Recommended Posts

Publicado

Boas :D

Jedi/Knight os teus betas (pais destes) estão num aquário comunitário? :?::?:

È que eu gosto imenso de batas :lol:8):P:? , tenho um vermelho e duas fêmeas num aquário comunitário e o rapaz não liga nada as raparigas :(:cry: , só me liga a mim. :D

Será que tenho que os por aos três sozinhos? :?:cry:

Que alimentação lhes das? :D

Abraços :o

Neves

Publicado:

Boas Neves!

Como a tua questão não estava relacionada com a venda em si, passei o teu tópico para aqui. Desta forma tem mais visibilidade e mais pessoas podem ajudar!

ONDE OUVISTE FALAR DO FÓRUM PELA 1ª VEZ? VOTA! - Discus - 1º Salgado - 2º Salgado - Dúvidas sobre aquariofilia devem ser colocadas no fórum e não enviadas por MP. Dúvidas/sugestões sobre o fórum devem ser colocadas nas Sugestões e Novidades do fórum.

Aqua Team: 20.563.645 Points  (Rank: #3304)       Join World Community Grid today! World Community Grid Logo

Publicado:

Oi Neves,

Não, os bettas não estão no comunitário, estão separados, um em cada aquário individual. Já agora de que tamanho é o teu comunitário, é que um macho com duas fêmeas por perto, elas ainda estarem vivas não é muito comum!!!

Se estiveres interesado em reprodução, deves separar o macho e as fêmeas, se elas se derem bem até podem ficar juntas.

Para estimular a reprodução a alimentação o que eu lhes dei foi à base de artémia, congelada e recém eclodida.

Se estiveres interessado em reproduzi-los posso-te dizer como consegui, mas aviso-te já, eles nascem bastantes, mais de 300, mas só com muita paciência e dedicação é que consegues safar alguns, eu só consegui aqueles quatro, :cry: mas se quiseres eu conto-te como tudo se passou, às vezes pode ser que tenhas mais sorte do que eu!!! :D :D :D

Fica bem...

Publicado:

O meu aquário tem 150X50X75 e elas dão-se lindamente. :lol::lol:

Quanto á alimentação só come (macho) mosquitos que eu apanho, visto tubifex, larvas de mosquito, artémia (congelada) e tetra menu ele não come. :cry::cry::cry:

Na verdade eu estou á espera de um CD que encomendei para o Brasil (Clube do Beta) no dia 03/06/2003 e ainda não chegou. :cry::cry:

Eu na altura comprei 2 Betas mas um morreu eu presumo que foi do frio, pois eu tinha o beta dentro de um aquário sem aquecimento. :cry::cry::cry:

Não os posso separar para já porque um aquário está cheio de gupies ( não os consigo contar) :lol::lol: e o outro não o tenho em Portalegre (eu sou de Coimbra) :(:( . Para a reprodução qual é o tamanho do aquário? :?::?:

Uma coisa que me foi dita por um criador Brasileiro é que os betas :D :idea: quando são pequenos deitam uma substancia para atrasar o crescimento dos outros e a morte, a solução é trocas de água constantes (parece que ele troca a água a água 2 vezes por dia). :cry: :D :D

Abraços

Neves

Publicado:

Olá Neves!

É verdade, os bettas,tal como muitos outros peixes, quando pekenos libertam hormónios inibidores de crescimento. É uma forma que eles encontraram de desde pekenos irem iliminando futuros adversarios (adversarios em todos os sentidos: alimento, fêmeas, espaço,etc.)

Já agora, és mesmo der Coimbra??

Abraço

Nuno

Nuno Carvalho

Publicado:

Olá Neves!

É verdade, os bettas,tal como muitos outros peixes, quando pekenos libertam hormónios inibidores de crescimento. É uma forma que eles encontraram de desde pekenos irem iliminando futuros adversarios (adversarios em todos os sentidos: alimento, fêmeas, espaço,etc.)

Já agora, és mesmo der Coimbra??

Abraço

Nuno

Nuno Carvalho

Publicado:

Oi Neves,

Com um aquário desse tamanho não há problema!!! :D :D :D

Os meus bettas comem de tudo, desde alimentos em flocos Tetra até artémia e outros alimentos congelados. Ao inicio também eram meio esquisitos, só queriam comida congelada, mas nada que um pouco de fome não resolva :cry: , agora adoram TetraMim e já ligam pouco à artémia!!!

