Recommended Posts

Publicado

Sou aquarofilo experiente embora pouco empenhado mais agora e há um ano qd me registei neste forum falei dos meus filtros aqui estão 2 fotos do que uso actualmente, ecossistema com 3 anos, apenas pequenas manutenções e uma aspiração 1 vez ao ano.

Tangnika e Malawi, implementação de vegetação típica de rios portugueses em água de pH elevado e 28ºC.

As fotos estão no meu link pessoal: http://joaorui.com.sapo.pt/aquariofilia

Abraços a todos e bem hajam aos pequenos biólogos deste país, há um pouco em cada aquário em vossa casa.

filtrolateral6oi.jpg

Como fazê-lo: 6 frascos de litro de água oxigenada, por exemplo, cortados em cascata, colados com silicone lado a lado, melhor solução, isto é, mais durável pistola de silicone quente. Primeiro massa filtrante (rede esponjas), 2ª divisão massa filtrante lã (dos exaustores de cozinha por exemplo), 3ª e 4ª divisão bio-bolas, 5ª e 6ª divisões bomba ou cabeça motorizada e cerâmicas. Funciona impecavelmente e ocupa pouco espaço, como falam muitas vezes das bactérias e dos Nitratos e Nitritos, uma boa filtragem é uma questão de bom senso, existem neste e noutros foruns imensas ideias que funcionam, da prática sinto que: tendo trabalhado 3 anos intensamente com filtro externos selados notar que muitas vezes para com falta de água, isto é, algum desleixo ou esquecimento provoca o acumular de detritos na massa filtrante e como resultado a inacessibilidade da água à bomba mecânica, com um filtro interno esse problema não existe pq uma vez que o filtro está no interior o nível de água no seu interior é facilmente condicionado com o principio de arquimedes. No máximo o filtro funciona como seco humido ou seja, a bomba qd tem água disponível vasa as últimas divisões e coloca as cerâmicas ao ar. Em funcionamento óptimo a cascata é constante em vez de golfadas (pensem num pacote de leite cujo conteúdo sai aos impulsos. Divirtam-se. Acho que me alonguei.

filtrotopo2bd.jpg

Publicado:

Faltou um htm :wink:

http://joaorui.com.sapo.pt/aquariofilia.htm

Já agora... João, o pseudotropheus zebra está mal catalogado.

Embora a foto seja muito pequena parece-me ser um melanochromis auratus macho adulto ou então um outro membro da familia melanochromis.

Sendo melanochromis é muito natural que seja bastante agressivo, é uma das caracteristicas desta familia de mbunas.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Publicado:

Tens razão de facto, o peixe durou-me 6 anos em conjunto com Alanocaras e Pseudotropheus Zebra foram tempos de grande agitação no ecossistema, reproduziam-se mt e os 350 litros tornaram-se pequenos já tenho outros peixes num ano mt muda.

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!