Info ( Escalares )


Miguel Pereira

Recommended Posts

Excerto de um estudo elaborado ( bastante interessante para os amantes da especie ):

 

 

 

 

" Pterophyllum scalare (Pisces:Cichlidae): Influencia de alimento vivo en la reproducción y el crecimiento

 

Jorge Luna-Figueroa

 

Laboratorio de Acuicultura-CIB, Universidad Autónoma del Estado de Morelos (México)

 

 

 

 

La presente investigación muestra que la producción de huevos por desove de P. scalare fue 43.17% y de crías 55.90% mayor para los reproductores alimentados con una mezcla de Daphnia sp. y Culex quinquefasciatus que en los nutridos con alimento comercial, la misma tendencia resultó para la frecuencia de desove y la sobrevivencia (p<0.05). Respecto al incremento en peso, las crías fueron 12.91%, 66.32%, 70.64% y 72.78% (p<0.05) mayores con Daphnia sp. que con larvas de mosco y con las dietas comerciales I, II y III, en longitud total 14.08%, 42.25%, 54.92% y 64.78% (p<0.05); en altura corporal 17.52%, 31.44%, 42.78% y 50.25% (p<0.05) y en altura total 9.16%, 34.23%, 43.39% y 50.26% (p<0.05) mayor en todos los casos con pulga de agua que con larvas de mosco y con los comerciales I, II y III, respectivamente. Los resultados permiten concluir que los organismos nutridos con alimento vivo experimentaron mayor influencia sobre la reproducción y el crecimiento que con los alimentos comerciales, debido principalmente a su mayor valor nutritivo y digestibilidad, tamaño adecuado y movimiento que estimulan el interés de los peces por este tipo de alimento."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Miguel !!

De facto os peixes alimentados com comida viva, normalmente são mais resistentes que criados com congelados ou comida seca, o problema é encontrar comida viva, e mesmo quando se encontra a dita comida, como sabemos que não está contaminada!!!

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas :D :D

 

Neste fim de semana os meus escalares puseram ovos. :D

Mas comeram os ovos (já é a terceira vez só o macho é o mesmo). :(:(

Como posso resolver o problema. :?:?:

 

Obrigado :)

Neves

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

 

 

Anibal,

 

 

Na minha opinião o alimento congelado substitui razoavelmente bem o alimento vivo ( uma vez que muitos de nós vivemos em cidades, onde o alimento vivo nem sempre é fácil de encontrar ).

 

Não terá concerteza o mesmo valor nutritivo e não irá despertar o mesmo estimulo nos peixes, mas será concerteza uma excelente opção para todos nós.

 

Entre os factores que considero essencias para uma boa manutenção de peixes em cativeiro, está uma boa e diversificada alimentação.

 

É por este facto que sou totalmente contra o fornecimento e utilização de alimentos secos nos nossos aquarios. Nem de perto nem de longe podemos comparar o valor nutritivo de uns e de outros ( secos vs congelados ).

 

 

 

Neves,

 

 

Que tal uma incubação artificial ?

 

Os pais não têm necessariamente de cuidar dos alevins.

 

 

No caso de não querer retirar os pais do aquario, pode sempre recorrer a utilização de uma rede de protecção dos ovos.

Neste momento não tenho nenhuma camara digital em casa, senão poderia colocar aqui umas fotos. Imagine-se que a postura é colocada num cone, bastará depois utilizar uma rede circular fechada para impedir o contacto entre pais e ovos. Deste modo será possivel manter o estimulo de criação nos pais.. não têm contacto directo com a postura, mas o estimulo mantêm-se. Depois dos alevins eclodirem, os pais poderão já não ter a mesma reacção ( comer os alevins ).

 

Se o problema subsistir então incubação e criação artificiais.

 

 

 

Um abraço

Miguel

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!!

 

 

Miguel:

 

Concordo contigo, mas existem criadores que defendem a utilização de comida seca !?!?!?

Eu tambem não dou comida viva aos meus peixes, pois existe sempre o medo de contaminação...

 

Neves :

Lê este post

 

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopic.php?t=2755

 

Boa sorte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Anibal,

 

 

 

Exactamente!

 

Existem criadores que defendem a utlização de comida seca.

Estou a recordar-me por exemplo da palestra do Dr. Manfred Gobel, onde o mesmo defendia a utilização de granulados e comidas secas de boas marcas.

 

Respeito, mas não concordo.

 

 

Já tive a oportunidade de testar a criação, o desenvolvimento e a manutenção com diversos tipos de alimentos, e os resultados obtidos, permitem-me chegar a conclusão ( pessoal ) que os alimentos secos não são a melhor opção.

 

 

 

Um abraço

Miguel

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Apenas para não dar azo a mal entendidos o Dr. Manfred Gobel é criador de Discus e o referente tópico em tudo está relacionado com Escalares.

 

Talvez tivesse sido mais oportuno ter referido outro criador, mas o Dr. Gobel foi o primeiro a ser recordado devido a sua palestra na anterior Aquadecor.

 

 

Abraços

Miguel

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

De facto o Sr Dr. Manfred Gobel e facil de recordar, pois nas suas palestras deixa sempre uma ou duas coisitas mais polemicas.

Eu costumo dar uma comida bastante variada desde pate caseiro, larva de mosquito congelada, artemia congelada, mistura para ciclideos congelada, flocos, granulado vitaminico e do normal, spirolina.

Quanto aos escalares noto que alguns embora mais pequenos sao mais agrecivos.

Formaram dois grupos (escalares do miguel (Maiores e de crescimento mais rapido), e os do johny ( mais pequenos crescimento mais lento mas com as barbatanas mais longas). Estes cardumes sao mistos (de entre os acima referidos).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá !!

Há algum tempo atrás adquiri uns escalares que vinham renitentes a alguma comida, a saber flocus...A maior parte das pessoas que conheço dá comida seca aos peixes, as razões são variadas: falta de informação e manutenção mais barata,etc...Eu pessoalmente dou aos meus escalares e discus o seguinte: Artemia congelada normalmente 6 dias por semana uma refeição; Larvas de mosquito vermelhas uma refeição nos discus e 2 a 3 refeições nos escalares semanalmente; as outras refeições são intercaladas com flocos e granulado; faço 2 refeições diarias...

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais