Recommended Posts

Publicado

ois ppl... tou decidido, vou fazer um aquario de mbunas, ja tou informado sobre as condições que o aquario deve ter, agora só me falta o mais importante:) a escolha de espécies... nao estou familiarizado com as espécies e as suas caracteristicas, contudo, tendo em conta k é um aquario de 120cm (240L aprox.) sei k deverei ter espécies não muito agressivas. Se alguém me puder informar acerca das melhores espécies pra iniciar e o número ideal (pensei em 4, 5 trios) agradecia. entretanto vou me informando das variadas espécies de mbunas pra evitar asneiras.. Já agora alguém me sabe dizer onde posso encontrar esta espécie? Cynotilapia sp. "Mbamba" (Nkhata Bay), é espectacular! boas e fikem bem

Publicado:

Olá.

Quando montei o meu aquário (também mbunas). Pedi também ajuda aqui no forum. Acho que a forma mais simples para seres ajudado nisso é fazeres uma escolha das espécies que achas mais fixes e depois a malta opina sobre compatibilidade, hibridação e facilidade de arranjar.

Fica bem.

Bruno Nogueira

Publicado:

Em 240 litros podes por praticamente qualquer espécie de mbunas. É mesmo uma questao de gosto pessoal. Tenta é ter bons rácios de machos/fêmeas, no minimo 1m/2f mas de preferencia mais fêmeas. Tenta tambem evitar ter espécies muito parecidas para evitar que se cruzem e formem hibridos.

Exemplos para um setup 240 litros:

Pseudotropheus Acei - 1m/3f

Labidochromis Caeruleus - 1m/3f

Cynotilapia Afra - 1m/3f

OU

Melanochromis johanni - 1m/4f

Metriaclima Estherae - 1m/4f

Labidochromis Caeruleus - 1m/3f

OU então faz uma colónia (mono-espécie):

Pseudotropheus Saulosi - 3m/12f

Isto são apenas 3 exemplos, porque em 240 litros (120cm) já dá para "inventar" um bocado. :shock:

ruarrr_avt.jpg
Publicado:

ois.. obg pelas dicas... tou-me a debruçar no assunto e a chegar a algumas conclusões. Agora a decoração também (palavra corrigida) me está a suscitar duvidas.. para substrato pensei em areia da praia, bem lavada e ciclada, o problema é na estética, não é das mais bonitas, pois penso que um substrato claro ou branco mesmo é o melhor para realçar as cores dos mbunas, Concordam?

As pedras é k também (palavra corrigida) ainda não (palavra corrigida) me decidi pois não (palavra corrigida) queria (palavra corrigida) gastar muito € sem descurar a estética, o problema de muitos é mm a falta de capital:). por isso k tipo de pedras poderei por?

Pensei em construir um fundo 3D em poliuretano ou esferovite, se alguém já fez um assim agradeço dicas:)

Alguem sabe de um site tipo DIY com este tipo de construções?

Publicado:

Pensei em construir um fundo 3D em poliuretano ou esferovite, se alguém já fez um assim agradeço dicas:)  

Boas

Vê se ajuda :shock:

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=31120

Bom trabalho

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Publicado:

Boas, tenho k te dar os parabens, está realmente espectacular! Tou decidido em fazer um tb, o problema está nas ferramentas, muito disso não tenho especialmete a pistola de calor, trabalhado à mao e lixado dps tb fará o mm efeito não?

Já agora em kt (€) te ficou o material para o fundo? o poliuretano, akele azul k não se esfarela não será melhor? Axo que vou já começar hoje;)

Tb não se poderá usar o mm método para o fundo?

Publicado:
muito disso não tenho especialmete a pistola de calor, trabalhado à mao e lixado depois (palavra corrigida) também (palavra corrigida) fará o mm efeito não?  

Sim faz... dá é um trabalhão brutal. Com a pistola de calor são 5 minutos para preparar o fundo todo que não precisa de ficar liso pois vai ser coberto de cimento. :oops:

E a pistola custou-me uns 12€, nada de muito caro portanto.

Já agora em kt (€) te ficou o material para o fundo? o poliuretano, aquele (palavra corrigida) azul k não se esfarela não será melhor?

O poliuretano azul também serve mas parece-me menos adaptável ao que se quer.

Em termos de custos, paguei 10€ pela placa de esferovite (2m*1m com 8cm de espessura) que deu para meter no fundo e ainda moldar as "pedras" coladas sobre ela.

O cimento esse sim é bem caro, penso que ficou na casa dos 20 e poucos euros um saco de 20kg, mas também é um cimento especifico para estar em contacto com água e não alcalinizar a mesma.

O corante é barato, bem como a trincha, a escova e o recipente onde fiz a massa.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Publicado:
a coisa de manter trios tem dado mau resultado visto que a femea Alpha em conjunto com o macho tratam de massacrar a femea dominada...

...

Não quero lançar confusao na cabeça de ninguem...mas julgo que de facto a regra de 1Mx2F pode não ser toda a ideal...

Nelson, eu concordo com estas tuas afirmações mas repara que eu disse "no mínimo 1m/2f" mas não disse que era o ideal. Normalmente os mínimos nunca são o "ideal" :)

mas realmente nestes trios por vezes a fêmea mais fraca pode ser massacrada por os outros dois (macho e fêmea alpha).

