poliveira Publicado Novembro 22, 2005 Publicado Novembro 22, 2005 olá pessoal tenho um aqua salgado com 1,20x45x50 e queria alguns esclarecimentos de pessoal mais entendido acerca de : iluminaçaõ - tenho calha com 2x 150 w hqi de 14000k + 2x 24w actinicas quntos horas deverá ser o fotoperiodo e a que altura deve estar a calha da altura da agua reposiçaõ de agua- evaporam por dia cerca de 2,5lts do meu aqua, estou a fazer de dois em dois dias 5 litros de agua osmose+ kalk sistema pingo a pingo, acham que devo fazer a reposição diaria dos 2,5 lts e que quantidade de kalk pra essa mesma agua alga coralina - o crescimento da mesma no meu aqua nao é o desejado deverei adicionar mais algum produto? valores do meu aqua salinidade 1025 temp - 25º calcio entre os 400 e 460 magnesio -1300 dureza 11 nitritos nitratos e amonia -0 espera a vossa ajuda um abraco oliveira
Diogo Lopes Publicado: Novembro 22, 2005 Publicado: Novembro 22, 2005 Olá Oliveira, Em primeiro lugar se tens os valores que apresentas no aqua estás de parabéns, pois estão excelentes. quntos horas deverá ser o fotoperiodo e a que altura deve estar a calha da altura da agua A iluminação é a correcta para a altura do teu aqua e eu faria 12 horas de actnicas e 10 de HQI´s. A calha colocaria a 20/25 cm da água. reposiçaõ de agua- evaporam por dia cerca de 2,5lts do meu aqua, estou a fazer de dois em dois dias 5 litros de agua osmose+ kalk sistema pingo a pingo, acham que devo fazer a reposição diaria dos 2,5 lts e que quantidade de kalk pra essa mesma agua O melhor é colocares todos os dias e para isso faria os mesmos 5 litros com 3 colheres de sobremesa de kalk. alga coralina - o crescimento da mesma no meu aqua não (palavra corrigida) é o desejado deverei adicionar mais algum produto? No meu aqua (onde não devo ter os teus valores de parâmetros) tenho bons crescimentos de coralina e a única coisa que adiciono é Iodo e Estrôncio. Abraço, Diogo
Luis Rosa Publicado: Novembro 22, 2005 Publicado: Novembro 22, 2005 Com esses parametros dá tempo ao tempo e verás que a continuidade da adição de kalkwasser a alga coralina irá desenvolver-se. Entretanto vai limpando os vidros pois a alga coralina demora mais a desenvolver-se por cima de algas verdes. Cumps [Clickable]
Nuno Prazeres Publicado: Novembro 22, 2005 Publicado: Novembro 22, 2005 Quanto tempo tem o aquário? Se for muito recente ainda vai passar por diversas fases em que as algas dominarão (uma/duas espécies por fase) e só então a coralina começará a dominar. Vai fazendo mudas que ajuda muito. Em http://www.garf.org recomenda-se usar e abusar das actínicas como mecanismo promotor de coralina. Chega-se a falar de fotoperíodos de 24/24 exclusivamente com actínica. Um amigo meu experimentou com bons resultados. Menos espectaculares do que o artigo do garf sugere mas ainda assim muito bons. Projeto Outono - Biótopo de Leito de Folhas Sul Americano
poliveira Publicado: Novembro 23, 2005 Autor Publicado: Novembro 23, 2005 obrigado Diogo pelas tuas dicas neste momento tenho um fotoperiodo assim actinicas 12 horas hqi`s 5 horas , mas vou aumentar as hqi pras 10 h altura da calha à agua esta a 15 cms achas que a devo subir pros 25 cms? em relação ao kalk, evaporam 2,5 lt dia achas entao que devo repor 5 litros nao irá ter influencia no baixar da densidade? a adição de estroncio e de iodo que fazes de qt em qt tempo e qual marca do produto em relação aos parametros sao mesmo estes faço também semanalmente tpa´s 10% com agua do mar de peniche ,devidamente analisada. um agradecimento também igual pra restantes aquarofilistas que me ajudaram abraço oliveira
Duarte Conceição Publicado: Novembro 23, 2005 Publicado: Novembro 23, 2005 Olá poliveira. Vou tomar a liberdade de responder a algumas das questões que estás ao Diogo. altura da calha à agua esta a 15 cms achas que a devo subir pros 25 cms? Penso que altura da calha deverá ser a mais próxima possível do aquário atendendo a 2 factores: - Aquecimento (não deverá ajudar a subir a temperatura para valores acima dos 25/26ºC) - Os salpicos que de vez em quando se criam através da movimentação, alimentação dos peixes e manuntenção do aquário não deverão atingir o vidro protector da calha. em relação ao kalk, evaporam 2,5 lt dia achas entao que devo repor 5 litros não (palavra corrigida) irá ter influencia no baixar da densidade?a adição de estroncio e de iodo que fazes de quanto (palavra corrigida) em quanto (palavra corrigida) tempo e qual marca do produto em relação aos parametros sao mesmo estes faço também semanalmente tpa´s 10% com agua do mar de peniche ,devidamente analisada. Deves repôr no aquário toda a água evaporada diariamente. Se colocares mais do que a que evapora naturalmente que no curto prazo terá impacto na densidade. Não sei quais os produtos nem a forma de dosear do Diogo, mas se queres mesmo colocar aditivos recomendo a utilização dos da Kent Marine. Cumps DC
serranini Publicado: Novembro 23, 2005 Publicado: Novembro 23, 2005 Olá Paulo Já vi que o teu aquario vai de saude, gostava de saber em peniche onde vais buscar água pois estou a necessitar de ir buscar água e não sei muito bem onde ir, gostava tambem de saber se onde vais o carro chega perto da água para opoder recolher uma quantidade grande de água. e o teu Epatus esta de boa saude??? Um abraço
poliveira Publicado: Novembro 24, 2005 Autor Publicado: Novembro 24, 2005 ola serranini adiciona te para podermos falar oliveirinha1002@msn.com abraço oliveira
Recommended Posts