Babo Publicado Novembro 22, 2005 Publicado Novembro 22, 2005 É verdade que as ampulárias de vez enquando hibernam? Passo a explicar: Uma das minhas ampolárias fechou a porta e foi para dentro da casa e já está assim à 24h. -Gostava de saber qual é a esperança de vida -E tudo sobre a reprodução. Cumps Anti-Canon lol
PedroSantos Publicado: Novembro 23, 2005 Publicado: Novembro 23, 2005 Nelson, podias ter dado a informação, se sabias é claro. Tenho 4 ampularias e duas delas estão completamente imoveis faz já uma semana. Todos os dias verifico se estão vivas e por incrivel que pareça estão. Continuo sem saber se hibernam. Fiquem bem! http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=118592&st=0Ex-spidey http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...14&hl=Manor
Babo Publicado: Novembro 23, 2005 Autor Publicado: Novembro 23, 2005 Uma das que eu tenho está precisamente assim à 3 dias. Já lhe toquei e ela encolhe-se mais, mas parece mesmo que está a hibernar... Se alguém souber algo diga. Já agora se alguem sabe o tempo de vida desta espécie. Cumps. Anti-Canon lol
miguel angelo 2 Publicado: Novembro 24, 2005 Publicado: Novembro 24, 2005 Boas, As Ampulárias podem hibernar por períodos relativamente longos, especialmente devido à queda de temperatura. Não sei se é o teu caso. Temperatura : de 20 a 30°C As Ampulárias tem uma característica desconhecida, elas hibernam. Têm uma necessidade natural de se enterrar na lama anualmente; se elas não poderem satisfazer essa necessidade, é possível que vivam muito menos tempo. A duração deste periodo é difícil de determinar (alguns dias a algumas semanas) convém verificar a presença do opérculo que fecha a concha. A presença deste atesta da boa saúde da ampulária. A única coisa a fazer neste periodo é deixa-las dormir em paz. Após esse repouso, elas simplesmente sairão da concha e continuarão a sua vida como se nada fosse; no entanto uma boa refeição dá jeito, elas ficam famintas. Abraços Miguel Angelo Os meus Discus
miguel angelo 2 Publicado: Novembro 24, 2005 Publicado: Novembro 24, 2005 Boas, Uma das que eu tenho está precisamente assim à 3 dias. Já lhe toquei e ela encolhe-se mais, mas parece mesmo que está a hibernar...Se alguém souber algo diga. Já agora se alguem sabe o tempo de vida desta espécie. Cumps. Depende do ambiente onde residem mas mais ou menos 2a 3 anos. Abraços Miguel Angelo Os meus Discus
Babo Publicado: Novembro 24, 2005 Autor Publicado: Novembro 24, 2005 ... convém verificar a presença do opérculo que fecha a concha. A presença deste atesta da boa saúde da ampulária. ... ... no entanto uma boa refeição dá jeito, elas ficam famintas. Obrigado, mas no caso do opérculo está realmente fechado, mas parece mais murcho. Pergunto se é normal. Quanto à refeição, que aconselhas. Tenho mais 4 ampulárias e uma delas notei hoje que tem na concha uns boraquinhos na parte onde acaba o efeito de enrolar a mesma. Obrigado e cumprimentos Anti-Canon lol
miguel angelo 2 Publicado: Novembro 24, 2005 Publicado: Novembro 24, 2005 Boas, Obrigado, mas no caso do opérculo está realmente fechado, mas parece mais murcho. Pergunto se é normal. Quanto à refeição, que aconselhas. Tenho mais 4 ampulárias e uma delas notei hoje que tem na concha uns boraquinhos na parte onde acaba o efeito de enrolar a mesma. Obrigado e cumprimentos Se o opérculo está lá a ampolária está viva. Refeição: quando ela acordar dá-lhe uma rodela muito fina de pepino ou batata descascada e lavada como é obvio. Os buraquinhos: Isso é descacificação(prvavelmente elas vivem num aquário com água acida e dureza baixa) devem ser mantidos em águas de pH 7,0 a 7,5 e dureza média, ou seja, com compostos de cálcio dissolvidos. Abraços Miguel Angelo Os meus Discus
Babo Publicado: Novembro 24, 2005 Autor Publicado: Novembro 24, 2005 Os buraquinhos: Isso é descacificação(prvavelmente elas vivem num aquário com água acida e dureza baixa) devem ser mantidos em águas de pH 7,0 a 7,5 e dureza média, ou seja, com compostos de cálcio dissolvidos. Desculpa ser tão chato mas aproveito para te perguntar mais uma coisa: Realmente gostava de subir um pouco o ph, pois está a 7, e com os compostos de calcio que referiste o ph sobe? E que compostos são esses? Carbonato de Calcio? Onde arranjo, na farmácia por exemplo? Obrigado e cumprimentos Anti-Canon lol
miguel angelo 2 Publicado: Novembro 24, 2005 Publicado: Novembro 24, 2005 Boas, Os Químicos que me desculpem e que entrem também, já começo a ficar atrapalhado, . O PH Está directamente ou indirectamente relacionado com os carbonatos de cálcio , mas no teu caso e muito simplóriamente acho que deveves verificar o KH da àgua , Químicos Ajudem por favor. Penso que ao adicionares carbonatos de cálcio vaios aumentar o Ph. Abraços Miguel Angelo Os meus Discus
miguel angelo 2 Publicado: Novembro 24, 2005 Publicado: Novembro 24, 2005 Boas mais uma vez, Se não houver melhores opiniões, aconselho-te a não modificares a química da àgua do aquário e a passares de vez em quando as ampulárias para outro , (de vez em quando e durante uma semana) com uma àgua alcalina e com um KH mais elevado. Abraços Miguel Angelo Os meus Discus
Babo Publicado: Novembro 24, 2005 Autor Publicado: Novembro 24, 2005 Obrigado miguelangelo por partilhares a tua experiencia. E que já ajudaste e muito. Mas mesmo assim eu gostava de saber se posso adicionar carbonato de calcio para ir aumentando lentamente o pH e o KH do meu aqua, e também onde arranjar o carbonato de calcio. Se alguém me poder ajudar... Cumprimentos e obrigado Anti-Canon lol
miguel angelo 2 Publicado: Novembro 24, 2005 Publicado: Novembro 24, 2005 Boas, Se adicionares uma colher de Chá de bicarbonato de sódio por cada 200 l de àgua vais subir o KH em um dH e aumentar o PH para os 8.2 Mas já agora que peixes têns? Para querer subir tanto o pH ? Abraços Miguel Angelo Os meus Discus
Babo Publicado: Novembro 24, 2005 Autor Publicado: Novembro 24, 2005 Tenho Guppys Corys e ottos, ampolárias, Botias palhaço, Red Cherry's e uns peixinhos que não sei o nome mas que gostam de água alkalina. São todos pequenos e jovens e uns alvins de Guppys. Por isso é que quero aumentar gradualmente o pH e o KH Também tenho plantas mas não são muitas. Cumps Anti-Canon lol
PedroSantos Publicado: Novembro 24, 2005 Publicado: Novembro 24, 2005 Babo! Dependendo da litragem do teu aqua, usa em proporção a água da torneira, eu uso e sem problemas. http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=118592&st=0Ex-spidey http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...14&hl=Manor
Recommended Posts