado: Abril 15, 2009 Publicado: Abril 15, 2009 Considera o uso de um buffer para o valor de ph desejado Olá Podias explicar um bocado melhor...não o que é um buffer isso eu tenho uma ideia, mas sim como é que se faz isso de se criar o bufer? Pois é o meu teste de tira dava 7.2 e quando tive a oportunidade de efectuar 1 leitura profissional deu 7.8 de Ph teóricamente os peixes já tavam todos mortos... Mas não é assim tão simples eles vão-se adaptando a não ser que os compres longe! Mas atenção os de água neutra e ligeiramente acida adaptam-se a alcalina o contrário já não acontece (peixes de água alcalina não se adaptam a ácida). Asterix coloca santiago do cacém no perfil (ou santo andré) assim já sabemos que és vizinho! Citar
Jorge Oliveira Publicado: Abril 15, 2009 Publicado: Abril 15, 2009 Acho que não devias usar esses quimicos para descer o pH,porque têm efeito temporário e o pH vai andar sempre a oscilar.Opta antes pela turfa Citar O meu feedback
fishersgheist Publicado: Abril 16, 2009 Publicado: Abril 16, 2009 olá a todos, caro amigo, a quimica da agua é algo muito complicado mas usando a logica torna-se mais simples. os valores da tua agua são um pouco altos, logo tens de encontrar um ponto de equilibrio q te traga estabilidade. como já foi dito o uso de quimicos não é muito eficaz e é tambem caro. caso tenhas hipotese tenta recolher agua da chuva e tenta fazer uma mistura de 50% de cada, fazes nova mediçãoe vais trabalhar apartir desse ponto, caso os 50% nao tenham os resultados q queres mudas a % da mistura até encontrares o ideal a agua da chuva é isente de de sais disolvidos logo gh e kh são de 0, ao fazeres a mistura a quantidade de sais vai ser repartida baixando assim os niveis. sendo os niveis do kh mais baixos vai ser então mais facil para ti trabalhar o ph da agua tenta q a tua mistura fique com um kh e um gh entre os 70 e os 100. se precisares de mais ajuda manda uma mp q dou-te o meu mail. abraço a todos David Carlos AQUALAND Citar David Carlos E-mail Blog Aqualand
Recommended Posts