Recommended Posts

Publicado

Olá a todos.

Após várias vezes, alguns users daqui do Fórum chatearem-me a cabeça, lá conseguiram convencer-me a montar um plantado.

Agora as minhas perguntas:

Na calha hand-made que eu estou a fazer, tenho a possibilidade de colocar até 4 lâmpadas T8 de 15 watts cada uma. Isto faz o total de 60 watts... (é só fazer as contas).

Mas o aquário que eu vou usar como plantado, tem 37,5 litros teóricos, que após levar com akadama em cima para fazer 7 cm de altura (+/-) deve andar à volta dos 30-32 litros, mais coisa menos coisa.

Será que 60 watts não é demasiado? É que também não queria estar a dopar as plantas (entenda-se: fertilizar) à bruta. A minha ideia inicial seria usar apenas 3 lâmpadas, que perfazem o total de 45 watts.

As plantas que estou a pensar colocar (de início) serão: riccia, musgo de java e aquela muito fininha, salvo erro, echinodorus tenellus.

O aquário tem 30 cm de altura. Que feitas as contas, serão apenas 23 cm de coluna de água, pois o areão terá 7 cm (+/-)

Óbvio que mesmo com 3 lâmpadas apenas, a regra de 1Watt/L fica logo superada, mas já li também, que para aquários de litragens pequenas, essa relação convém ser maior :wink: Mas creio que tem também a ver com as plantas...

A outra pergunta, é relativamente às temperaturas de cor de cada uma das lâmpadas, e respectivos espectros a usar.

Na solução de 3 lâmpadas, tencionava usar 2 daylight e uma Flora-Glo (já tem cerca de 9 meses de uso), ou uma de 4000 K em substituição da Flora-Glo.

Se partir para a solução de 4 lâmpadas, agradecia-vos que me indicassem qual a melhor combinação, se é que isso existe.

Li também que as lâmpadas de 10000 K são boas para incentivar/realçar as cores das plantas avermelhadas. Se em qualquer das soluções figurar essa lâmpada, agradecia-me que me dissessem onde a comprar. Já fui à Casa das Lâmpadas e à Gillamp e disseram-me que não tinham nada dessa temperatura de cor :wink:

Bem... chegados ao fim do testamento, resta-me pedir-vos desde já, muito obrigado pelas vossas opiniões.

Cumprimentos a todos.

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Publicado:

Olá,

Não sei se posso ajudar mas a Osram tem umas de 8000K, modelo Skywhite

Publicado:

Não é resposta ao tópico mas peço ao membro JPN que limpe um pouco da sua caixa de MP´s.

Obrigado

Luís Lima

Publicado:

quanto as lampadas não te posso ajudar, estou desactualizado. no meu tempo só havia de bom as grolux as luminux da osram e as phillips daylight 965. :( / ainda tenho algumas no sotão )

quanto aos watts. são demasiados... demasiada luz só irá favorecer as algas. e não te irá ajudar em nada. tenta manter os 1 w por litro.

e sendo o aqua tão baixo. pior ainda.

Publicado:

Olá

Viva!!!!! :( :D :arrow:

Finalmente!!!! :oops::wink::wink:

Penso que te bastará os 45Watts. A iluminação a mais poderá ser um factor que potenciará o crecimento de algas.

Também não te esqueças que num aquário dessa dimensão as lampadas terão grande influencia na temperatura dele. quando chegares ao verão poderás vir a ter problemas.

As lâmpadas T8 equipadas com balastro electrónico de pré-aquecimento apresentam uma duração média de 20000 horas e uma vida útil de 18000. Em aquários plantados este tipo de lâmpadas deve ser mudado de 10.000 em 10.000 horas, Pelo que a tua lampada com 9 meses de uso ainda durará de certeza mais alguns meses com eficácia.

A escolha das lampadas deverá ser o mais próximo da luz solar (5800k) pelo que a utilização de uma de 10.000 k com uma cor azul talvez não seja muito aconselhável.

A tua opção de usar 2 daylight e a flora-glo penso ser a mais acertada.

Eu optaria por colocar as Daylight na traseira do aquário e a gro-lux à frente, dará uma maior perspectiva de profundidade.

Abraços

Zé Néo

Bannercopy.jpg

Publicado:

Para comprar podes sempre ir ás lojas dos peixinhos, a aquaplante têm uma catrefada de marcas, mas se quiseres podes ir ao Leroy que lá têm gro-lux, daylight star anti-UV, e as de 10000k mas estas só por estética porque não te aconselho para o plantado.

:)

fish2.gif
Publicado:

Olá.

Desde já, gostava de agradecer a toda a gente que opinou neste tópico.

Vou mesmo para a solução de 3 lâmpadas, usando duas daylight e uma Flora-Glo.

Mais uma vez, muito obrigado. Agora é esperarem, ate eu dar notícias. Espero não desiludir ninguém :) Nem eu ficar desiludido...

Cumprimentos a todos.

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.