Iniciaçao! Duvidas


Tavanez

Recommended Posts

1º que tudo... isto é ilegal... porque um gajo a visitar este forum e o exelentes aquarios que por aqui se ve, e os exelentes topicos que aqui se veem, eu nao resisto a me iniciar nos aquarios de agua salgada tambem, e que dizer começo com um aquario de balão á cerca de um ano e passo para um de 17 litros só porque o peixinho(beta) sofria de andar á volta, e agora tou com 3 aquarios, quer dizer... Ando a poupar a semana toda pa comprar qq coisa pa aquario aos poucos e poucos!

Tá malllllll!!!!!! :?)))))

lol

Desculpem lá esta introduçao...

Mas gostaria de me iniciar nos salgados mas queria, o material que tenho para esse salgado é:

Um aquario de 60 x 30 x 40

Termoestato de 50 w

Powerhead 600 l/h

Calha para lampada de 13 w

 

Gostava de por peixes palhaço e uns camaroes e talvez um cavalo marinho

Pelo que já me apercebi preciso de ter rocha viva...

Será preciso ter um escumador?

A agua salgada, tenho de comprar o sal que se vende nas lojas de aquariofilia?

Como junto o sal com a agua?

Não poderia utilizar a agua salgada de setubal?

Preciso de comprar algo mais?

Já ag seja o que for deem-me só uma ideia de preços! =)

 

Já agora aqui ficam os meus parabens a todos os utilizadores deste exelente forum pelos aquarios construidos tanto doces como salgados! =)

Mais uma vez obrigado por aturarem este viciado de "peixinhos"!

=)))

Cumprimentos Tavanez! :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva Tavanez

 

Gostava de por peixes palhaço e uns camaroes e talvez um cavalo marinho

Atenção que o teu aquário é muito pequeno. Sugiro que no máximo coloques 2 palhaços tipo P. ocellaris e um camarão . Ou então em vez dos palhaços optes por 2 cavalos marinhos.

Pelo que já me apercebi preciso de ter rocha viva...

Sim é muito importante. Cerca de 10 a 12 Kg de boa qualidade. Areia viva também ajudava embora não seja fundamental mas acelerava o ciclo.

Será preciso ter um escumador?

Não é necerssário nesse aquário se fizeres uma muda de 10 a 20% semanal.

A agua salgada, tenho de comprar o sal que se vende nas lojas de aquariofilia?  

Como junto o sal com a agua?  

Não poderia utilizar a agua salgada de setubal?

Podes utilizar água salgada de Setubal desde que a recolha num sitio limpo de preferençia afastado de zonas residenciais ou comerciais. Para fazeres água salgada artificial misturas o sal com água de osmose ou com água da torneira ( se esta for de boa qualidade ) com anticloro num recipioente. Colocas uma bomba ou uma pedra difusora durante 24 horas para movimentar a água.

Preciso de comprar algo mais?

Mai uma bomba de 600 lt/hora; um densímetro; testes de amonia, nitritos, pH e kH ; destapa o aquário; coloca uma calha de power compact de 60 cm ( tens da lifetech ) para poderes ter macroalgas e alguns corais; não te esqueças que tens que repor a água doce que vai evaporando.

Já ag seja o que for deem-me só uma ideia de preços! =)

Pegando nisto vai a uma loja ou duas e pede orçamentos.

Cump.

Rui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Não convem... assim vicias o aquário e crias zonas mortas em circulação onde se irá dar acumulação de detritos que depois vão causar o aparecimento de algas.. etc etc.. :)

 

Tens de provocar um choque entre as bombas para haver choque de correntes para haver sempre variações na mesma.

 

Olha luz até podes por leds apenas..... a luz para os peixes não serve para muito lampadas mais simples tipo aquaglo e reefglo ou sunglo devem servir. Agora se quiseres por corais aí é que vais ter de usar luz mais forte, nomeadamente as powercompact ou t5's ou mesmo hqi's..

 

 

Cumps

meureef.jpg[Clickable]
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não sei quantos de nós vieram da água doce mas não será um abuso dizer "quase todos".

 

Pessoalmente o maior choque que senti nem foi o "choque tecnológico" :lol: (escumador, iluminação, rochas, kalk, sumps, etc...) nem o biológico (rocha viva, areia viva, montes de bicharada, invertebrados, etc...).

 

Foi sim o choque temporal. Em água salgada as coisas boas são de dez a cinquenta vezes mais lentas do em água doce. As más são de dez a cinquenta vezes mais rápidas. 8)

 

Isto para te dizer que depois de montado o aquário, quanto mais paciência tiveres antes de colocar peixes melhor. Se em água doce 3 semanas em princípio chegam para começar a colocar peixes gradualmente, em água salgada, principalmente em aquários pequenos, 3 meses podem não ser suficientes.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

depois de ter lido as vossas ajudas acabei por desistir de aguas salgadas porque nao queria esperar etc etc...

Mas novamente tou decidio a espera seja o tempo que for...

:wink:

Posso por areão no aquario e a agua no aquario já com uma power head? Só pa dar um melhor aspecto ao aquario?

Já ag... Em setubal a agua salgada é um pouco poluida, algum tratamento especial a fazer ou nao?

A areia pode ser areia da praia? ou nao é aconcelhável...

Na quero gastar muito dinheiro, pois tb nao o tenho! =)))

Obg

Um abraço

Cumprimentos Tavanez! :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Evita a agua de Setubal.

Está demasiado poluida, e na sua maior parte não é agua salgada mas sim salobra.

 

Perto do Meco tens bons sitios para colectares agua.

1 Abraço

César Pereira ( EX.Membro(...) Socio Fundador dos (.)|(.))

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pois, e mais perto sem ser o meco nao conheçes nd? E ja ag, tive uma ideia que pode ser um pouco estupida, mas e se for á troia marisco que faz o comercio de marisco e pedir agua salgada lah visto que eles teem tanques enormes de agua... Não será uma boa ideia? =)

Cumprimentos Tavanez! :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pois, e mais perto sem ser o meco não (palavra corrigida) conheçes nada (palavra corrigida)? E ja ag, tive uma ideia que pode ser um pouco estupida, mas e se for á troia marisco que faz o comercio de marisco e pedir agua salgada lah visto que eles teem tanques enormes de agua... Não será uma boa ideia? =)

 

Mais perto que o Meco não conheço, todas as zonas ai a volta tem uma grande densidade populacional.

 

Troia Marisco - Duvido que te vendam a agua, e sinceramente nem sei se a agua será boa para o aquario, mas nada como experimentares, testa é muito bem a agua antes de a utilizares.

1 Abraço

César Pereira ( EX.Membro(...) Socio Fundador dos (.)|(.))

Link to comment
Partilhar nas redes sociais