P_M Publicado Novembro 24, 2005 Publicado Novembro 24, 2005 Viva malta, pois é, tenho o aquario parado aqui em casa porque: Efectuei 1 teste de ph a agua da torneira e esta a 7.8, e o ttipo de peixes que mais se adequa a minha expriencia nao sao para esta gama de ph. Basicamente ja poderia ter o aquario a ciclar, mas o mm nao aconteçe por ter medo de nao conseguir baixar o ph. Que me aconselham?uso de turfa ou de 1 tronco?depois quando fizer as tpas semanais..vou variar novamente o ph!!nao queria nada tratar a agua quimicamente(falando em aditivio puros) sempre que fosse fazer tpa´s Citar
FBIpt Publicado: Novembro 24, 2005 Publicado: Novembro 24, 2005 Eu pessoalmente gosto de utilizar toncos ficam bonitos e fazem esse trabalho, mas não creio que te façam baixar assim tanto o ph, para um ph de 7.2 tens de baixar 0.6 e não sei! Podes sempre plantar bem o aquario e adicionar CO2 aí não deverás ter problemas. Quanto ás tpa's vai depender do tamanho do aqua, se for pequeno em ultimo caso ainda podes comprar agua de garrafão de ph 6 o 6 e pouco para controlar, se não quiseres ou o aqua for grande tens de procurar fontes publicas e medes o ph das mesmas pode ser que seja mais baixo do que o teu Espero ter ajudado Citar Avisar por MP antes de adicionar contacto do msn
P_M Publicado: Novembro 25, 2005 Autor Publicado: Novembro 25, 2005 Pois..agua engarrada era uma solução...O meu aqua eh de 125litros brutos. Moro em loures e aqui a agua pareçe ter sempre o ph em alta. È que com este ph até tenho medo de colocar aqui qq habitante!felizmente videiras nao me faltam, agora..um tronco acabara sempre por libertar todos os taninos que nele se encontram e depois o ph volta a aumentar. Com isto tudo posso concluir que nunca deverei tratar a agua quimicamente certo? Citar
Nuno Antunes Publicado: Novembro 25, 2005 Publicado: Novembro 25, 2005 È que com este ph até tenho medo de colocar aqui qualquer (palavra corrigida) habitante! Depende do que queres. Há muitos peixes que se dão relativamente bem com esse ph. um tronco acabara sempre por libertar todos os taninos que nele se encontram e depois o ph volta a aumentar. Posso estar enganado mas acho que o tronco nunca pára de libertar taninos. Em relação ao teu ph, já verificaste o kh? Se o kh for baixo até com co2 consegues meter o ph onde queres. Se for muito alto então mais vale repensares as espécies Citar Nuno Antunes Mantenho: Tropheus brichardi ujiji "Katonga" Tropheus moorii Lufubu Apistogramma hongsloi
P_M Publicado: Novembro 25, 2005 Autor Publicado: Novembro 25, 2005 Em relação aos taninos pelo que sei no vinho do porto as pipas chegam a uma certa idade e sao recambiadas para scotland para o whiskey por isso mesmo, ja nao libertam taninos mas contêm ainda os aromas. Sim eu sei que ha especies que se adequam a este ph, o problema é que sinceramente nao sao das que mais me agradam. Conclusao que tiro é que nao deverei tratar a agua quimicamente. Em relação ao kh ainda nao verifikei pq so comprei o teste do ph. Vou ver se compro esse teste e posto aki o resultado. Citar
FBIpt Publicado: Novembro 25, 2005 Publicado: Novembro 25, 2005 Eu não gosto de usar quimicos para nada mas de certeza que os quimicos de hoje em dia não vão prejudicar o bem estar dos peixes, tenta ver aquilo dos fontanários, por vezes o ph varia! Caso não consigas mesmo vê os preços dos produtos para por o ph neutro e pronto. O meu conselho é pores uns troncos e CO2 plantar bem e deixar o aquario a ciclar, uns bocados de comida lá para dentro esperas um mês e já deves ter um aquario bom. Acho é que deves por o aqua a andar depois se tiver baixado missão concluida senão tens de optar por peixes de ph mais elevado, mas pelo menos como um ph de +- 7.2 acho que ficas e já é bom Citar Avisar por MP antes de adicionar contacto do msn
