PST Publicado Novembro 25, 2005 Publicado Novembro 25, 2005 Boas, tenho no meu comunitário de discus um marlboro e um vermelho turqueza com cerca de 8/9 centímetros (são os pequenotes lá do sítio) que passam a vida à dentada um ao outro, sobretudo na hora da refeição. Como resultado, um tem marcas de sangue junto à boca e o outro tem um lábio gretado. Nunca tinha visto um picanço destes... normalmente há sempre um peixe que cede, mas estes dois preferem quebrar a torcer O turqueza é um verdadeiro "case study". Quando o comprei a um membro aqui do fórum vi logo que não tinha crescido o suficiente pelo tamanho dos olhos. Desde então, pouco aumentou de tamanho. Mas é o disco mais activo e corajoso que eu já vi. Quando meti no aquário um pigeon de 20 centímetros, adivinhem o que fez o "mitra"? Atirou-se ao outro, armado em mau Claro que com esse aprendeu a portar-se com juizo. É corajoso mas não é parvo. Enfim, cheira-me que vou ter que me desfazer do pequeno terror, mas vou ter muita pena... "A vida é aquilo que acontece enquanto fazemos planos para o futuro" John Lennon
Nuno Antunes Publicado: Novembro 25, 2005 Publicado: Novembro 25, 2005 Estarão a determinar hierarquia? O turquesa já sabe que está abaixo do pigeon... mas em relação ao malboro parece não ter tanta certeza. O bulharem por comida parece ter que ver com essa definição. Talvez com o tempo se resolvam as disputas mas se o temperamento do turquesa for conflituoso, quer ganhe, quer perca parece-me que vai sempre dar porrada no outro. Se calhar acabas mesmo por teres que te desfazer dele. Nuno Antunes Mantenho: Tropheus brichardi ujiji "Katonga" Tropheus moorii Lufubu Apistogramma hongsloi
Joao Machado Publicado: Novembro 25, 2005 Publicado: Novembro 25, 2005 Ola Pedro. A definição de hierarquia nos discus é normal. Se bem me recordo o teu àqua é grande como tal não te preocupes. Caso tenhas poucos discus arranja mais alguns, de preferencia do mesmo tamanho, que isso passa. Um abraço. JPM "the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)"A Àgua continua Viva!"
PST Publicado: Novembro 25, 2005 Autor Publicado: Novembro 25, 2005 Olá João e Nuno Antunes. Obrigado pelas opiniões. Eu sei que a definição de hierarquias é normal, só que estes andam há que tempos nesta guerra. Não é só uma questão de um atacar e o outro defender-se: eles atacam-se mutuamente! Parecem dois betta macho "A vida é aquilo que acontece enquanto fazemos planos para o futuro" John Lennon
PST Publicado: Novembro 25, 2005 Autor Publicado: Novembro 25, 2005 p.s. O aquário (200 litros) tem cinco discus: estes dois e mais três entre os 14 e os 20 centímetros. Será que devo meter lá mais um pequenote ou dois? "A vida é aquilo que acontece enquanto fazemos planos para o futuro" John Lennon
Joao Machado Publicado: Novembro 25, 2005 Publicado: Novembro 25, 2005 Boas. Se calhar não é boa ideia pores mais. Tem paciencia e vai contabilizando os "Knock Out's". Um abraço. JPM Ps-> Caso queiras lá por mais alguns conheço um gajo que tem muitos "the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)"A Àgua continua Viva!"
fernastabas Publicado: Novembro 26, 2005 Publicado: Novembro 26, 2005 Quando o comprei a um membro aqui do fórum vi logo que não tinha crescido o suficiente pelo tamanho dos olhos. Desde então, pouco aumentou de tamanho. É possivel ver se um peixe cresceu ou não de acordo com o tamanho dos olhos? Como é que se vê isso? Em relação ao teu problema receio nao te poder ajudar porque so tive ciclideos-não-disco . Mas se eles se portarem como o resto dos ciclideos acho que não é boa ideia pores ai uns mais pequenos porque provavelmente vao ser acossados pelo teu turquesa e ate pelo outro uma vez que iriam ser os imediatamente superiores a eles na hierarquia (e num aquario de 200 L não haveria muito espaço para onde eles fugirem...)... mas é a opinião de quem nunca teve discos... Abraço
PST Publicado: Novembro 26, 2005 Autor Publicado: Novembro 26, 2005 Boas, Fernastabas - Os olhos dos discus vão crescendo à medida que eles amadurecem. Quando o corpo não acompanha, há uma pequena desproporção que quem já teve alguns vai sabendo reconhecer. Quanto a peixes mais novos levarem porrada, tens razão, apesar de às vezes um deles ser "adoptado" por um dos grandalhões e ficar de costas quentes :D. Na minha experiência, geralmente os que apanham mais ao princípio são os maiores, que são mais vistos como uma ameaça pelos dominantes. João Machado - Ai e eu bem queria, com os belos exemplares que tens mostrado aqui à malta. Os pequenotes parecem umas verdadeiras piranhas amarelas. Acho que dali vão sair uns gigantes de campeonato. Do casal de Red Scriblet que agora vendeste nem se fala...que inveja do sortudo que o levou... "A vida é aquilo que acontece enquanto fazemos planos para o futuro" John Lennon
rasec Publicado: Novembro 26, 2005 Publicado: Novembro 26, 2005 PST! E não viste tu o que eu vi hoje, Cerca de 400 discus a nadar, ele é discus aqui, discus ali. Dos red scriblet não falo. :D 1 Abraço César Pereira ( EX.Membro(...) Socio Fundador dos (.)|(.))
PST Publicado: Novembro 26, 2005 Autor Publicado: Novembro 26, 2005 Eu infelizmente só vi as novidades do João Machado aqui no fórum. Mesmo assim já deu para ficar com vontade de fazer uma visita lá à Caparica. "A vida é aquilo que acontece enquanto fazemos planos para o futuro" John Lennon
Hugo Coelho Publicado: Novembro 27, 2005 Publicado: Novembro 27, 2005 Eu por acaso tive a sorte de ver o casal red scriblet que o o João Machado vendeu, só tenho uma coisa a dizer... espectaculares!!! Hugo Coelho.Plantado 140LAquário de 96L - reprodução de apistogramma viejita 'fab form II'Nova montagem - Aqua 140L
rasec Publicado: Novembro 28, 2005 Publicado: Novembro 28, 2005 PST! Quando quiseres avisa que eu levo-te lá. 1 Abraço César Pereira ( EX.Membro(...) Socio Fundador dos (.)|(.))
Recommended Posts