animalworld Publicado Janeiro 11, 2004 Publicado Janeiro 11, 2004 boa tarde tou com muitas dificuldades em baixar o meu GH..... tenho ele a 13.44.... o que eu acho demasiado, nao acham??? alguem sabe como baixar??? Citar ANIMALWORLD Rua Goa nº30A Sta Iria Azoia (junto a saida da A1) www.lojanimalworld.com Sérgio Moreira
Itra Publicado: Janeiro 11, 2004 Publicado: Janeiro 11, 2004 Gh...Está a referir-se ao Kh?? ou ao dH? Baixar a Dureza dos carbonatos(KH) O método mais rápido e económico para baixar a dureza da água é adicionar água destilada, desmineralizada ou água das chuvas(atenção ás águas poluídas). Xau Citar Fórum Selos&Companhia http://selosecompanhia.pt.vu Visite-nos!!!
animalworld Publicado: Janeiro 11, 2004 Autor Publicado: Janeiro 11, 2004 eu estou-me a referir mesmo a GH - Dureza geral.......(a dureza geral "GH" é uma medida para todos os sais dissolvidos na agua.Estes sais são principalmente compostos de calcio "Ca" e magnesio "Mg". A dureza geral tb está denominada por "dureza total" "Th") Citar ANIMALWORLD Rua Goa nº30A Sta Iria Azoia (junto a saida da A1) www.lojanimalworld.com Sérgio Moreira
ruitaborda Publicado: Janeiro 11, 2004 Publicado: Janeiro 11, 2004 Ola Desculpe a minha pergunta como chegou a esse número. Pelo teste das gotas de côr ou através de medidor electrónico. Faço esta pergunta porque uzo os dois sistemas e esses números só consigo com a agua de osmose. Porque pelo teste das cores o meu GH é de 5 e pelo electrócico ´+ - 350 mS. Fico admirado com esses dados, pode me concretizar melhor? Até sempre Rui Citar
animalworld Publicado: Janeiro 11, 2004 Autor Publicado: Janeiro 11, 2004 olá sr rui fiz da seguinta maneira..... 12(gotas) * 20 * 0.056 é como manda o manual da HAGEN não é assim q se faz? sabe como baixar o GH? Citar ANIMALWORLD Rua Goa nº30A Sta Iria Azoia (junto a saida da A1) www.lojanimalworld.com Sérgio Moreira
ruitaborda Publicado: Janeiro 11, 2004 Publicado: Janeiro 11, 2004 Ola Não conheço esse manual. O que eu penso é que será o mesmo sistema de gotas como eu expliquei. Quanto a baixar o GH só conheço estas maneiras: Com a agua de osmose. Com utilização de turfa Com a utilização de resinas Com a utilização de agua destilada. Devidos ao número de litros dos meus aqs. ( 1 500 l) utilizo as 3 primeiras maneiras pois a agua destilada nem pensar. Também se pode utilizar a agua da chuva, Até sempre Rui Citar
Visitante Publicado: Janeiro 11, 2004 Publicado: Janeiro 11, 2004 Boas! Aqui vai um exerto de uma FAQ que t pode ajudar: "Amaciar a água (i.e., baixar o GH) Alguns peixes (e.g., discus, tetras cardinal, etc.) preferem água macia. Embora possam sobreviver em água dura, dificilmente procriarão nela. Assim, pode ser necessário suavizar a sua água mesmo com as dificuldades envolvidas no processo. Os métodos caseiros de amaciar a água usam uma técnica conhecida como "troca de iões". Isto é, removem os iões de cálcio e de magnésio substituindo-os por iões de sódio. Embora isto faça tecnicamente a água mais macia, a maioria dos peixes nem nota a diferença. Isto é, os peixes que preferem a água macia também não gostam de sódio, e para eles tais amaciadores não ajudam em nada. Assim, os amaciadores caseiros não são um método apropriado para suavizar a água para uso em aquários. As lojas de peixes também vendem "almofadas suavizadoras de água". Usam o mesmo principio de "troca de iões". "Recarrega-se" a almofada num banho de água salgada, depois coloca-se no aquário onde os iões de sódio são libertados na água e substituídos por iões de cálcio e