Mário Ribeiro Publicado Novembro 19, 2005 Publicado Novembro 19, 2005 Isto é apenas uma hipótese. Um análise e pesquisa a uma eventualidade. Já tenho aquários à muito tempo, mas nunca salgados. Gosto muito de passear pela área de fotos e apreciar verdadeiras obras de arte, mas não me puxa muito a "tentar"... pelo menos até agora. Pelo investimento e um pouco pela dificuldade fico apenas tentado e não efectivamente focado em avançar... MAS... Se avançasse seria apenas para a hipótese Nano ( < 80 cm) e para manter Ocellaris (não por causa do Nemo) porque sempre adorei este peixe. Portanto se eu avancasse... de que precisaria ? Como já disse Peixes seria Ocellaris... do resto NÃO PERCEBO NADA
Francisco Mendes Publicado: Novembro 19, 2005 Publicado: Novembro 19, 2005 LOLOLOLOL Pensei há um bocado em colocar um tópico do mesmo tipo, com o mesmo peixe e aquário com tamanho parecido =D Grandes mentes... Enfim... Vá, venham as explicações =b "Is is possible to learn this power? - Not... From a Jedi." |==|================ ================|==|
Mário Ribeiro Publicado: Novembro 19, 2005 Autor Publicado: Novembro 19, 2005 Eu sei que provavelmente a informação pretendida já está no Fórum... Mas sempre que se referirem a material, indiquem modelos, marcas e preço médios. Por ex: Sei que preciso de escumador, mas para mim é complicado. Não conheço marcas, caracteristicas, diferenças, etc... Obrigado.
Luis Rosa Publicado: Novembro 19, 2005 Publicado: Novembro 19, 2005 Boas! Podes sempre ver a minha assinatura! Tenho a lista de equipamentos do meu 80cm's Pa aqui as marcas não interessam! Interessa sim o desempenho! Decides o que queres por dentro do aquário! Em príncipio deve ser so os nemos e uns corais menos exigentes! Logo em luz podes ser menos rigoroso e optar por powercompacts em vez de hqi's. Em escumador podes usar qualquer um desde que te dê o dobro em escumação... Para os imprevistos fica sempre bem! E aqui podes usar um de pedra difusora ou de bomba de ar (tem outro nome mas não me lembro ) Sabes que em circulação deves fazer sempre 20x no mínimo o volume de água. Logo se fores para 80cm's deves ter mais ou menos 100litros , logo 2000 a 4000 litros hora. Rocha viva, podes pôr até encheres o aquário a teu gosto! Falando assim por costume... costumamos meter 20% do volume do aquário (100litros = 20Kg) O essencial de um aquário para mim é ciculação, luz, rocha viva! O resto é água peixes e corais! Cumps [Clickable]
Mário Ribeiro Publicado: Novembro 19, 2005 Autor Publicado: Novembro 19, 2005 Foi precisamente o teu tópico que me despertou para lançar esta questão. Como expliquei isto é mais uma hipotese (por agora mt remota)... Em termos de valores para 60 a 80 cm falamos de um investimento de qt ?
Francisco Mendes Publicado: Novembro 19, 2005 Publicado: Novembro 19, 2005 E também a contar com o preço de um móvel, se não te importares =b "Is is possible to learn this power? - Not... From a Jedi." |==|================ ================|==|
AJF Publicado: Novembro 19, 2005 Publicado: Novembro 19, 2005 bem 80 cm eu diria - 100 € calha PC - 140 € aquario e móvel - 60€ escumador - 150€ rocha viva - 50 € rocha morta - 30€ areia - 50 € bombas eu digo isto... claro que se comprares aí no forum em 2ª mão sai-te muito mais barato... dá sempre para jogares com a rocha viva e morta... podes comprar menos viva que morta... ou mais viva que morta. abraço AJF
Francisco Mendes Publicado: Novembro 19, 2005 Publicado: Novembro 19, 2005 WOW Cerca de €600... E o sal para a água? Não sei que quantidade se deve por, nem de quanto em quanto tempo. Productos e coisas, do género, como é que funciona ( total noob =b ). "Is is possible to learn this power? - Not... From a Jedi." |==|================ ================|==|
A l e x a n d r e Publicado: Novembro 20, 2005 Publicado: Novembro 20, 2005 Sal não precisas se optares por usar água natural tal como um grande numero de mebros deste fórum. Precisas também de repôr a água que se evapora com água doce de preferência água produzida por um aparelho de osmose, a não ser que tenhas a sorte de que te saia da torneira água de excelente qualidade para usar directamente no aquário. Em relação a aditivos e partindo do principio que se trata de um nano de recife típico, apenas será preciso adicionar hidróxido de cálcio (hc) dissolvido na água de osmose (água de reposição) diariamente de preferência gota-a-gota. Não são precisos mais aditivos desde que se façam trocas parciais de água (TPAs) semanalmente. Há até a possibilidade, caso as TPAs sejam cumpridas religiosamente, de dispensar a utilização de um escumador, embora para um iniciado essa não seja uma opção muito aconselhável. A l e x a n d r e Aluga-se este espaço.
