embolo Publicado Novembro 18, 2005 Publicado Novembro 18, 2005 Akadama e Elos Terra são 2 substractos diferentes ou são a mesma coisa? Se diferentes, qual o melhor para plantas? Onde adquiri-los? E preços? Esclareçam-me estas dúvidas por favor. Cump Citar Embolo
Ricardo Pinto Publicado: Novembro 19, 2005 Publicado: Novembro 19, 2005 São muito diferentes.....semelhanças só na cor Qual o melhor para plantas? hummm....ok....pergunta dificil! Depende. Acho que ambos são bons solos para plantas. Muito resumidamente a Akadama é um solo pouco rico em macro-nutrientes o que te vai obrigar a fazer fertilização liquida, mas é vantajoso porque não aparecem tantos surtos de algas. O Elos é um substracto topo de gama, ao nível dum ADA soil, só que obriga a carregares logo o aquário com plantas e sobretudo plantas de consumo rápido de nutrientes, senão podes ter um surto de algas. Tem os dois vantagens e desvantagens. Faz uma pesquisa rápida por Akadama que decerto encontras muitas respostas para as tuas dúvidas. Podes adquirir Akadama na Redfish e a Elos na Natantia no Porto. Preços não sei. Abraço, Citar
embolo Publicado: Novembro 19, 2005 Autor Publicado: Novembro 19, 2005 Ricardo, não imaginas a ajuda que a tua resposta me deu! Muito obrigado por essa explicação sintética e clara! Esse fertilizante liquido de que falas no caso da akadama poderá ser o plant GRO da Nutrafin? ou aconselhas outro melhor? Cump Citar Embolo
Ricardo Pinto Publicado: Novembro 19, 2005 Publicado: Novembro 19, 2005 Eu uso Akadama. Fertilizo diariamente com Kent Botanica Grow e de 3 em 3 dias com Kent Botanica Micro e com Kent Botanica Nitro (Nitrato). Podes ver os resultados carregando no link da minha assinatura Sei que também a linha Seachem para plantados é muito boa, apesar de nunca ter utilizado. A da nutrafin não conheço. Abraço, Citar
embolo Publicado: Novembro 19, 2005 Autor Publicado: Novembro 19, 2005 Ok..mais uma vez obrigado pela informação! Aproveito a oportunidade para te felicitar pelo excelente aquario que tens e pela excelente classificação no ADA Internacional! Cump Citar Embolo
Ricardo Pinto Publicado: Novembro 19, 2005 Publicado: Novembro 19, 2005 Obrigado pelos elogios Quando falei de resultados foi em crescimento das plantas, não em concursos. Isso é secundário Abraço, Citar
embolo Publicado: Novembro 19, 2005 Autor Publicado: Novembro 19, 2005 já agora aproveito a tua experiencia para te perguntar com que frequencia devo fazer TPA's e que quantidade num aquario de 125litros brutos para que não apareçam algas? flora: riccia, egeria densa e talvez ponha um pouco de glosso filtro externo fluval 104 co2 caseiro será que me podes dar umas dicas para evitar as algas? cump Citar Embolo
Ricardo Pinto Publicado: Novembro 20, 2005 Publicado: Novembro 20, 2005 Só com essa informação não consigo. Só a Maya ou outro astrologo é que pode dizer Que luz utilizas? (Quantidade em W e de que tipo) Que substracto estás a pensar por? Qual irá ser a fauna que irás colocar no inicio? Assim acho que já posso dar uma resposta com mais certezas Já agora e se me permites a intromissão... porque só vais utilizar 3 plantas para a flora? Há aí tanto pessoal a vender plantas muito fixes e com uma relação preço/quantidade muito boa (E de certeza que encontras quem mande pelo correio) Vou citar algumas que se encontram com relativa facilidade e certamente que as conseguirás manter: o grupo das rotalas tens várias.... gosto muito da rotundifolia e da sp. green mas há mais, heteranthera zoosterifolia, hygrophila polysperma ou difformis, echinodorus, anubias, fetos de java.... e muitas mais :D Eu ainda não sei a iluminação que tens mas à partida muitas destas que disse aqui mantêm-se muito facilmente. Abraço, Citar
embolo Publicado: Novembro 20, 2005 Autor Publicado: Novembro 20, 2005 Neste momento tenho calha DIY com Lampadas fluorescentes compactas E27 de 15W com 6400K cada. Posso colocar até 8 lampadas, embora neste momento tenha 6 a funcionar o que prefaz uma relação de 0,75W/litro. No que diz respeito ao substracto estou quase decidido a optar pelo akadama com areão de rio por baixo apenas para fazer algumas elevações. De akadama estou a penar colocar uma espessura de 5 cm. No que diz respeito às plantas é que as dúvidas começam, tenho riccia, egeria densa e uma planta que não conheço. Aí vai a foto para ver se a identificas. (é a que está no canto do lado esquerdo). Observação: Esta foto está bastante desactualizada! Gostava de plantas que não fossem muito exigentes no que toca a aparecimento de algas! As algas para mim é um verdadeiro atrofio!!! Em relação a peixes tenho 2 escalares, 3 platy´s, 1 espada, 1pleco, 2guppys, 5 neons azuis, 7neons pretos, 1 beta macho...acho que não me esqueci de nenhum! embora...de futuro estou a pensar apostar mais nos escalares, mantendo sempre uns cardumes de neons! Será que com esta informação já me poderás ajudar? Cump Citar Embolo
Ricardo Pinto Publicado: Novembro 20, 2005 Publicado: Novembro 20, 2005 Bem...sendo assim já te posso dar muitas dicas Para começar não referiste que ias utilizar qualquer comedor de algas. Os únicos que aconselho são Otocinclus e SAE ( Crossocheilus siamensis ), também podes pôr camarões, os conhecidos Caridina japonica. Se não tiveres uma equipa de limpeza, é quase garantido que vais ter algas. Para essa litragem eu sugeria...4/5 Otocinclus, 2/3 SAE, e 5 ou mais camarões. Se possível e numa primeira fase evita colocar tantos peixes no aquário, parece-me que tens peixes a mais para essa litragem e vais estar a aumentar muito a carga biológica logo de inicio. Sugeria também uma TPA de 20 a 25% semanal, caso apareçam algas ou outro problema qualquer mudava a frequência das TPA's e fazia de 3 em 3 dias. Outra maneira de contrariar o aparecimento de algas é colocares plantas de crescimento rápido e que retiram muito bem nutrientes em excesso da coluna de água, como o caso da Egeria densa que tens ou p.e. Cabomba caroliniana. Cuidado com peixes como as Corydoras ou Plecos, em plantados não dão grandes resultados e às vezes só prejudicam. Abraço, Ricardo Pinto Ps: A Planta parece-me uma do género Cryptocoryne, talvez a wendtii "green", mas eu nunca tive muito contacto com as Crypto :D Citar
Recommended Posts