Recommended Posts

Publicado

Olá a todos!

Este é o meu primeiro post aqui no forum e do pouco tempo em que já estive a dar uma vista de olhos, parece-me uma comunidade essencialmente muito activa e cooperante... o que é sem dúvida bom, para além de essa cooperação garantir a "vida" da própria comunidade.

Assim sendo cá vai...

Já tenho aquários há uns bons anos, mas nunca aprofundei muito a coisa como hobby! Sempre tenho tido aquários limpinhos, minimamente agradáveis, mas na verdade sem um tão grande entusiasmo como vejo aqui acontecer pelo forum!

Actualmente, para além de outros mais pequenos que acabaram por ficar na prateleira, possui um aquário de 120cm, daqueles com o sistema de filtragem já integrado numa das laterais do aquário, que utilizo para os normais peixitos de água quente.

Entretanto e impulsionado especialmente por um post sobre um aquário de água salgada que vi num forum de mergulho, deu-me a pancada de transformar o meu água doce em água salgada, só que tenho algumas dúvidas quanto à coisa:

i) Colunas secas, escumadores, chiller, sumps, osmoses, e afins são tudo termos que "apanhei" aqui no forum e que não faço a mínima o que querem dizer e para que servem!!! (serão algumas receitas exóticas :) ?), mas se enveredar por este caminho concerteza vou aprender... com a vossa ajuda bem entendido!

ii) Será que o aquário que possuo actualmente adapta-se à coisa?

iii) Esta brincadeira era orçamento para quanto? Há muita coisa que já reparei que pode ser caseirinha não é?

iv) Ah e "last but not the least", o que queria mesmo era criar um reef do Atlântico Norte, a nossa costa claro está! Isso é mais complicado do que um normal reef por causa do aquecimento (ou melhor do arrefecimento)?

Obrigado a todos!

Carlos

Publicado:

Hehe Bem vindo antes de mais ao fórum!

Respondendo as perguntas.

ii) Queria dizer que o aquário que possuis serve perfeitamente para um reef, ou para um salgado da costa. Quais são mesmo as medidas?

Essa lista de equipamentos bom..... :)

i) Escumador - Através de microbolhas retira matéria orgânica do aquário, ou matérias em suspensão, criando no seu interior uma coluna de microbolhas retirando depois a porcaria para um copo.

Chiller - Como o nome diz (areefecedor) serve normalmente para baixarmos as temperaturas dos aquários em casos em que estas não se mantêm estáveis nos 25/27ºC.

Sump - Não é mais que um aquário que se tem na parte inferior do aquário principal cujo objectivo essencial será de esconder o equipamento que ficaria acima(escumadores, termoestatos, etc...)

Osmose - Uma unidade de osmose "fabrica" água de osmose, é um processo que não consigo explicar mas sei que por exemplo ligada a uma torneira a água percorre massas e matérias filtrantes e mesmo resinas e membranas para largas substancias quimicas nocivas ao aquário, ao mesmo tempo como tem um grau de pureza bastante elevado permite a nós usar-mos essa água para reposição da água que evapora.

Coluna seca - Não é mais que uma colagem de vidros ou outro material a um canto do aquário, ligeiramente mais baixa que o nível da água do mesmo e esconde no seu interior o furo de acesso á sump.

iii) Aqui não contamos os €'s mas digo-te sai carote.... coisa para 2000€ ou talvez mais, depende muito do material que se compra e onde se compra...

iv) Um reef da costa é capaz de ser um nada mais complicado pelo facto de as temperaturas serem na ordem dos 12/15ºC e dentro de um aquário é quase impossível atingir as mesmas, a não ser claro comprando um chiller ou fazendo um....

Espero ter esclarecido as maiores dúvidas

Cumps

meureef.jpg[Clickable]
Publicado:

Luis muito obrigado pela preciosa informação!!!

O aquário de que estou a falar tem 1,20mt!

Parece-me que para construir o sump (estou com vontade de bricolar um bocadito) tenho outros equipamentos antigos que se adequam perfeitamente (aquário com 80cm)! Será?

O sump é O SISTEMA DE FILTRAGEM por excelência?

Vou continuar a estudar bem tudo isto, para inventariar bem o que tenho de juntar e alterar no aquário para não meter a pata na poça, ou melhor a pata no aquário!

Abraço,

Carlos

Publicado:
Parece-me que para construir o sump (estou com vontade de bricolar um bocadito) tenho outros equipamentos antigos que se adequam perfeitamente (aquário com 80cm)! Será?

Deverás dimensionar a sump, na minha opinião, para lá colocares os equipamentos com que arrancarás o sistema e não te esqueças que mais tarde poderás lá querer colocar outros. Eu tenho uma sump de 85 cm para um aquário de 150 e dado o espaço reduzido do móvel cheguei à conclusão que a poderia ter feito mais pequena. Nesta sump tenho a queda de água do aquário principal, o escumador, um pequeno refúgio, a bomba de retorno e o termostato.

O sump é O SISTEMA DE FILTRAGEM por excelência?

Aplicada na água doce a sump pode fazer de facto um excelente sistema de filtragem. Na água salgada vejo mais a sump como um repositório de material e um meio de aumentar um pouco o volume total do sistema.

Vai lendo muita coisa aqui no fórum antes de te decidires e planeia o teu sistema com as necessidades actuais e contempla as futuras!!

Cumps

DC