Recommended Posts

Publicado

Boas,

Tenho um aquario de 80x30x40 (90 litros) que trazia de origem uma lampada de 18 watts, como achei que era pouca luz para tanta agua, decidi colocar 2 lampadas PC de 36 watts cada.

Como o meu aqua é pouco plantado não será luz a mais para os peixes??

Um Abraço,

Paulo Miranda

Publicado:

Da radiação solar directa num dia de ceu aberto por volta do meio dia, a parte que chega ao solo é cerca de 1000W/m2 em todo o espectro. por isso duvido que os peixes se queixem de 72W em 0.36 m2 8)

eu tenho mais ou menos o dobro do que tu tens no meu aquario e nem os alevins á superficie se chateiam :lol:

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Publicado:

Tenho um aquário com as mesmas dimensões do teu, e tenho o mesmo problema, pouca luz. Só tenho uma lâmpada de 18W flora-glo. Também quero comprar uma calha com duas lâmpadas, se possivel power compact. Será que me podes dizer Paulo Miranda, quanto deste pela tua calha?

• 4 semanas depois...
Publicado:
E já agora Paulo podias me dizer onde compras-te? Foi aqui no Porto??

Boas,

Desculpa só te responder agora, mas tenho andado muito ocupado.

Mas é assim a minha calha fui eu que a montei e não deu lá muito bom resultado e vou dizer-te porque.

Depois de muito ler cheguei a conclusão que para lampadas de 36 Watts poderia usar balastros "normais" (não sei se sabes um balastro electrónico de 2*36 Watts custa +/- 40€ ), mas o que aconteceu foi que os balastros normais aqueceram tanto que derreteram a tampa do aqua.

Agora que fica com uma luz espectacular lá isso fica, até parece outro aquario, muita mais cor, mais brilho, um espectaculo.

Se quizeres fazer uma aconselho-te a comprares balastros electrónicos +/- 40, € 2 lampadas 36Watts +/- 15 € cada, 2 casquilhos 2G11 2 € cada e fita cola de estanho ( usa-se para isolar os tubos dos exaustores ) para colares entre as lampadas e tampa do aqua.

Fica bem

Paulo Miranda

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!