Nelson Serra Publicado Novembro 17, 2005 Publicado Novembro 17, 2005 Estava a pensar usar este produto como substrato nao fertil, ou seja por um fertil debaixo deste. Uns dizem que não presta outros dizem que é bom, afinal em que é que ficamos. Quem usou que deixe aqui os seus testemunhos. Citar
Just_me Publicado: Novembro 17, 2005 Publicado: Novembro 17, 2005 O akadama não é um substrato fértil de composição total. É uma argila cozida e como tal muito rica em micronutrientes naturalmente. Se perguntares como se pode comparar a substratos enriquecidos com macros, a resposta é: não pode ser comparada. A maior parte dos substratos ferteis disponiveis no mercado são feitos á base de argila enriquecida com adubos de macro nutrientes. Como todas as argilas a sua apresentação é bastante porosa e normalmente irregular o que permite: 1-Boa fixação das plantas 2-Fácil penetração das raizes pelo meio e mesmo no grão de argila 3-Boa circulação de agua pelo substrato o que permite uma oxigenação das raizes, e bolbos 4-fácil plantio sem danos ás raizes uma vez que os grãos são facilmente afastados. 5-compactação minima devido a nao serem muito pesadas devido á porosidade 6-Excelente local para fixação de bacterias devido novamente á sua porosidade e por isso, elevada area de fixação. Se perguntares qual o melhor substrato, qual o melhor esquema de fertilização a resposta terá de ser: Todas as conjugações de aquario bem conseguidas. (inclui, escolha e numero de plantas, iluminação, co2, stock de peixes e manutenção) Assim muita gente tem optimos resultados apenas com areão inerte, fertilização com adubo em barras perto das raizes das plantas exigentes e fertilização liquida. O risco de algas é minimo já que a fertilização é quase exclusivamente feita na coluna de agua e portanto feita pelo aquariofilista. A akadama é um substrato rico em micronutrientes, sem macros e por isso em plantas que se alimentem muito pelo substrato, a utilização de adubos de substrato (barras, bolas,etc) é recomendada e a fertilização através da coluna de agua tambem e como no caso anterior o risco de algas é minimo desde que esta seja bem feita. Substratos ricos de várias marcas são, como dito acima, normalmente á base de argilas enriquecidas, mas nestes substratos os macros esgotam-se mais rapidamente que os micros e começam a ser libertados para a coluna de agua assim que são colocados no aquario. Assim nos primeiros dias são necessarias trocas de agua e a fertilização na coluna de agua só tem de ser iniciada posteriormente. Como a fertilização é doseada pelo substrato e não pelo aquariofilista, o risco de surtos de algas é maior e é recomendavel a utilização de plantas de crescimento rápido no inicio para absorverem os excessos libertados pelo substrato. Não deixam de ser uma muito boa opção. Existem depois N combinações de utilizações de substratos, envolvendo: -turfas: matéria organica em decomposição que liberta macros, micros e gera uma zona de redução muito boa para nutrientes como ferro, por exemplo. -laterite:argila muito rica em ferro de cor avermelhada e normalmente é conjugada com turfas para um substrato rico em micros de longa duração. -humus de minhoca: basicamente o mesmo que a turfa mas muito mais rico em macros e de utilização mais rapida devido á compostagem já efectuada com auxilio de minhocas. -etc,etc Resumindo e baralhando desde que se saiba o que se está a fazer todos obteem bons resultados. Não há nenhum substrato só por si faça o aquario. E todos eles teem vantagens e desvantagens. Espero nao ter confundido mais do que ajudado Citar Tantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Luis Dias Publicado: Novembro 17, 2005 Publicado: Novembro 17, 2005 Olá Nelson, Uso akadama à somente 2 semanas, por isso e pela minha parca experiencia, posso apenas dizer-te que: - provoca espuma na saida do filtro. Não é