NMSGonçalves Publicado Novembro 16, 2005 Publicado Novembro 16, 2005 Boas a todos. Não sou propriamente maçarico no que diz respeito a aquariofilia. No entanto, n sou um expert e preciso da vossa ajuda e das vossas experiências. Passo a explicar: O meu aquário é de cerca de 120litros. Vinha equipado com um filtro daqueles de caixa internos. Como tenho a mania das invenções decidi acrescentar a esse filtro mais uma bomba para aumentar a potência de filtragem. Resultado: melhorou significativamente. Problema: 1)Os discus e os outros habitantes estão mais crescidos, logo sujam mais a água. 2) Além de inestético ( está ao centro ) rouba litragem ao aquário. Solução: Finalmente adquirir um filtro externo. Agora é q vocês entram ´Que filtro me aconselham ? Tenho preferência pela EHEIM visto ser fácil encontrar acessórios e respectivas peças de substituíção par além de serem excelentes filtros. O meu aquário tem daquelas tampas plásticas típicas com divisórias... Como instalarei as tubagens????? Terei de retirar a tampa??????? Não o queria fazer. Desculpem o testamento e a dúvida algo cretina, mas n estou mm a ver como passar as tubagens. Uma vez mais, obrigado pela colaboração. Qual é o adequado para estes 100-120 litros ????? Modelo? onde comprar ? Cordialmente, Nuno Gonçalves Citar Ferrari, Heptacampeã do Mundo de F1
gustavo figueiredo Publicado: Novembro 16, 2005 Publicado: Novembro 16, 2005 Não conheço os filtros da Eheim mas, digo-te, tenho um Fluval 204 á dois anos e tem se portado lindamente. No teu caso optaria por um que faça a litragem do aqua 5 ou 6 vezes numa hora. O Fluval 304 faz isso. (1000L/h) Caso não gostes da Fluval, opta por um da Ehiem equivalente. Boa Sorte Citar
NMSGonçalves Publicado: Novembro 16, 2005 Autor Publicado: Novembro 16, 2005 boas! E esse filtro anda em que ordem de preços? A marca tem boa assistência? E como passo os tubos?? Obrigado, Nuno Gonçalves Citar Ferrari, Heptacampeã do Mundo de F1
Bruno Nogueira Publicado: Novembro 16, 2005 Publicado: Novembro 16, 2005 Eu também tenho preferencia pela EHEIM, são caros mas são bons. O Fluval 304 faz isso. (1000L/h) Caso não gostes da Fluval, opta por um da Ehiem equivalente. Não conheço o Fluval mas tenho um Eheim que faz 1000L/h, talvez seja equivalente. É o Eheim 2217. Julgo que o 2215 também faz 1000L/h mas quanto a este não tenho a certeza, experimenta dar um salto ao site da eheim. Em relação á passagem das tubagens, se a tamba não tem buracos precisas de a furar. Fica bem Citar Bruno Nogueira
paulo duarte Publicado: Novembro 16, 2005 Publicado: Novembro 16, 2005 Viva, Em princípio, essa tampa rem uns buracos para a passagem dos cabos. Se os tubous não couberem, podes alargar esses buracos com um X-acto. Podes também usar o X-acto para retirares a caixa de decantação (está colada com silicone) Citar Cumprimentos, Paulo Duarte
João Magalhães Publicado: Novembro 16, 2005 Publicado: Novembro 16, 2005 Compra um rena II que ficas muito bem servido e a preço aceitável. Tenho um há mais de 8 anos e nunca precisou de nada e consegue manter praticamente o mesmo cudal até agora . Se quiseres maior filtragem compras o rena III cumps Citar João Magalhães APC #45 http://joalmag.blogspot.com/
fim Publicado: Novembro 16, 2005 Publicado: Novembro 16, 2005 Boas, eu tambem tenho um Fluval 204, debita cerca de 680lt /hora o q é suficiente pro teu aqua, eu tambem tenho um aqua de 120lt e posso-te dizer que estou mt satisfeito com ele, silencioso, as peças sao faceis de encontrar. O meu comprei-o aqui no forum, mas julgo q nas lojas ronda 80-100€. Citar http://s4.metaldamage.com.pt/c.php?uid=130202
brazuca Publicado: Novembro 16, 2005 Publicado: Novembro 16, 2005 Caro Amigo Gonsalves Ja que gostas das invenções tal com eu aqui vai uma dica bem baratinha e facil de fazer descodri depois de uma pequena pesquiza na net. Todos sabem que o filtro Canister industrializado, geralmente tem preço proibitivo. O que impede a aquisição por grande parte dos aquarista, então uma solução é fazer nosso próprio filtro. A grande vantagem deste filtro é praticidade na limpeza, baixa perda de vazão da bomba, um bom espaço para colocar material filtrante e o baixo custo. A perda de vazão deste filtro varia em torno de 15%, lembrando que para obter esta porcentagem a Bomba tem que ser usada puxando a água do filtro, caso contrário a perda aumenta para 35%. Este filtro utiliza uma Bomba de 650 l/h (mais recomendada), podendo ser feito com uma mais potente, porém, sugiro, no máximo 1200 l/h, lembrando que quanto mais potente a bomba, maior a vibração e aumento do ruído. Quanto ao tamanho do filtro, o ideal é em torno de 60 cm, utilizando dois T de inspeção (pode ser feito apenas com um), maior que isso fica muito pesado e desproporcional. Quanto à queda de energia, não há problema, o filtro volta a funcionar normalmente. Com relação ao barulho, utilizando