AJF Publicado: Novembro 20, 2005 Publicado: Novembro 20, 2005 como o disse.. esses 600€ podem ser fácilmente reduzidos para 450 se comprares coisas em 2ª mão... e com a coisa da rocha... até consegues fácilmente poupar mais uns trocos se usares mais morta que viva... a areia podes pedir uns '' copinhos '' ao pessoal... para colonizares a tua mais rápidamente.
Ricardo Pinto Publicado: Novembro 20, 2005 Publicado: Novembro 20, 2005 E aqui podes usar um de pedra difusora ou de bomba de ar (tem outro nome mas não me lembro) Escumador de Contra-corrente? Viva Mário, Falaste aí num nano de menos de 80cm, mas isso é um pouco subjectivo pode ser um aquario de 60, 100, 200 Litros e isso interessa para as contas. :D Vou pegar no exemplo de um de 60L Aquário - 40€ (Se não andar para aí nenhum parado ou que se possa converter ) Móvel - E que tal aquela velha secretária lá em casa? (Tanto faz se está no quarto como no corredor. São 60 kilos é pouca coisa ) Calha Pc Jebo - Alguns 60/70€ (em 2ª mão um pouco mais barato) Escumador - 60€ Rocha- 10/12kg.. mais ou menos 150€...depende da qualidade (Aqui pode-se tentar jogar como o já disseram, em por um pouco mais de rocha morta... tem é que se esperar mais tempo para o aqua estabilizar) Areia - 30€ (Mais coisa menos coisa. Depende da qualidade) Bombas - 50€ TOTAL aproximado de 350€. Já está um bocadito melhor, não? Hehe Vá..toca a juntar uns troquinhos... até estamos no Natal e tudo Abraço,
Francisco Mendes Publicado: Novembro 20, 2005 Publicado: Novembro 20, 2005 Pelo que sei sobre o assunto ( o que é pouco ) convém começar com a rocha viva e morta, areia, e umas macro algas. Qual o papel das mesmas no equilibrio do aquário? E quantidades? Suponho que sejam aquelas parecidas com plantas de água doce, não? =b A l e x a n d r e, a água posso ir buscar ao Cabo Raso, certo? Mas só é preciso ir lá uma vez para encher o aquário, ou tenho que ir lá com alguma frequência para fazer alguma reposição? Se tiver, posso trazer uns bidons extras e armazena-la?... Nos aquários de água doce há tipos de peixes que são quase essenciais. Por exemplo, octos, para limpar vidros de algas, umas corydoras tratam da limpeza do areão... Há alguma coisa desde tipo nos salgados? "Is is possible to learn this power? - Not... From a Jedi." |==|================ ================|==|
Ricardo Pinto Publicado: Novembro 20, 2005 Publicado: Novembro 20, 2005 Pelo que sei sobre o assunto ( o que é pouco ) convém começar com a rocha viva e morta, areia, e umas macro algas. Qual o papel das mesmas no equilibrio do aquário? E quantidades? Suponho que sejam aquelas parecidas com plantas de água doce, não? Penso que estás apenas a referir-te às macro algas, certo? Então o papel destas no equilibrio do aquário é exactamente como as plantas na água doce. São um bom meio de exportação de nutrientes, nomeadamente de nitratos, da coluna de água. Quanto à quantide, isso depende do gosto de cada um, mas como é uma coisa que cresce com alguma rapidez, acho que basta um pequeno pedaço inicialmente. A l e x a n d r e, a água posso ir buscar ao Cabo Raso, certo? Mas só é preciso ir lá uma vez para encher o aquário, ou tenho que ir lá com alguma frequência para fazer alguma reposição? Se tiver, posso trazer uns bidons extras e armazena-la? É para o Alexandre, mas acho que também posso responder Podes ir buscar ao Cabo Raso. Podes trazer alguma para armazenar em casa, desde que seja num bidão fechado, que fique num local apropriado. Quanto a fazer reposição, vamos esclarecer um ponto... A água que evapora do aquário é apenas H2O pura, o resto do sal fica na coluna de água, portanto nós ao acrescentarmos a água de reposição deve ser sempre água sem sal (preferencialmente Kalkwasser, mas água de osmose ou água da torneira se fôr de boa qualidade), caso contrário estaremos sempre a aumentar duma forma contínua a salinidade ao aquário :D Abraço,
A l e x a n d r e Publicado: Novembro 20, 2005 Publicado: Novembro 20, 2005 Pelo que sei sobre o assunto ( o que é pouco ) convém começar com a rocha viva e morta, areia, e umas macro algas. Podes começar com muita rocha morta e um pouco de viva para colonizar a morta, podes começar com mais rocha viva que morta, podes começar só com rocha viva e todas as opções anteriores podem levar areia ou não e também viva ou não, é uma questão de escolha e tempo de maturação do aquário, que é como quem diz, paciência. As macro-algas não são necessárias. Podes usar ou não. Eu não usava a não ser que fosse num refúgio e apenas e só chaetomorpha. A l e x a n d r e Aluga-se este espaço.