magnésio. Após algumas horas ou dias, a almofada (juntamente com o cálcio e o magnésio) é removida e recarregada. As almofadas vendidas em lojas são demasiado pequenas para funcionar bem na prática e não devem ser usadas pelas mesmas razões citadas em cima. A turfa suaviza a água e reduz a sua dureza (GH). A maneira mais eficiente de suavizar a água usando turfa é arejar a água durante 1 a 2 semanas num balde que contenha turfa. Por exemplo, arranje uma balde (de plástico) de tamanho apropriado. Depois arranje uma grande quantidade de turfa (4 litros), coza-a (de modo a afundar), forre com ela uma fronha, e coloque-a no balde de água. Use uma bomba de ar para arejar. Em 1 ou 2 semanas, a água estará macia e mais ácida. Use esta água envelhecida para fazer mudanças parciais de água no seu aquário. A turfa pode-se comprar em casas de aquários mas é cara. É muito mais económico comprar em grosso numa loja de jardinagem. Leia o rótulo cuidadosamente! Não deve usar turfa que contenha fertilizantes ou outros aditivos. Embora haja quem coloque turfa nos filtros dos aquários, esta técnica tem desvantagens. Primeiro, a turfa entope facilmente, por isso usar turfa nem sempre é eficiente. Em segundo lugar, a turfa pode facilmente turvar a água do seu aquário. Em terceiro, a quantidade exacta de turfa necessária para efectivamente suavizar a sua água é difícil de estimar. Usar a quantidade errada produz uma química da água errada. Por fim, quando fizer trocas de água, a química da água do seu aquário muda quando adicionar nova água (tem as características erradas). Durante os dias seguintes, a química muda á medida que a turfa produz efeito. Usando água envelhecida ajuda a assegurar que a química do seu aquário não flutua enquanto faz mudanças parciais de água. A água dura também pode ser suavizada diluindo-a com água destilada ou com água RO. Água RO é água purificada através de uma unidade de osmose inversa ("Reverse Osmose" em Inglês). Infelizmente os filtros de osmose inversa são demasiado caros para muitos aquariofilistas. Água RO só pode ser comprada em algumas lojas de peixes, mas para a maioria a despesa e o trabalho não o justificam. O mesmo se aplica à água destilada comprada em mercearias. " Citar
animalworld Publicado: Janeiro 11, 2004 Autor Publicado: Janeiro 11, 2004 o meu aquario é de 200L. agua destilada nem pensar pq? desculpe a minha ignorancia..... Citar ANIMALWORLD Rua Goa nº30A Sta Iria Azoia (junto a saida da A1) www.lojanimalworld.com Sérgio Moreira
Visitante Publicado: Janeiro 11, 2004 Publicado: Janeiro 11, 2004 Boas! Imagino que seja pelo preço! €€€€ Não iria sair mesmo nada barato num akua tão grande! Citar
animalworld Publicado: Janeiro 11, 2004 Autor Publicado: Janeiro 11, 2004 obrigada diogo. foste bem claro tira-me um duvida..... devo cozer a turva? pq? nao pode ser normal? a agua não vai ficar um pouco suja? Citar ANIMALWORLD Rua Goa nº30A Sta Iria Azoia (junto a saida da A1) www.lojanimalworld.com Sérgio Moreira
Visitante Publicado: Janeiro 11, 2004 Publicado: Janeiro 11, 2004 Boas! Olha... eu nunca tive necessidade de amaciar a água.. aquilo que sei é dakilo que li. A verdade é que já li em muitos sitios para ferver e outros n mencionam esse aspecto. Creio que será para afundar a turfa e para esta n se manter a boiar.. mas como te digo, nunca experimentei, logo, posso estar totalmente errado. Kuanto ao sujar a agua, ao envolveres com uma fronha, em principio n suja. Mas se mesmo assim sujar, filtra a agua através de um collant de nylon antes de adicionares ao aqua e axo k resolve o problema. Só mais uma informação adicional, a turfa vai aumentar-te a acidez da água, por isso cuidado com as kuantidades utilizadas! Citar