um bomba de 650 l/h, ele fica silencioso. Material: 2 x T de inspeção Tigre 100mm x 75mm (pode usar apenas um) - legenda 1 1 x pedaço de cano de 100mm (de acordo com o tamanho do filtro) - legenda 2 2 x Cap 100mm - legenda 3 2 x Flange de caixa d’água de 20 mm - legenda 4 1 x luva soldável 20mm x 3/4 - legenda 5 1 x Grelha de 100mm - legenda 6 6 x Joelho 90º soldável 20mm - legenda 7 1 x pedaço de Cano de 20mm - legenda 8 4 x Anel de borracha para vedação 100mm - legenda 9 Cola de pvc Veda rosca Um pouco de silicone para fixar a grelha O T de inspeção é a peça mais cara, você pode fazer o filtro com dois ou com um, fazendo com um não precisa usar grelha. Este T de inspeção é encontrado também no tamanho 75x75mm, portanto pode ser feito com este também. As saída e entrada de água são feitas através de canos de PVC. Ambas devem estar no centro de cada cap. Os furos para a passagem das Flanges nos Caps são feitos com uma ferramenta para se fazer furos grandes em madeira, chamada de broca chata, podendo usar também rosca copo. Essas ferramentas são adaptadas à furadeira, e devem ser compradas na mesma medida da Flange, assim consegue-se fazer o furo na medida certa, sem correr riscos de fazer um furo grande demais. Você pode fazer este furo de outras maneiras, não sendo necessário comprar estas ferramentas, o importante é fazê-lo no tamanho certo. O filtro se auto-sustenta na parede do aquário, através dos canos de entrada e saída d’água, lembre-se de colocar alguma barreira na ponta do sifão de entrada de água para proteção dos peixes. Seria algo semelhante à tela da ponta do sifão dos filtros externos. A BombasSubmersa é encaixada na luva soldável 20mm x 3/4 – legenda 5, é necessário lixar a luva, senão ela não encaixa. É aconselhável não colar esta conexão na Bomba, deixando apenas encaixada, por isso não lixe muito a luva. Usa-se cola de PVC para colar as conexões marrons e o silicone apenas para colar a grelha, pode-se usar silicone também nas flanges reforçando assim a vedação. A vedação entre os Caps e o corpo do filtro é feita com anéis de borracha específicos para os Caps, que são encaixados nos sulcos existentes. É importante dizer que é necessário fazer bastante força para fechar o filtro, pois os anéis de borracha causam atrito com o cano; deixando a superfície bem molhada facilita e se usar Aqua Safe, fica bem fácil. Este filtro é desmontável, entretanto já uso o meu há mais de dois anos e nunca precisei desmontá-lo. Ele deve ser montando no mesmo nível de água do aquário, dessa forma aproveita-se o máximo da vazão da bomba, querendo pode-se fazê-lo abaixo do nível, neste caso deve-se tomar cuidado ao abrir o filtro pois haverá transbordamento de água. A bomba irá perder um pouco da sua vazão, devido ao material filtrante, altura a ser vencida (quando não colocado no nível da água), etc, No meu caso a perda foi em torno de 12%. Seqüência da montagem. Corpo do filtro com detalhe da grelha dividindo o filtro ao meio. Filtro montado (O cano onde está a bomba pode ser menor, fica a critério). Filtro com dois T de inspeção. Filtro com um único T de inspeção. Com as fotos abaixo têm-se uma noção de como o filtro fica no aquário: À direita, a entrada da água no filtro, com as ranhuras (ou furos). À esquerda, a saída de água, com a bomba. Quantidade de material filtrante usado no filtro Considerações Finais 1 - O filtro só deve ser ligado cheio de água e com a bomba submersa no aquário. 2 - Para colocar o filtro para funcionar encha-o de água (faça este procedimento com a bomba desligada), através das tampas do T de inspeção, ao máximo, depois tampe-os e ligue a bomba. 3 - Ao ligar a Bomba, haverá saída de algumas bolhas de ar que restaram no filtro, depois disso o funcionamento é total. 4 - Para manutenção do filtro, antes de desligar a Bomba submersa, abra o T de inspeção, fazendo isso o filtro ira esvaziar, este esvaziamento é instantâneo, podendo desligar a bomba em seguida, se o filtro for feito abaixo do nível do aquário ele poderá encher novamente, mesmo com a bomba desligada, provocando transbordamento. Escrito por: Gaspar Cipriano Fotografias: Gaspar Cipriano Ganda abraço Brazuca Citar O meu Aquario http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=32979
NMSGonçalves Publicado: Novembro 16, 2005 Autor Publicado: Novembro 16, 2005 Ena!!! Muito obrigado a todos pelas respostas. Ora bem, quanto ao DIY, n me parece que vá por aí, mas por uma razão estética... TEnho móvel com espaço para o filtro e quanto ao dinheiro, bem, tenho vindo a juntar umas coroas pelo que já tem destino;). Só falta mm é ver qual comprar. Vou então pesquisar melhor e informá-los-ei acerca da sua aquisição. Um muito obrigado a todas. Provavelmente irão aturar-me mais uma vez aquando da sua montagem. Abraço a todos, Nuno Gonçalves Citar Ferrari, Heptacampeã do Mundo de F1
Recommended Posts