Marco Madeira Publicado: Novembro 22, 2005 Publicado: Novembro 22, 2005 Para aquarios com menos de 80 litros até náo é preciso escumador desde que se siga com rigor uma boa rotina de trocas de água semanais... Existem dois ou três casos de nanos assim aqui no forum. Lembro-me de repente do nano do Ricardo Calado e o do Domingos Leitão que estão excelentes... é tudo uma questão como diz o grande Alex de paciencia e também um pouco de rigor. Boa sorte para os vossos nanos... Abraço...
Mário Ribeiro Publicado: Novembro 23, 2005 Autor Publicado: Novembro 23, 2005 Dada a minha falta de experiência, o não uso de escumador penso que não seria uma hipótese. De facto gostava bastante de ter um "pequeno salgado" (preferencialmente com 60cm) com os tais Ocellaris. Como ainda não estou na minha residência definitiva este projecto poderá demorar alguns meses a sair (se sair claro...) o que me dará tempo para planear tudo em termos de compras, custos e aquisição de conhecimentos. Desde que me surgiu a ideia / hipótese que tenho feito algumas pesquisas e com as vossas respostas tenho já algumas noções básicas do que preciso e a manutenção necessária num aquário do género.
Mário Ribeiro Publicado: Dezembro 3, 2005 Autor Publicado: Dezembro 3, 2005 Alguem me consegue dar modelos e lojas onde posso encontrar a calha para os tais 60cm ? Obrigado.
Francisco Mendes Publicado: Dezembro 3, 2005 Publicado: Dezembro 3, 2005 Posso usar as calhas da Jebo/Lifetech?... "Is is possible to learn this power? - Not... From a Jedi." |==|================ ================|==|
Paulo Seabra Publicado: Dezembro 29, 2005 Publicado: Dezembro 29, 2005 [/size]Quanto a fazer reposição, vamos esclarecer um ponto... A água que evapora do aquário é apenas H2O pura ... Pelo que tenho lido, a evaporação é muito elevada, sendo necessária a constante reposição para manter o aquário estabilizado. A minha questão é a seguinte: Para onde vai a água que se evapora? Colocar um aquário deste tipo numa sala ou num quarto vai obrigar a um arejamento constante ou a colocação de desumidificadores, não será? Paulo Seabra " É MAIS FÁCIL DESINTEGRAR UM ÁTOMO DO QUE UM PRECONCEITO" (Albert Einstein)
Francisco Mendes Publicado: Dezembro 29, 2005 Publicado: Dezembro 29, 2005 Penso que evapora e fica no ar... O ar fica mais húmido, mas nem notas nada... Se tiveres um tecto falso de madeira é que a longo prazo é mau... "Is is possible to learn this power? - Not... From a Jedi." |==|================ ================|==|
Nuno Prazeres Publicado: Dezembro 29, 2005 Publicado: Dezembro 29, 2005 Penso que evapora e fica no ar... O ar fica mais húmido, mas nem notas nada... Se tiveres um tecto falso de madeira é que a longo prazo é mau... Quem tiver dúvidas compre um higrómetro que é um aparelhinho que nem é excessivamente caro. Claro que tudo depende do volume do aquário, do volume e circulação de ar da divisão onde está e também da temperatura do ar. Eu tenho um aquário numa dispensa e se fecho a porta é a desgraça, se a mantenho semi-aberta nem se nota. Projeto Outono - Biótopo de Leito de Folhas Sul Americano
Francisco Mendes Publicado: Fevereiro 13, 2006 Publicado: Fevereiro 13, 2006 Boas, isto está "morto" já há um tempo, mas cá vai. MATERIAL :D Movel -tenho Aquário - tenho (60*30*30) Iluminação - Tenho uma 72 W. Jebo :D Termostato - Tenho :D FIltro - Não se põe RV - Uns 6 Kg. a 20 euros cada? Areia - Coralinia ( é assim k s escreve? ) n tenho conhecimentos sobre isto, podem ajudar =b Escumador - não é essencial, mas convem certo? Bomba para movimentar - Que potência? Ou ponho 2 fracas... DÚVIDAS: Não tenho que ter uma iluminação especifica para anémonas?... [[[[]]]] "Is is possible to learn this power? - Not... From a Jedi." |==|================ ================|==|
Recommended Posts