P_M Publicado: Novembro 25, 2005 Autor Publicado: Novembro 25, 2005 exatamente era essa a minha intensao, nunca adicionar quimicos, mas ao fazer as tpas..vai variar o ph, logo tenho de adoptar o eskema de meter num ricipiente outro tronco. co2, tb ja pensei, mas a minha expriencia eh mto pouca, portanto vou deixar essa hipotese de lado. ja fui a varias fontes, ja fui desde loures a lisboa e o ph eh sempre 7.8 ou mais. Amanha vou dar 1 salto a torres-vedras vou ver e exprimentar o metodo do tronco no reservatorio para tpas. Citar
Luís Fortunato Publicado: Novembro 26, 2005 Publicado: Novembro 26, 2005 Olá. mas ao fazer as tpas..vai variar o ph, logo tenho de adoptar o eskema de meter num ricipiente outro tronco. Não obrigatoriamente... Eu tenho o meu aquário com um filtro com turfa, e o pH anda às volta dos 5.5-6.5 (óbvio que não oscila, o poder acidificante da turfa é que vai diminuindo). e faço trocas de água com água da torneira, mesmo esta sendo ligeiramente alcalina. O que acontece, é que os peixes nunca se ressentem, porque a percentagem de água trocada, nunca é a suficiente para produzir um "salto" de pH, suficientemente grande para deixar os peixes ressentidos... Não é só por acaso que se recomendam trocas de água períodicas, e nunca com percentagens superiores a 30%. Obviamente que nem todos os aquários se podem regir por esta regra, mas para um aquário de manutenção de peixes, creio que é das regras mais acertadas, desta "ciência inexacta" que é a aquariofilia. Espero ter ajudado. Cumprimentos Luís Fortunato Citar Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
P_M Publicado: Novembro 29, 2005 Autor Publicado: Novembro 29, 2005 Pois bem malta, acabo de realizar os testes: Ph: 7.8 Kh: 30 Gh: 60 Que me dizem a isto? Será bom será mau?Que me aconselham sem ter de tratar a agua quimicamente para baixar o ph até 6.8 ou 7? abraço Citar
gilbertoros Publicado: Setembro 8, 2007 Publicado: Setembro 8, 2007 Pois bem malta, acabo de realizar os testes:Ph: 7.8 Kh: 30 Gh: 60 Que me dizem a isto? Será bom será mau?Que me aconselham sem ter de tratar a agua quimicamente para baixar o ph até 6.8 ou 7? abraço Seu Kh esta estremamente alto, por isso não consegue baixar o ph, o kh não deve ultrapassar 8dh. Use turfa no aquario e diminua a aerização.A agua tambem deve estar muito velha, faça trocas parciais. Citar
André Marçal Publicado: Setembro 8, 2007 Publicado: Setembro 8, 2007 (editado) Nao esta nao As medidas dele sao difrentes das que custumamos falar! Iguais as minhas nao faças a multiplicaçao das gotas. Conta-as e tens ai o ph que falamos aqui no forum. Mas eu traduzo: GH (mg/L) - para obter este valor multiplica-se o número de gotas por 20 0-60 - doce 61-100 - ligeiramente dura 101-200 - moderadamente dura >200 - muito dura KH (mg/L) - para obter este valor multiplica-se o número de gotas por 10 <20 - ajustar água com um defensor apropriado se necessário 20-80 - normalmente acossiado a ph baixo (águas ácidas) >80 - excelente capacidade de defesa associado a ph alto 105-125 - (água salgada) ajudar com um defensor apropriado se necessário Eu tratei da minha baixando quimicamente não tens outra escolha senão comprar garafões de pH baixo (o Lidl costuma ter) ou mesmo fazer quimicamente. Nao tive problemas e o ph e muito estável com quimicos! Editado Setembro 8, 2007 por Dreka Citar
José Cruz Silva Publicado: Setembro 8, 2007 Publicado: Setembro 8, 2007 Não é por nada, mas estão a responder a um tópico de 2005, julgo que o P_M já não deve estar à espera da resposta a esta hora Citar Abraços Zé Néo
André Marçal Publicado: Setembro 9, 2007 Publicado: Setembro 9, 2007 xinapa pois e! como tava aqui em cima opa respondi tambem Citar
Recommended Posts