Discus sempre à batatada


PST

Recommended Posts

Boas, tenho no meu comunitário de discus um marlboro e um vermelho turqueza com cerca de 8/9 centímetros (são os pequenotes lá do sítio) que passam a vida à dentada um ao outro, sobretudo na hora da refeição. Como resultado, um tem marcas de sangue junto à boca e o outro tem um lábio gretado. Nunca tinha visto um picanço destes... normalmente há sempre um peixe que cede, mas estes dois preferem quebrar a torcer :wink:

 

O turqueza é um verdadeiro "case study". Quando o comprei a um membro aqui do fórum vi logo que não tinha crescido o suficiente pelo tamanho dos olhos. Desde então, pouco aumentou de tamanho. Mas é o disco mais activo e corajoso que eu já vi. Quando meti no aquário um pigeon de 20 centímetros, adivinhem o que fez o "mitra"? Atirou-se ao outro, armado em mau :lol: Claro que com esse aprendeu a portar-se com juizo. É corajoso mas não é parvo.

 

Enfim, cheira-me que vou ter que me desfazer do pequeno terror, mas vou ter muita pena...

"A vida é aquilo que acontece enquanto fazemos planos para o futuro" John Lennon

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estarão a determinar hierarquia?

 

O turquesa já sabe que está abaixo do pigeon... mas em relação ao malboro parece não ter tanta certeza.

O bulharem por comida parece ter que ver com essa definição.

 

Talvez com o tempo se resolvam as disputas mas se o temperamento do turquesa for conflituoso, quer ganhe, quer perca parece-me que vai sempre dar porrada no outro.

Se calhar acabas mesmo por teres que te desfazer dele.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola Pedro.

A definição de hierarquia nos discus é normal.

Se bem me recordo o teu àqua é grande como tal não te preocupes.

Caso tenhas poucos discus arranja mais alguns, de preferencia do mesmo tamanho, que isso passa.

Um abraço.

JPM

"the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)
"A Àgua continua Viva!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá João e Nuno Antunes. Obrigado pelas opiniões.

Eu sei que a definição de hierarquias é normal, só que estes andam há que tempos nesta guerra. Não é só uma questão de um atacar e o outro defender-se: eles atacam-se mutuamente! Parecem dois betta macho :)

"A vida é aquilo que acontece enquanto fazemos planos para o futuro" John Lennon

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

p.s. O aquário (200 litros) tem cinco discus: estes dois e mais três entre os 14 e os 20 centímetros. Será que devo meter lá mais um pequenote ou dois?

"A vida é aquilo que acontece enquanto fazemos planos para o futuro" John Lennon

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Se calhar não é boa ideia pores mais.

Tem paciencia e vai contabilizando os "Knock Out's".

Um abraço.

JPM

 

Ps-> Caso queiras lá por mais alguns conheço um gajo que tem muitos :lol:

"the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)
"A Àgua continua Viva!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quando o comprei a um membro aqui do fórum vi logo que não tinha crescido o suficiente pelo tamanho dos olhos. Desde então, pouco aumentou de tamanho.

 

É possivel ver se um peixe cresceu ou não de acordo com o tamanho dos olhos? Como é que se vê isso?

Em relação ao teu problema receio nao te poder ajudar porque so tive ciclideos-não-disco :shock:. Mas se eles se portarem como o resto dos ciclideos acho que não é boa ideia pores ai uns mais pequenos porque provavelmente vao ser acossados pelo teu turquesa e ate pelo outro uma vez que iriam ser os imediatamente superiores a eles na hierarquia (e num aquario de 200 L não haveria muito espaço para onde eles fugirem...)... mas é a opinião de quem nunca teve discos...

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Fernastabas - Os olhos dos discus vão crescendo à medida que eles amadurecem. Quando o corpo não acompanha, há uma pequena desproporção que quem já teve alguns vai sabendo reconhecer. Quanto a peixes mais novos levarem porrada, tens razão, apesar de às vezes um deles ser "adoptado" por um dos grandalhões e ficar de costas quentes :D. Na minha experiência, geralmente os que apanham mais ao princípio são os maiores, que são mais vistos como uma ameaça pelos dominantes.

 

João Machado - Ai e eu bem queria, com os belos exemplares que tens mostrado aqui à malta. Os pequenotes parecem umas verdadeiras piranhas amarelas. Acho que dali vão sair uns gigantes de campeonato. Do casal de Red Scriblet que agora vendeste nem se fala...que inveja do sortudo que o levou... :shock:

"A vida é aquilo que acontece enquanto fazemos planos para o futuro" John Lennon

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

PST!

E não viste tu o que eu vi hoje,

Cerca de 400 discus a nadar, ele é discus aqui, discus ali. :wink:

 

Dos red scriblet não falo. :D

1 Abraço

César Pereira ( EX.Membro(...) Socio Fundador dos (.)|(.))

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu infelizmente só vi as novidades do João Machado aqui no fórum. Mesmo assim já deu para ficar com vontade de fazer uma visita lá à Caparica.

"A vida é aquilo que acontece enquanto fazemos planos para o futuro" John Lennon

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu por acaso tive a sorte de ver o casal red scriblet que o o João Machado vendeu, só tenho uma coisa a dizer... espectaculares!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais