Forreta Publicado Novembro 24, 2005 Publicado Novembro 24, 2005 Bom dia, estou a ponderar muito a inserção de uma SUMP no meu primeiro aquario de água salgado. Já tive a ler aquele artigo ingles de "tudo sobre sumps" mas continuei com muitas duvidas. Em primeiro lugar quantos furos tenho que fazer no aquário principal senão fizer uma "coluna seca". As colunas secas compra-se na loja e têm que ter furos em baixo ? Porque que é que as sumps têm várias secções com uns vidros que deixam passar a água por baixa e outras por cima ? (para tirar impurezas que boiam ?!?) Tenho muitas dúvidas pois tenho o aquário pronto na fabricante para o ir buscar mas não sei se mando fazer os furos ou onde os mando fazer. Não terei corais duros ou sps, (em principio) e estava a equacionar apenas ter um excelente escumados externo, mas depois li que os aquas evaporam muito (mais de 20 litros por semana?!?!?!, claro que depende do tamanho do aquário e do tipo de iluminação, penso que tinha 1,40X60) mas não me está a apetecer encher o aquario todos os dias com água doce. Os sistemas de reposição automática deverão usar um esquema de sensores. Resumindo, penso que o sensato é fazer uma sump, mas tenho muitas dúvidas quanto á sua contrucção, materiais a comprar, furos no aquário, bomba de retorno, SWCW?!? quaquer coisa parecida, o que é ? Como entra a água da bomba de retorno ? outro furo ? por cima ? O que são passa muros ? será que alguém teve paciência para ler até ao fim ? Muito obrigado pela paciência. Está quaseeeeeeeeeeeeeeeeee.............. http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=34579
Forreta Publicado: Novembro 24, 2005 Autor Publicado: Novembro 24, 2005 E Osmose.... ?!? Está quaseeeeeeeeeeeeeeeeee.............. http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=34579
Nuno Prazeres Publicado: Novembro 24, 2005 Publicado: Novembro 24, 2005 será que alguém teve paciência para ler até ao fim ? Eu tive Vamos por partes: 1 - recomendo a leitura atenta de posts marcantes neste fórum como os do Diogo Lopes e do Duarte Conceição e porque não o da "piscina" do Rui Ferreira de Almeida. Podes tirar muitas ideias disso. 2 - Se podes ter uma sump então coloca-a. O tamanho depende do espaço disponível e dede levar em consideração a própria disponibilidade para outro equipamento que fica a seco - reactores, bidons de reposição, etc... Se eu fosse a ti usaria uma coluna seca simples se o ruído não for um problema (fazendo um furo no vidro de fundo para a água cair directa na sump) ou então uma semi-seca (se o ruído for problemático para ti). Não te esqueças que nesta fase um erro de concepção se paga caro por isso pensa e estuda tudo até ao máximo detalhe. Projeto Outono - Biótopo de Leito de Folhas Sul Americano
Forreta Publicado: Novembro 24, 2005 Autor Publicado: Novembro 24, 2005 Já estive a ler mts posts, mas detalhe sobre as sumps nao encontrei nenhum, só mostram vários compartimentos mas nenhum explica porque é que uma dos compartimentos deixa passar a água por baixo, quanto a colunas secas, meias secas, húmidas, ligeiramente humedecidas... aí é que não percebo mesmo nada. E se não for coluna são furos laterais ? Tenho que ir buscar o aquário ao vidraceira mas não sei que furos pedir. É ele que monta a coluna ? Está quaseeeeeeeeeeeeeeeeee.............. http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=34579
rasec Publicado: Novembro 24, 2005 Publicado: Novembro 24, 2005 (...) só mostram vários compartimentos mas nenhum explica porque é que uma dos compartimentos deixa passar a água por baixo, (...) Tem a ver com o fluxo da agua dentro da sump, ou seja, para que o fluxo de agua passe por todas as materias filtrantes tens de construir barreiras por forma a direccionares o fluxo atraves das materias filtrantes. Se os compartimentos todos deixassem passar a agua só por baixo ou só por cima não haveria passagem de agua por todos os compartimentos. Se estiver errado alguem que me bata Outra coisa, o aquario já está colado?? São poucos os sitios onde te facam furos com o aquario já colado, o risco de partir o aquario é muito grande. 1 Abraço César Pereira ( EX.Membro(...) Socio Fundador dos (.)|(.))
Luis Rosa Publicado: Novembro 24, 2005 Publicado: Novembro 24, 2005 Eu acho mesmo é que o forreta não percebe o mecanismo da sump..... Se não houvesse tais compartimentos a sump ficaria aberta e a funcção dos vários compartimentos perderia-se. Ainda não percebi qual a dúvida em relação as sumps...... Quanto a coluna seca, bom aqui perguntavas porque é que tem aqueles cortes, pois isso serve para deixar passar a água..... e poque é que é ligeiramente mais baixa bom serve para isso mesmo deixar passar a água.... Não percebo as dúvidas são mecanismos bastante simples... Cumps [Clickable]
Forreta Publicado: Novembro 24, 2005 Autor Publicado: Novembro 24, 2005 Já tive a ler muiiiiiiito mais coisas das sumps. A minha dúvida era simples, e a resposta acertada era : O Primeiro compartimento deixa passar a água por baixo, para não deixar passar as bolhas devido á queda da água para o compartimento do escumador. Agora não percebo uma coisa.. como a perda de água só será apenas notada na SUMP, em que compartimento é que isso acontecerá ? no último ? Só não quero que a bomba de retorno fique a trabalhar em seco. Ultima dúvida, já me decidi por fazer uma coluna num dos cantos do aquário, vou usar um tubo com bengala invertida para levar água para a sump. Já ouvir dizer que é o mais silencioso. Falta-me apenas saber qual a altura que irei por na coluna.. ou seja quantos centimetros a menos que a altura do aquario. O Aqua já está montado espero que o vidraceiro consiga fazer o furo e colar a coluna. Será melhor comprar uma coluna numa loja especializada ? Qual será a melhor largura para o buraco áqua-sump? Valerá a pena fazer dois buracos (o segundo para o retorno) ? Está quaseeeeeeeeeeeeeeeeee.............. http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=34579
A l e x a n d r e Publicado: Novembro 25, 2005 Publicado: Novembro 25, 2005 Será melhor comprar uma coluna numa loja especializada ? Não vejo porquê, não é assim uma coisa tão complicada. Qual será a melhor largura para o buraco áqua-sump? Arranja primeiro o passa-muros que vais utilizar e só depois fazes o furo de acordo com o passa-muros que tens. Valerá a pena fazer dois buracos (o segundo para o retorno) ? Vale sim senhor. A l e x a n d r e Aluga-se este espaço.