espuma que vá desaparecendo ou dissipando, terá mesmo que ser removida manualmente. - promove, extraordinariamente, o aparecimento de algas do tipo filamentoso. Convem por muitas plantas de crescimento rapido. Eu tenho na proporção de 5 - 1 e mesmo assim, tenho algas, nos vidros, troncos, pedras... e plantas, claro. - não permite uma grande fixação de algumas especies de plantas. Por exemplo echinodorus bleheri. Vejo-me grego para as fixar. Covem, talvez, por o mais longe da saida do filtro possivel. Com o tempo, acho que o akadama vai ficando mais compacto, permitindo melhores fixações. Luis.Dias Citar
Just_me Publicado: Novembro 17, 2005 Publicado: Novembro 17, 2005 - provoca espuma na saida do filtro. Não é espuma que vá desaparecendo ou dissipando, terá mesmo que ser removida manualmente. lavaste ligeiramente a AKADAMA? deve ser lavada ligeiramente apenas para tirar poeiras que te estyão a provocar a espuma, é um efeito tipo skimmer devido as poeiras. - promove, extraordinariamente, o aparecimento de algas do tipo filamentoso. Convem por muitas plantas de crescimento rapido. Eu tenho na proporção de 5 - 1 e mesmo assim, tenho algas, nos vidros, troncos, pedras... e plantas, claro. -Adicionas fertilizantes? testaste a agua da torneira? é que pela composição da akadama é impossivel isso acontecer. Já fiz um teste inclusive num frasco apenas com akadama e agua e junto de uma fonte de luz.Resultados, nem o minimo vestigio de algas, nitratos e fosfatos 0 e uma ligeira descida no pH. - não permite uma grande fixação de algumas especies de plantas. Por exemplo echinodorus bleheri. Vejo-me grego para as fixar. Covem, talvez, por o mais longe da saida do filtro possivel. Com o tempo, acho que o akadama vai ficando mais compacto, permitindo melhores fixações. sim é verdade, especialmente nos primeiros dias enquanto muitos dos poros da akadama estão cheios de ar, agirtar ligeiramente o susbtrato vai fazer sair muito do ar e permitir mais facilmente a fixação. Normalmente para plantas dessas abro um buraco na akadama largo, espalho as raizes e tapo com akadama. Já agora esqueci-me de falar na minha experiencia pessoal. Uso á quase um ano e tenho sempre obtido bons resultados não só devido á akadama mas tambem ao setup: luz, plantas, peixes, plantas e fertilização. Citar Tantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Luis Dias Publicado: Novembro 18, 2005 Publicado: Novembro 18, 2005 - provoca espuma na saida do filtro. Não é espuma que vá desaparecendo ou dissipando, terá mesmo que ser removida manualmente. Lavaste ligeiramente a AKADAMA? deve ser lavada ligeiramente apenas para tirar poeiras que te estyão a provocar a espuma, é um efeito tipo skimmer devido as poeiras. Sim, o akadama foi "ligeiramente" lavado. No entanto, a lavagem tem que ser um pouco mais que ligeira, se não continua a ir com muita poeira para o aqua. De facto a melhor maneira que encontrei para lava-lo foi espalhar por uma peneira e com agua, enfim...peneirá-lo. Notei tambem que no inicio, com a adição de CO2, há mais espuma que sem CO2. - promove, extraordinariamente, o aparecimento de algas do tipo filamentoso. Convem por muitas plantas de crescimento rapido. Eu tenho na proporção de 5 - 1 e mesmo assim, tenho algas, nos vidros, troncos, pedras... e plantas, claro. -Adicionas fertilizantes? testaste a agua da torneira? é que pela composição da akadama é impossivel isso acontecer. Não, nesta fase não adicionei fertilizantes. Pois, a agua da torneira... já deves ter ouvido falar da agua da margem sul. pH de 8.0 e durezas elevadissimas. Este tipo de durezas dificulta de facto a absorção dos nutrientes por parte das plantas, dando assim uma vantagem às algas. No entanto, com a mesma agua e sem akadama o control de algas pareceu-me bem mais facil. Por outro lado, existem 3 tipos diferentes de akadama, sendo a variação mais visivel a