Agora em relação à reprodução. Eu utilizava um aquário de 12L (30x20x20) com coluna de água de cerca de 8 cm, para que a pressão não seja muito forte no caso dos alevinos cairem do ninho de bolhas.

Colocava no aquário um frasco de vidro (para colocar posteriormente a fêmea) e um copo de plático cortado ao meio e preso com uma ventosa ao vidro de forma a formar um hangar (com este tipo de ninho a húmidade mantem-se mais facilmente e ajuda na eclosão dos ovos). Colocava ainda um termostáto (tamp 28º), uma pedra porosa e uma luz sempre acesa, 24h por dia.

Nos dias que antecederam esta reprodução alimentei os bettas com muita artémia várias vezes ao dia, pois durante o acto, vão ficar um pouco debilitados.

No primeiro dia coloquei o macho no aquário.

No dia seguinte coloquei a fêmea no frasco de vidro que estava dentro do aquário. O macho começou logo a corteja-la e passado pouco tempo começou a construir o ninho de bolhas.

No terceiro dia largei a fêmea e após pouco tempo ocorreram os abraços, e centenas de ovos foram libertados, e consequentemente apanhados pelo macho e levados para o ninho. No ninho nota-se uns pontos brancos nos ovos.

No quarto dia retirei a fêmea e coloquei-a num aquário 10L para tratamento com anti-fungos, já que as nadadeiras ficam sempre uma desgraça.

No quinto dia o minho começa a ficar escuro.

No sexto dia nasceram os alevinos, que se mantêm ainda na Vertical, como que pendurados na água.

No sétimo dia começaram a nadar e retirei o macho (coloquei-o num aquário à parte também com antifungos), liguei a pedra porosa com baixa intensidade e alimentei-os com infusórios 3 vezes ao dia.

Até ao décimo dia alimentação com infusórios e trocas parciais 2 vezes por dia, através da pedra porosa para evitar que alguns alevinos sejam sugados.

A partir do décimo dia alimentação com artémia recém-eclodida 2 vezes por dia, e trocas 1 a 2 vezes por dia.

Depois é preciso ter sorte!!! :idea::lol::lol:

Da primeira vez que tentei, morreram todos, só à segunda é que consegui, mas é preciso muita, mesma muita dedicação, cada vez que me lembro das trocas parciais que tinha que fazer!!! :lol:

Mais alguma coisa, ou alguma coisa que me tenha esquecido avisa!!!

Fica bem...

Publicado:

Boas :lol:

A luz que usas é própria de aquários, isto é, é uma lâmpada especial ou é uma lâmpada normal? :D :D

No aquário tens plantas? :D :idea:

Abraços e obrigado :cry:

Neves

Publicado:

Oi,

É uma lâmpada flurescente comum daylight de 8W.

O aquário não tem plantas nem cascalho. Esqueci-me de referir que coloquei no fundo pela parte de fora papel preto, para quando os ovos caissem do ninho o macho pudesse ve-los com facilidade!!!

Fica bem...

Publicado:

Boas :lol:

Sim sou de Coimbra mas neto momento moro em Castelo de Vide ( Portalegre). :D

Os meus pais ainda moram em Coimbra ( Junto ao Vasco da Gama do Bairro). :D :D :idea:

Abraços :cry:

Neves

Publicado:

Desculpa mas no teu aquário tens areão e pedras? :D :D

Obrigado e abraços

:cry:

Neves

Publicado:

Oi,

Não está completamente vazio, só o termostáto, o frasco de vidro, pedra porosa e o copo cortado ao meio. :cry: :D :D

Fica bem...

Publicado:

Boas :cry:

Obrigado pelas dicas. :lol::lol:

Neste momento estou em negociações com a minha mulher para montar o aquário que está em Coimbra. :cry::cry::cry::lol: :D

Larg:20

Alt: 22

Comp:30

Quando estiver pronto eu indico assim como quando chegar o CD do Brazil. :cry::idea: :D :lol:

Abraços :D

Neves