HCFreitas Publicado Novembro 16, 2005 Publicado Novembro 16, 2005 Amigos: O meu aqua de 500 litros está a funcionar há cerca de 1 mês. Para já tem apenas 25 quilos de rocha viva e outro tanto de rocha morta, 1 estrela linckia laevigata, dois caranguejos eremitas azul eléctrico e alguns caracóis. pergunta: será que já posso introduzir um camarão sem ter necessidade de começar a introduzir comida no aquário? As dúvidas prendem-se com o regime alimentar dos camarões. Cumprimentos, Hugo Camilo
Diogo Lopes Publicado: Novembro 16, 2005 Publicado: Novembro 16, 2005 Olá, Não vejo problema nenhum na introdução de um ou mais camarões e também não vejo razão para não colocares comida no aqua! Com 1 mês é importante que comeces a fazer estas rotinas para ver a resposta da água. Abraço, Diogo
miguel antunes Publicado: Novembro 17, 2005 Publicado: Novembro 17, 2005 Oi, Estou com o Diogo, não vejo problemas na introdução de um ou mais camarões. Na minha opinião o começo de uma alimentação moderada só irá beneficiar a clicagem do aquario. As bacteria aerobias responsaveis pela nitrificação (Amonia-Nitrito-Nitrato) só irão aparecer e aumentar em número, se lhe for dado 'alimento'. A amonia que é introduzida na alimentação a fornecer, irá servir de alimento a estas bacterias. Abraço, Miguel Miguel Antunes
Luis Delgado Publicado: Novembro 23, 2005 Publicado: Novembro 23, 2005 Eu introduzi o meu primeiro camarão (lysmata debelius) após a finalização do ciclo às quatro semanas e sem qq problema. Agora, sempre tive de dar comida directamente ao camarão, pois esperar que ele ande à procura dos restos é claramente insuficiente. Por outro lado, é bom que não existam "muitos restos" para evitar poluir a água. Por outro lado, alimentar à mão o lysmata é sempre uma experiência engraçada pois ele é muito descarado e vem sem problemas nenhuns. Se meteres a mão junto a ele, e salta-te para a mão e tira-te as peles secas (belo manicure ). É muito giro! Um abraço.
Ricardo Calado Publicado: Novembro 24, 2005 Publicado: Novembro 24, 2005 Viva Umas dicas para avaliar a "saúde" dos camarões: Manchas negras nas brânquias (situadas de lado na carapaça): má qualidade da água, geralmente desaparecem quando realizama as mudas. Se persistirem podem conduzir à morte do camarão. Antenas enrugadas após a muda e que "teimosamente" não ficam "esticadas" 2 ou 3 dias após a muda: problemas de pH ou de cálcio na água (estes dois parâmetros são vitais para que o processo da muda decorra normalmente). Produzem ovos regularmente: Tudo está 5*. Os camarões não produzem ovos em condições de má qualidade de água ou dieta inadequada. Cumps RCalado
Luis Delgado Publicado: Novembro 24, 2005 Publicado: Novembro 24, 2005 Presumo que só as fêmeas dos camarões é produzem ovos... O meu Lysmata debelius está comigo há 5 meses e ainda não chegou a esse ponto. Será por ser macho? Não terá ainda atingido a maturidade sexual? Agora alguns dos meus camarões da costa estão sempre com ovos... Um abraço.
Ricardo Calado Publicado: Novembro 24, 2005 Publicado: Novembro 24, 2005 Viva OS Lysmatas são hermafroditas simultâneos, iniciando a sua vida como machos e tornando-se hermafroditas mais tarde (não se auto fecundam, mas têm ambos os sistemas sexuais funcionais). Ãté à data são os únicos crustáceos decápodes com este tipo de sistema sexual. Os Palaemon da nossa Costa são gonocóricos (têm sexos separados). Cumps RCalado
HCFreitas Publicado: Novembro 24, 2005 Autor Publicado: Novembro 24, 2005 Obrigado pelas preciosas e informadas contribuições. Cumps, Hugo.
Recommended Posts