granularidade, mas suponho que a composição tambem seja diferente, uma vez que a cor não é exactamente igual entre eles. A composição exacta de cada um deles, para mim é um mistério. Não vem de forma perceptivel nas embalagens e na net tambem, ainda, não consegui encontrar. Já fiz um teste inclusive num frasco apenas com akadama e agua e junto de uma fonte de luz.Resultados, nem o minimo vestigio de algas, nitratos e fosfatos 0 e uma ligeira descida no pH. Curiosamente, tambem eu fiz um teste com akadama que consistiu em colocar ao sol um recipiente com agua destilada e mais um outro com agua destilada e uma pequena camada de akadama(previamente lavado em agua destilada). Ao fim de 3 dias o recipiente que continha somente a agua destilada não tinha sequer vestigios de algas enquanto o que continha akadama começou a criar os primeiros esporos, que 2 dias depois já estavam bem grandes. - não permite uma grande fixação de algumas especies de plantas. Por exemplo echinodorus bleheri. Vejo-me grego para as fixar. Covem, talvez, por o mais longe da saida do filtro possivel. Com o tempo, acho que o akadama vai ficando mais compacto, permitindo melhores fixações. sim é verdade, especialmente nos primeiros dias enquanto muitos dos poros da akadama estão cheios de ar, agirtar ligeiramente o susbtrato vai fazer sair muito do ar e permitir mais facilmente a fixação. Normalmente para plantas dessas abro um buraco na akadama largo, espalho as raizes e tapo com akadama. Eu resolvi o problema misturando uma primeira camada com areão normal e uma segunda camada só akadama. Assim, o peso do areão ajuda a fixar melhor as raizes. Com o tempo, o akadama tende juntar todas aquelas bolas numa massa uniforme e compacta, suponho que a medio longo prazo, vai ser complicado as raizes furarem num ambiente desses... no entanto algumas especies de anubias, por exemplo, preferem solo mais compacto. Citar
rasec Publicado: Novembro 18, 2005 Publicado: Novembro 18, 2005 Luis, Em que zona da margem sul moras, não é no Seixal de certeza. Se me disseres que moras para as zonas entre Foros da Amora-->Fonte da Telha acredito, pois toda a agua dos furos de captação do Seixal sai +/- com Ph 7/7.5, nunca com Ph 8, a tua agua deve de vir do furo de captação na Charneca ou assim que devido a proximidade do mar provoca Ph 8/8.5 e Kh e Gh alto. Citar 1 Abraço César Pereira ( EX.Membro(...) Socio Fundador dos (.)|(.))
Luis Dias Publicado: Novembro 18, 2005 Publicado: Novembro 18, 2005 Luis,Em que zona da margem sul moras, não é no Seixal de certeza. Se me disseres que moras para as zonas entre Foros da Amora-->Fonte da Telha acredito, pois toda a agua dos furos de captação do Seixal sai +/- com Ph 7/7.5, nunca com Ph 8, a tua agua deve de vir do furo de captação na Charneca ou assim que devido a proximidade do mar provoca Ph 8/8.5 e Kh e Gh alto. Oi, Moro nos Foros de Amora. Mais exactamente na extrema mais perto da Fonte da Telha. (Zona do rodizio do peixe) E o pH é efectivamente 8.0, chegando a ser 8.5, nomeadamente durante o verão. Mas de facto, não sei qual o furo de captação de agua da minha zona. Citar
rasec Publicado: Novembro 18, 2005 Publicado: Novembro 18, 2005 Ai está, a tua agua vem do furo de captação em Cassapo, pertença da Smas de Almada, furo esse que fica perto da arriba da Costa da Caparica, logo agua dura. http://www.smasalmada.pt/Agua/cassapo.html Citar 1 Abraço César Pereira ( EX.Membro(...) Socio Fundador dos (.)|(.))
Luis Dias Publicado: Novembro 18, 2005 Publicado: Novembro 18, 2005 Ok. Obrigado pela info. Luis.Dias Citar
rasec Publicado: Novembro 18, 2005 Publicado: Novembro 18, 2005 Em principio o João Machado aqui do forum deve saber mais alguma coisa dessa agua, ele mora perto do furo portanto presumo que a agua dele venha de lá. Citar 1 Abraço César Pereira ( EX.Membro(...) Socio Fundador dos (.)|(.))
Recommended Posts