Forreta Publicado: Novembro 25, 2005 Autor Publicado: Novembro 25, 2005 Obrigado Alex Under The Aquarium Está quaseeeeeeeeeeeeeeeeee.............. http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=34579
Forreta Publicado: Novembro 25, 2005 Autor Publicado: Novembro 25, 2005 Qual a vantagem da coluna seca á meia seca? Está quaseeeeeeeeeeeeeeeeee.............. http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=34579
Nuno Prazeres Publicado: Novembro 26, 2005 Publicado: Novembro 26, 2005 Qual a vantagem da coluna seca á meia seca? Eu chamo coluna semi-seca à solução que tenho. Vejamos... Genericamente, a coluna seca (1) é um espaço vertical estanque no aquário, normalmente do fundo à superfície com um orifício ou mais para escoar a água por gravidade para baixo (por exemplo uma sump). A coluna seca é alimentada por uma queda de água a partir da superfície do aquário. Quando a água segue para baixo por um furo com recolha junto ao fundo esse volume fica praticamente seco (fora salpicos) porque a água escoa logo. Se nesse buraco existir um tubo cuja entrada está cá em cima junto à superfície, então a coluna dita seca afinal está cheia de água e é apropriado chamar-lhe coluna húmida (2). No meu caso tenho a captação a ser feita junto ao fundo do aquário mas controlada por válvula motivo pelo qual também tenho outra captação de segurança junto ao topo. O nível da água fica entre as duas logo acho razoável chamar-lhe coluna semi-seca (3). Entre vantagens e desvantagens podia estar aqui uma horas mas eu uso a via (3) e não a (1) ou a (2) principalmente porque é a solução mais silenciosa que conheço sem prejudicar o tema segurança. Projeto Outono - Biótopo de Leito de Folhas Sul Americano
Forreta Publicado: Novembro 28, 2005 Autor Publicado: Novembro 28, 2005 Quanto ás secções da SUMP, quantas são e para que servem ? Está quaseeeeeeeeeeeeeeeeee.............. http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=34579
marcos santos Publicado: Novembro 29, 2005 Publicado: Novembro 29, 2005 boas Por norma se utiliza 3 divisoes numa sump, 1º caida de agua do quario e onde se coloca escumador e termostato 2º refugio- areia e algas 3º bomba de retorno para levar agua de novo para aquario abraços
Ricardo Pinto Publicado: Novembro 29, 2005 Publicado: Novembro 29, 2005 Bem acho que que se começa aqui no fórum a generalizar a ideia que um refúgio é um compartimento que fica na sump e se calhar para bem de muitos que estão a começar é melhor esclarecemos um pouco isto. Estou completamente em desacordo com o que escrevemos aqui, a chamarmos refúgios a este tipo de espaço. Um refúgio bem montado é como tem p.e. o Diogo Lopes ou o Carlos Mota, em que o refúgio fica acima do aquário e a água cai por acção da gravidade. Isto que muitos de nós fazemos na sump como solução de recurso, por falta de espaço, só é um local de cultivo de algas ou uma possível pseudo-DSB. Para mim uma sump apenas deve ter um compartimento para receber a água (apenas por causa das bolhas, se fôr uma sump grande nem este compartimento utilizava), uma pequena divisória para a possivel colocação de resinas ou carvão activo e pouco mais. Eu sou defensor de quanto menos obstaculos à circulação de água na sump melhor. Mais fácil torna a circulação da água, menos detritos se acumulam na sump, mais facil se torna a manutenção. Abraço,
Forreta Publicado: Novembro 29, 2005 Autor Publicado: Novembro 29, 2005 Quanto ás secções de passagem de água eu compreendo o seguinte... Do primeiro compartimento para o segundo a água passa por baixo. O segundos compartimento é muito estreito e tá junto ao segundoe deixa cair a água por cima para o compartimento da sump. E já conseguimos filtrar detritos pesados. Os mesmo dois vidros no compartimento seguinte. Primeiro a água passa por baixo, e depois passa por cima para o compartimento da bomba de retorno e aquecedor ! Eu penso que o aqueceder deverá estar no compartimento da bomba de retorno e nao no compartimento da caida de água, quando a água arrefece mais depressa. Com este dois vidros filtramos as substancias que boiam que ficam presas no recipiente da sump. Quando fizermos as tpas, limpamos os filtros e temos um sistema com vários filtros na sump. Está quaseeeeeeeeeeeeeeeeee.............. http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=34579
Recommended Posts