Recommended Posts

Publicado

boas pessoal!!!!

Bom a minha questao é, qual dos dois filtros apresentados no topico, é melhor e mais funcional!!!????

o aqua será plantado, e tem +/- 270lt ou mais, n sei ao certo...

abraços!!!

:::Quando as palavras n bastam, as acções completam!!!:::

Publicado:

Oi,

Aqui à uns tempos tambem tive a ideia de comprar um wet/dry para o meu plantado. No entanto se fizeres uma rapida pesquisa aqui no forum, verás que a ideia não é assim tão boa.

O problema maior reside na rápida 'evasão' do co2 da agua, para além do maior 'consumo' de nitratos por parte das bacterias, nitratos esses que as plantas agradecem.

Luis.Dias

Publicado:

Olá.

O problema maior reside na rápida 'evasão' do co2 da agua, para além do maior 'consumo' de nitratos por parte das bacterias, nitratos esses que as plantas agradecem.

Quanto ao CO2, concordo contigo. Agora as bactérias consumirem nitratos... :) Totalmente errado. As bactérias é que produzem nitratos. O problema dos wet-dry nos plantados, é que as plantas preferem absorver amónia ao invês de nitratos, o que torna a assimilação do Azoto mais demorada, fazendo assim com que as plantas não cresçam tão rápido. Mas é uma difrença ínfima...

Espero ter ajudado.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Publicado:
Olá.

O problema maior reside na rápida 'evasão' do co2 da agua' date=' para além do maior 'consumo' de nitratos por parte das bacterias' date=' nitratos esses que as plantas agradecem.[/quote'']
Quanto ao CO2' date=' concordo contigo. Agora as bactérias consumirem nitratos... :? Totalmente errado. As bactérias é que produzem nitratos. O problema dos wet-dry nos plantados, é que as plantas preferem absorver amónia ao invês de nitratos, o que torna a assimilação do Azoto mais demorada, fazendo assim com que as plantas não cresçam tão rápido. Mas é uma difrença ínfima...[/quote']

'consumo' não é de facto a palavra correcta. No entanto, a ideia é mais ou menos essa, e resume (muito) o ciclo do nitrogenio. Não acho que as plantas prefiram a amonia aos nitratos.

É que a amonia é altamente tóxica para todos os organismos vivos. O que os filtros biologicos fazem é justamente dar uma 'maozinha' às bacterias a oxidar a amonia para criarem compostos similares, como os nitritos, que por sua vez serão novamente decompostos nos muito menos tóxicos nitratos, que finalmente serão consumidos pelas plantas como fonte de nitrogenio.

Luis.Dias

Publicado:
Não acho que as plantas prefiram a amonia aos nitratos.  

É que a amonia é altamente tóxica para todos os organismos vivos. O que os filtros biologicos fazem é justamente dar uma 'maozinha' às bacterias a oxidar a amonia para criarem compostos similares, como os nitritos, que por sua vez serão novamente decompostos nos muito menos tóxicos nitratos, que finalmente serão consumidos pelas plantas como fonte de nitrogenio.

estás enganado :Das plantas preferem e muito a amónia aos nitratos, e se mensmo assim não acreditas, experiemnta dar uma saltada á parte de adubos de uma superficie qualquer que as venda e ver a composição.

Os nitratos teem de sofrer o processo inverso á oxidação que as bacterias fazem, dentro da planta e para isso é gasta energia.

A diferença entre os seco-humidos e os normais é que as bacterias funcionam muito melhor com maior quantidade de oxigénio disponivel e por isso é possivel uma maior filtração no mesmo espaço de filtro. Ou seja a vantagem dos seco-humidos é conseguir filtrar mais agua com o mesmo volume de filtro.

Num aquario com filtragem adequada e portanto com um filtro maior humido ou menor seco-humido a taxa de redução de amónia deve ser igual. No entanto a nível de CO2 o seco-humido faz com que muitas perdas aconteçam e por isso seria preferivel um canister normal.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Publicado:

Bom pessoal

chegamos a alguma conclusao???? eu preciso de ajuda, eu axo q o Just_me tem razao no q diz... mas tb n percebo nada canister's, e como me tao a vender um desses dois preciso de saber qual escolher.... o humido tem mais volume q o seco/humido, talvez compense... n sei... deem mais opinioes e ajudem-me!!! abraços

:::Quando as palavras n bastam, as acções completam!!!:::

Publicado:

Olá.

O que os filtros biologicos fazem é justamente dar uma 'maozinha' às bacterias a oxidar a amonia para criarem compostos similares, como os nitritos, que por sua vez serão novamente decompostos nos muito menos tóxicos nitratos, que finalmente serão consumidos pelas plantas como fonte de nitrogenio.

Mas um filtro biológico, é exactamente um aglomerado de bactérias, num suporte qualquer... tipo esponjas, bioballs, cerâmicas.

E tal como o Just-me já disse, a fonte priméria de azoto para a maior parte dos seres vivos é na forma de NH3/NH4+

Se ainda estás incrédulo, basta veres sobre que forma existe o azoto nos seres vivos.

Toma o exemplo dos aminoácidos. Todos eles têm pelo menos um grupo -NH2. E sabes de que molécula é que ele é gerado? NH3/NH4+, e não do nitrato. Os seres vivos quando expelem azoto, dos seus organismos é quase sempre sobre a forma de NH3/NH4+. Os peixes conseguem produzir logo NH3, no entanto o Homem, só consegue chegar à Ureia (CO(NH2)2).

Espero ter ajudado.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Publicado:

E ele que queria somente saber que filtro escolher :wink:

é um regalo ler-vos 8)

realmente engane-se quem pense que a aquariofilia é uma bola de vidro e um peixinho lá dentro.

Publicado:
E ele que queria somente saber que filtro escolher :)

é um regalo ler-vos :)

realmente engane-se quem pense que a aquariofilia é uma bola de vidro e um peixinho lá dentro.

Desculpa lá mas fartei-me de rir à conta das tuas frases...

:wink:8):lol::lol::lol:

Cumps

Anti-Canon lol

Publicado:

"ivanpantz", "Just_me"... contra factos não há argumentos. Reconheço que se colocarmos a mesma quantidade de compostos, absorvíveis por plantas, de amónia e nitratos, os de amónia serão certamente consumidos mais depressa...

... nada como uma boa discussão para estimular o nosso conhecimento. Obrigado.

Já agora, a imagem que vale sempre mais que mil palavras...

Bio4.jpg.xs.jpg

"danielludgero", "Babo" ... desculpem lá a usurpação do tópico...

Luis.Dias

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!