Melo Ribeiro Publicado Novembro 19, 2005 Publicado Novembro 19, 2005 Estou um tanto confuso. Tinha meia dúzia de caracís que foram sendo comidos restando apenas as carapaças. Há dias um eremita mudou a pele. Ontem apareceu novamente à "luz do dia". Hoje de manhã só restava a sua carapaça. Quem será que se está a banquetear? Tenho dois lysmatas, um camarão que desconheço o nome, um palhaço e um clarky. Alguêm poderá dar um "palpite", antes de eu gastar mais dinheiro em "refeições" à base de marisco? Cumprimentos Melo Ribeiro jamr16@iol.pt
Gil Miguel Publicado: Novembro 19, 2005 Publicado: Novembro 19, 2005 Provavelmente um Mantis Shrimp.... Houves estalos durante a noite ou quando apagas as luzes ? www.ecorecife.com
Melo Ribeiro Publicado: Novembro 19, 2005 Autor Publicado: Novembro 19, 2005 Oi, Miguel: Como é que é um Mantis? Ouvir estalos nunca me apercebi. Eu tenho um camarão qu é um tanto ou quanto estranho. É relativamente pequeno, vermelho, mas tem uns traços brancos que fazem lembrar uma armadura samurai. Será isto? Cumprimentos Melo Ribeiro jamr16@iol.pt
Melo Ribeiro Publicado: Novembro 19, 2005 Autor Publicado: Novembro 19, 2005 No momento que fiz o último comentário, olhei para o aqua e surpresa: Aparece-me umeremita (eu só tinha um), com uma carapaça totalmente nova e a movimentar-se com bastante energia. Por conseguinte, houve uma mutação que eu desconhecia. Cumprimentos, Joaquim Ribeiro Cumprimentos Melo Ribeiro jamr16@iol.pt
Rui Ferreira de Almeida Publicado: Novembro 19, 2005 Publicado: Novembro 19, 2005 Provavelmente o Ermita limpa os caracois par lhes ficar com a casa . Qual a espécie dos teus ermitas? Cump. Rui
Melo Ribeiro Publicado: Novembro 19, 2005 Autor Publicado: Novembro 19, 2005 Tenho a impressão que é isso. É que a casca do eremita era em forma de fuso, bastantante comprida. Agora apareceu com uma casaca igual à dos caracóis. Vou colocar uma fotos. Cumprimentos Melo Ribeiro jamr16@iol.pt
Gil Miguel Publicado: Novembro 19, 2005 Publicado: Novembro 19, 2005 Boas Keeper É normal eles matarem os caracois e muitas vezes nem é para a casca, é mesmo para os comerem Se a casca dos caracois for maior que a deles, tambem ficam com a casca. Os hermitas sao por natureza predadores dos caracois, pelo menos as especies que tenho mantido. www.ecorecife.com
Duarte Conceição Publicado: Novembro 19, 2005 Publicado: Novembro 19, 2005 Corroboro as opiniões do Rui e do Gil. Os meus patas vermelhas e patas azuis costumam apresentar este comportamento de se alimentarem dos caracóis do guincho e de posteriormente lhe ocuparem a casa. Cumps DC
Melo Ribeiro Publicado: Novembro 19, 2005 Autor Publicado: Novembro 19, 2005 Obrigado pelos v/comentários. Estou sempre a aprender. Joaquim Ribeiro Cumprimentos Melo Ribeiro jamr16@iol.pt
gonçalo Unhão Publicado: Novembro 22, 2005 Publicado: Novembro 22, 2005 e quando se tem varios hermitas tambem é comum eles matarem-se para tirar as cascas de buzios dos outros foi o que me aconteceu com 2 de patas azuis. Um aproveitou-se de que o outro estava a mudar a carapaça e ainda estava mole entrou dentro da concha do outro e retalho-o aos pedaços era ver ele a sacar pedaço do outro e depois ficou com um buzio novo para ele
Miguel Gonçalves Publicado: Novembro 22, 2005 Publicado: Novembro 22, 2005 Boas Keeper, Olha eu tenho varias eremitas e tambem disponho de conchas vazias para eles irem mudando (o que acontece quase diariamente), e o que apercebido é que quem "limpa" os meus caracois sao os nassarios e costumo alimenta-los com navalha e berbigao! Os caracois devem ser mesmo irressistiveis!!! Um abraço,Miguel
Luis Delgado Publicado: Novembro 24, 2005 Publicado: Novembro 24, 2005 Olá, aproveitando aqui o tópico, até agora ainda não vi os meus eremitas a atacarem os caracóis. No meu caso são turbos e burriés. Agora, relativamente aos segundos, o que eu vejo com alguma frequência é os mesmos a soltarem das rochas por alguma razão e cairem de costas no aragamax. Depois não se conseguem virar. se eu não for lá dar uma ajuda morrem à fome ou são atacados passado algum tempo e depois lá vejo uns eremitas de patas ajuis com casa nova... Por outro lado, os burriés estão a multiplacar-se a bom ritmo, que dá para compensar as perdas. Outra coisa: a minha população de stomatellas diminuíu drasticamente depois de ter introduzido camarões da nossa costa (paleamon serratus). Já os vi a capturarem estas lesmas com casca, arrancam-lhes a casca e é um ver se te avias, enquanto a stomatella desaparece. Um abraço.
Ricardo Calado Publicado: Novembro 24, 2005 Publicado: Novembro 24, 2005 Viva Os Palemon da nossa Costa (existem duas espécies P. elegans que viva nas poças mais longe do mar e P.serratus que atinge maiores dimensões e é menos comum nas poças) NÃO SÃO reef safe. Sincereamente dúvido que exista um camarão que seja 100% reef safe se a fome apertar, os Palaemon (nome de um Deus da mitologia grega) não são certamente... Cumps RCalado
Luis Delgado Publicado: Novembro 24, 2005 Publicado: Novembro 24, 2005 Na verdade tudo é relativo, incluindo o grau de agressividade dos camarões assim como de outros animais mesmo apelidados de reef safe. O facto é que os meus são sociáveis e não chateiam. Apenas pulam nas stomatellas se as conseguem apanhar, em particular quando a comida escasseia. Quanto ao resto, têm sido excelentes limpadores de restos. Um abraço.
Recommended Posts