ruitaborda Publicado: Janeiro 12, 2004 Publicado: Janeiro 12, 2004 O melhor sistema será a turfa. Na loja aonde comprar a turfa compre também uns saquinhos próprios para a turfa e que tambem serve para o carvão. Normalmente mete-se dentro do filtro para que ao ser filtrada a agua atravessa a turfa. A turfa por vezes turva a agua mas com o tempo deixa de turvar. Eu compro turfa granulada que se torna mais pratica. Ou aliás comprava pois agora compro aos sacos de 30 kg. nos hortos pois sai mais barata. Também pode utilizar uma meia de nylon de semhora que serve perfeitamente. Vai-me desculpar mas eu continuo a duvidar desses números, pois bem gostava de ter a minha água com a 0,56. Como já expliquei o teste colorifico mede-se da seguinte maneira: Num tubo mete-se 5 ml de agua do aquário e então deita-se gota a gota ate a água mudar de cor.Se por exemplo a agua à quinta gota mudar do castanho para o verde é porque o GH está a 5º. Como utilizo o teste da SERA este vem em graus alemães então eu digo a minha água está a GH 5. Se tiver dúvidas diga que se eu souber ajudo. Até sempre Rui Citar
animalworld Publicado: Janeiro 12, 2004 Autor Publicado: Janeiro 12, 2004 o meu só mudou á 12ª gota........... o meu teste é da HAGEN nao sei de a medida é diferente desse da sera...... que tipo de peixes tens? 12 gotas nao achas muito? Citar ANIMALWORLD Rua Goa nº30A Sta Iria Azoia (junto a saida da A1) www.lojanimalworld.com Sérgio Moreira
animalworld Publicado: Janeiro 12, 2004 Autor Publicado: Janeiro 12, 2004 ontem já coloquei a turfa cozida dentro de uma meia no filtro e tenho feito mudas de aguas diaria...... já baixou para 9 gotas Citar ANIMALWORLD Rua Goa nº30A Sta Iria Azoia (junto a saida da A1) www.lojanimalworld.com Sérgio Moreira
ruitaborda Publicado: Janeiro 13, 2004 Publicado: Janeiro 13, 2004 Ola A turfa não deve ser cosida. Deve ser colocada assim como vem. Se por acaso não quer que ela escureça a água, passe-a primeiro pela agua da torneira para sair uma especie de pó. Atenção ao abaixamento rápido do GH que pode ser prejudicial. Será melhor ficar pelos GH 9, e ponha essa turfa num balde com água para futuras correcções. Até sempre Rui Citar
animalworld Publicado: Janeiro 13, 2004 Autor Publicado: Janeiro 13, 2004 já retirei agora está a 9....., mas os meus espadas e guppies resentiram esta mudança e 2 deles morreram....... se calhar foi pior a emenda que o soneto........... Citar ANIMALWORLD Rua Goa nº30A Sta Iria Azoia (junto a saida da A1) www.lojanimalworld.com Sérgio Moreira
ruitaborda Publicado: Janeiro 13, 2004 Publicado: Janeiro 13, 2004 Ola Sergio Não mexa mais na água pois o Sergio devia perguntar na loja que lhe vende os peixes qual o género de água e seus parametros, porque por exemplo o gupy quer uma agua dura (GH alto) mas existe outros peixes que querem uma água menos dura. Procure juntar peixes do mesmo género de água, senão nem uns nem outros se sentem bem. Vá observando e deixe descansar a água do aq. Certamente já reparou que mesmo com o GH alto se calhar não tinha problemas. Até sempre. Rui Citar
animalworld Publicado: Janeiro 13, 2004 Autor Publicado: Janeiro 13, 2004 sim é uma grande verdade!!!! o unicos que nao se dava, bem eram os discus....... mas agora nem uns nem outros.... Citar ANIMALWORLD Rua Goa nº30A Sta Iria Azoia (junto a saida da A1) www.lojanimalworld.com Sérgio Moreira
Recommended Posts