Repara que nos exemplos que dei nunca aconselhei menos de 3 fêmeas e em alguns casos até 4:

para substrato pensei em areia da praia, bem lavada e ciclada, o problema é na estética, não é das mais bonitas, pois penso que um substrato claro ou branco mesmo é o melhor para realçar as cores dos mbunas, Concordam?

A areia de praia em conjunto com uma boa iluminação é mais do que suficiente para criar um bom ambiente no aquário e fazer sobressair as cores dos peixes. Outra opção é a aragonite que é branca mas tem alguns inconvenientes: é cara, demora muito a lavar e por vezes reflecte tanta luz que provoca um esbatimento na cor dos peixes.

ruarrr_avt.jpg
Publicado:
para substrato pensei em areia da praia, bem lavada e ciclada, o problema é na estética, não é das mais bonitas, pois penso que um substrato claro ou branco mesmo é o melhor para realçar as cores dos mbunas, Concordam?

Em relação á areia vejo 3 hipoteses fixes:

1) Areia da praia (borla e dá um aspecto porreiro)

2) Aragonit (caro mas é o meu preferido)

3) Mistura das duas. (é um meio termo ajustavel)

As pedras é k também (palavra corrigida) ainda não (palavra corrigida) me decidi pois não (palavra corrigida) queria (palavra corrigida) gastar muito € sem descurar a estética, o problema de muitos é mm a falta de capital:). por isso k tipo de pedras poderei por?

Em relação às pedras convém terem bastantes buracos para criar refúgios para os peixes mais fracos. Se o PH da tua água foi demasiado ácido então deves procurar rochas alcalinas. (o vinagre faz bolhas ao reagir com elas). Em relação a gastar pouco dinheiro, procura-as nas lojas de jardinagem. Se não quiseres gastar nada podes sempre pedir emprestadas à mãe natureza.

Fica bem.

PS: Se decideres avançar com a ideia do background 3D sugiro que cries um tópico específico para isso (como fez o Nuno Antunes) para que possas ir partilhando conosco a tua experiencia e para seres "guiado" pelos que já o fizeram antes. (também gostava muito de fazer um, qualquer dia perco a cabeça...)

Bruno Nogueira

Publicado:

:) a pistola de calor custa aprox 13€, a esferovite nao encontrei mais que 3 cm, muito pouco portanto, fui ao bricomarche e ao AKI, amanha dou um salto ao leroy merlin e procuro uma placa mais grossa. o cimento tem que levar um impermiabilizante? As vezes o problema no DIY é que começamos a pensar que fica barato e depois arrasa com o orçamento porque falta sempre mais alguma coisa:).

Já agora diz-me uma coisa, usaste algum corante ou aquilo ficou da cor do cimento?

Tou definitivamente a pensar na areia de praia, os outros substratos são muito caros.

Que tipo de pedras devo usar, basta que não alterem as caracteristicas da água certo?

Publicado:

Tou definitivamente a pensar na areia de praia, os outros substratos são muito caros.

Que tipo de pedras devo usar, basta que não alterem as caracteristicas da água certo?

A areia da praia serve perfeitamente e se vires bem consegues encontrar areia bem fina ( não sei de que zona és ) quanto ás pedras na MAX MAT ou em algum horto podes encontrar a chamada pedra regional (serve para decoração em jardins ).

Alterar as caracteristicas não costuma ser problema desde que seja para subir o ph.

Abraço

APC#136

Publicado:

amanha se tudo correr bem já me lanço nesta aventura, tudo vai depender se arranjo ou não o material. Tenho uma sony p200 com 7.2 MP, é uma máquina bem decente, o único problema é postar as fotos, faz-se bem?

Publicado:
:shock:   a pistola de calor custa aprox 13€, a esferovite não (palavra corrigida) encontrei mais que 3 cm, muito pouco portanto, fui ao bricomarche e ao AKI, amanha dou um salto ao leroy merlin e procuro uma placa mais grossa. o cimento tem que levar um impermiabilizante? As vezes o problema no DIY é que começamos a pensar que fica barato e depois arrasa com o orçamento porque falta sempre mais alguma coisa:).  

Já agora diz-me uma coisa, usaste algum corante ou aquilo ficou da cor do cimento?

O esferovite se não encontrares com mais de 3cm usas duas placas sobrepostas e resolves o problema logo. E aí nem precisas de pistola de calor para construir os vales.

O cimento não precisa de levar impermeabilizante. O cimento que usei é especial mas podes usar cimento normal. Se usares cimento normal, no fim tens de fazer várias mudas de água ao aquário e tê-lo algum tempo com água e sal para estabilizar o cimento. Só podes meter os peixes quando a água não alcalinizar mais.

Usei um corante de cor castanha só mesmo para não ficar aquilo cinzento que acho pouco natural.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Publicado:

boas, ja tenho a esferovite e a pistola, só não comprei o cimento porque tinha dúvidas no tipo de cimento k deveria comprar, corantes, só encontrei tapa juntas coloridos. podes-me dizer onde compraste as coisas? sou de lisboa...

só um aparte, hoje fui ao leroy merlin em Sintra e encontrei Lâmpadas da sylvania para aquários, tipo coralreef, grolux, e daylight de 10 000º K e 5 000º K. Os preços variam entre os 8 e os 12 €, existem pra 15,18 e 30W, pra 36W não havia muita variedade e encontrei tb fluorescentes T5 sem especificações, só os Lumens 3000 aprox. os Kelvin não sei, tb eram baratas...