Recommended Posts

Publicado

Gostava que os membros que fazem fragmentação de corais descrevessem a técnica que usam para cada espécie, os materiais que utilizam para corte e fixação, quais os mais dificeis de propagar, se mantêm os frags no mesmo aquario da colonia mãe ou passam para outro aquário, etc.

Se possível utilizem fotos.

Cump.

Rui

Publicado:

Oi Rui,

 

Melhor do que fotos é ver ao vivo como se faz, portanto ofereço-me desde já para ir até tua casa fazer uns cortes naqueles corais duros que estão a crescer demasiado e a causar guerras químicas!

 

Na fragmentação de corais há 2 aspectos muito importantes a ter em conta: a saúde da colónia ou coral mãe e uma eficaz fixação ao substrato. O processo de fragmentação convém ser breve e previamente bem planeado (inclusivé o local no aquário onde se vão colocar os fragmentos). Idealmente os fragmentos devem ficar no mesmo aquário e próximos do coral mãe.

 

Quanto à lista de corais que já fragmentei:

(corais moles)

Alcyonium

Cladiella

Discossoma

Gorgonia

Lemnalia

Lobophytum pauciflorum

Pachyclavularia violacea

Paralemnalia

Protopalythoa

Sarcophyton

Sinularia dura

Tubipora musica

Xenia

Zoanthus

 

(corais duros)

Acropora

Caulastrea

Fungia

Galaxea

Montipora

Psammocora

Turbinaria reniformis

 

Abraço,

Ricardo Rodrigues

Publicado:

Olá,

 

Sinularia dura

 

Podes descrever o método que usaste para fragmentar este coral ? Tenho um já com uma boa dimensão e gostava de o fragmentar mas não faço mínima ideia como se fragmenta esta espécie de sinularia. De outras sinularias já vi na net, mas desta não.

 

António Paes

Aquariofilia marinha é em www.reefforum.net

Propagação de corais é em http://www.coralfrags.org/

Aquariofilia em geral é em www.aquariofilia.net

Publicado:

Olá António,

 

Este coral aparentemente mole tem alguma consistência que facilita o seu corte com uma lâmina afiada. O fragmento coze-se em 2/3 sítios a uma rocha - passa a agulha no centro do fragmento e não nas extremidades próximas do corte. Não apertes demasiado o fragmento à rocha ou concha porque se o fizeres quando este se expandir ferir-se-á. Estuda primeira a zona do coral que vais cortar e antes de o fazeres arranja um pedaço de rocha ou uma concha com furos para a operação ser rápida e não implicar muito tempo de manuseamento do coral mãe e fragmentos. Esta espécie costuma recuperar bem após corte.

 

Boa sorte,

Ricardo Rodrigues

Publicado:
Melhor do que fotos é ver ao vivo como se faz, portanto ofereço-me desde já para ir até tua casa fazer uns cortes naqueles corais duros que estão a crescer demasiado e a causar guerras químicas
!

 

Olha Ricardo tens que te por na fila poqrue muita malta quer ir ajudar-me a fragmentar os corais ,naõ sei bem porquê. :wink: :D :D

 

Eu lá vou fazendo uns frags de montipora e passando para o aquário grande para experimentar o interesse dos peixes nos SPS.

Cump.

Rui

Publicado:

Eu lá vou fazendo uns frags de montipora e passando para o aquário grande para experimentar o interesse dos peixes nos SPS.

 

Isso é um crime!!! Eu tenho lá uns peixes que querem verificar se gostam da tua Montipora roxa - quando puderes avisa!!! :wink::lol:

 

Não sou um expert em fragmentação e até hoje a maior parte dos frags que fiz foram por obrigação, ou para salvar um coral em RTN ou por algum outro azar. Fragmentei os seguintes corais:

 

Acroporas

Montiporas

Stiloporas

Euphylias

Sarcophytons

Actinodiscus e ricordeas

...

 

Não tenho nenhuma técnica especial! No caso dos duros normalmente faço-o à mão ou com um pequeno alicate (quando necessário) - coloco-os no mesmo aquário colados com cola de duas partes.

 

Os moles faço cortes com uma tesoura de cozinha e coloco-os presos a uma pedra normalmente com elásticos que retiro passados uns dias.

 

Abraço,

Diogo