Recommended Posts

Publicado

olá gente boa, faço a pergunta para aqueles aficionados mais entendidos, porque como regra geral eu sei que os escumadores se usam mais nos salgados que nos de agua doce. mas, como gosto que os meus peixitos vivam na melhor agua possivel gostaria de ouvir a opinião de quem sabe disto mais do que eu.

escumador em agua doce...sim ou não e porquê?estou a falar de um aqua 1250 litros com oscares e jaguares.

obrigado a quem tiver a paciencia de responder...

um abraço

Isso mesmo, primo do Donald e eminente reporter da Patada. Visitem "todos" os peixanários...

Publicado:

Olá.

Eu creio que não se pode usar um escumador de forma eficiente em água doce. Talvez em aquário em que o T.D.S seja grande, talvez... tipo aquários de ciclídeos africanos, com pH's altos.

Porquê? Se bem que o pessoal de água salgada saberá explicar melhor que eu, o funcionamento de um escumador, baseia-se um pouco nos parâmetros químicos da água salgada.

Em água doce, a quantidade de moléculas orgânicas e não só, que se encontra dissociada (sobre a forma de ião) é muito maior do que num aquário salgado. Ao haver muitos iões Na+ e Cl- (sal), os equilíbrios químicos estão mais deslocados para o sentido da formação de mol+éculas neutras. Confuso? Vou tentar dar um exemplo:

Em ambos os tipos de água, temos sempre este equilíbrio:

(Molécula Orgânica)n+ + nCl- -> (Molécula Orgânica)Cl(n)

(Molécula Orgânica)n- + nNa+ -> Na(n)(Molécula Orgânica)

Então, se temos muito mais iões Na+ e Cl- na água do mar, a quantidade de moléculas que temos, sem ser na forma de ião, na água do mar, é muito maior.

E como tu deves saber, uma molécula orgânica, geralmente não se gosta de dissolver em água... Se nos aquários de água salgada não tivessemos o bem dito escumador, ficavamos logo com uma película de gordura/matéria orgânica à superfície do aquário, o que traria muitos problemas, tais como problemas nas trocas gasosas...

Se nos aquários de água doce, esses equilíbrios estão mais deslocados para a dissociação, então o escumador não vai fazer nada. Porque a função do escumador é separar moléculas orgânicas (gordura) da água. Separação essa, que é maximizada com as bolhas de ar... mas isso peço a outra pessoa que explique :wink:

Espero ter ajudado.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Publicado:
estou a falar de um aqua 1250 litros com oscares e jaguares.

1250 litros? Tens um aquário dessas dimensões? Vais ter? Conta-nos tudo! :shock:

Bruno Nogueira

Publicado:

Pois é, realmente tens razão ivanpantz, num de agua salgada funciona muito melhor que em agua doce. mas...em agua doce tambem funciona.

A pelicula não é de gordura, é proteica e portanto, resmas de moleculas polares.

As bolhas apenas são um "gerador de carga" atraindo as moleculas e depois arrastando-as mecanicamente para cima por impulsão (bolhas de ar na agua).

Assim, quanto mais sais dissolvidos melhor funciona e quanto maior for o poder redox da agua (injeccção de O3, ozono) melhor funciona o escumador, quer em agua doce quer em salgada.

a vantagem do escumador é retirar as proteinas (maior constituinte da alimentação dos peixes) antes que esta seja degradada pelo ciclo do azoto e em fosfatos por exemplo.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Publicado:

Não querendo contradizer o Just-me em tempos coloquei a mesma questão no cichlid-forum e esta foi a resposta "a protein skimmer will not work on a freshwater tank. the osmatic pressure is too low and it will not create the millions of tiny bubbles that the protein skimmer requires to work properly. saltwater only, sorry."

Julgo que faz sentido, mas.....

Publicado:

muito muito obrigado pelas excelentes ajudas.... percebi umas melhor que outras mas todas me fizeram aprender uma coisa.... falta-me ler tanta coisinha ainda :oops: ...... de qualquer maneira ajudou a que eu não cometesse o erro de comprar um bruto escumador só para depois o ver apenas a dar um ar complicado à minha sump.... :lol::lol: para isso arranjo um avariado q dá o mesmo aspecto.

é, este é o meu quinto aquario com 1,80 x 1,00 x 0,70 e que vai ter Big Boys centro e sul americanos quando eu puder garantir que a agua dele é tão boa como a do Fastio....ou melhor. daí a ideia do escumador, que aqueles desgraçados não teem nenhumas maneiras à mesa. voces haviam de ver o q eles fazem a uma pastilha de coração de boi congelada, dá moleculas organicas pra pôr 10 escumadores a deitar fumo.

Isso mesmo, primo do Donald e eminente reporter da Patada. Visitem "todos" os peixanários...

Publicado:

pois, mas a verdade é que apesar de te terem dito isso, existem escumadores para agua doce a serem vendidos... e funcionam. lá esta como foi dito a eficiencia é menor e o tempo de arranque maior, mas lá que funcionam, funcionam :oops:

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Publicado:

Olá de novo.

A pelicula não é de gordura, é proteica e portanto, resmas de moleculas polares.

Ok... expressei-me mal. Película orgânica, matéria orgânica.

Não te esqueças que as moléculas proteicas, têm tanto de polares como de apolares, a modo que podem até criar coisas como micelas.

Eu falei mais em termos de química, sim porque num funcionamento de um escumador, não se pode desprezar esta parte... :oops:

mas...em agua doce tambem funciona.

Claro... :lol: Nem eu disse o contrário. Só disse, tal como tu, que funcionava melhor em águas com maior T.D.S

As bolhas apenas são um "gerador de carga" atraindo as moleculas e depois arrastando-as mecanicamente para cima por impulsão (bolhas de ar na agua).

Faz sentido, pois tendo partes polares e apolares, as moléculas orgânicas/proteicas, vão orientar a parte apolar para o "ar" e a parte polar para a água.

Eu sabia que funcionava assim, mas preferi não explicar. Não fosse eu confundir alguem...

e quanto maior for o poder redox da agua (injeccção de O3, ozono) melhor funciona o escumador, quer em agua doce quer em salgada.

Esta agora é que não percebi... :lol: Em que é que a injecção de um oxidante aumenta o bom funcionamento de um escumador? É em termos de oxidar as moléculas orgânicas? Para que o seu transporte seja mais eficaz?

Cumprimentos a todos.

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Publicado:

ora aqui estou eu a absorver estas dicas preciosas...obrigado, espero que este topico me ajude e a mais uns quantos que como eu estão a começar. já agora seria possivel dizerem-me se conhecem alguma marca de escumadores de agua doce? é que a ideia continua a piscar-me na cabeça como sendo boa...algo que retire as proteinas da agua, e olhem que os meus meninos largam proteina naquela agua. ou arranjo escumador ou forneço batidos proteicos para algum gym de musculosos.

:)8) é só fosfatos :lol::lol:

Publicado:

a aquacare tem uma linha de escumadores éspecificos para agua doce. A construção é similar aos salgados, mas tem algumas diferenças, nomeadamente a nivel de tamanho da coluna.

Publicado:

não encontrei da Aquacare mas encontrei da Schuran uns que são u imo...obrigado malta

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!