Rui Ferreira de Almeida Publicado Novembro 15, 2005 Publicado Novembro 15, 2005 Acabei de retirar 1,2 Kg, sim kilos, de Chaetomorpha do meu refúgio, passados 15 dias da minha ultima colheita.Peso escorrido! . Pelo meio dei 4 bolinhas a pessoal que visitou o meu aquário. Fiquei impressionado! Por isso acho que vale a pena discutir este tema profundamente. Gostava de saber quantos têm refúgios e qual a importancia que lhe dão. Qual o tipo de refúgio que achas melhor? Quanto á localização?Quanto ao substrato( altura e tipo)? Iluminação do refugio? Tipo e duração? Para que achas que serve o refúgio? O que podemos manter num refúgio? Qual a melhor alga para manter num refúgio? Qual o tipo de manutenção que um refúgio precisa? Vale a pena ter mangues? Cump. Rui
Diogo Lopes Publicado: Novembro 15, 2005 Publicado: Novembro 15, 2005 Olá Rui, Acabei de escrever um artigo para a Aquamania sobre o tema e como tal não me vou alongar muito! Quanto á localização? Sem dúvida alguma que o superior. Quanto ao substrato( altura e tipo)? Aragamax fazendo uma DSB com pelo menos 12 cm Iluminação do refugio? Tipo e duração? Sim. Com PC´s em contraciclo com o aquário principal - cerca de 14 horas. Penso que não se justifica o uso de HQI´s embora os crescimentos sejam bastante superiores Para que achas que serve o refúgio? Na minha opinião essencialmente para exportar nitratos do sistema e tal como o nome indica, servir de refúgio para uma infinidade de seres que nele encontram protecção e se reproduzem alimentando assim de uma forma natural os sistemas. O que podemos manter num refúgio? Na minha opinião essencialmente macroalgas e uma boa equipa de limpeza. Qual a melhor alga para manter num refúgio? Depois de ter experimentado quase todas diria que não tenho dúvidas que é a Chaetomorpha. Não entra em reprodução sexuada o que me tem acontecido com diversas espécies de Caulerpa. Qual o tipo de manutenção que um refúgio precisa? Muito pouca - uns cortes semanais ou quinzenais são suficientes - a aspiração de detritos no meu caso tem sido mensal. Vale a pena ter mangues? Não sei! Nunca utilizei e não tenho opinião formada - penso serem bons exportadores de nitratos, mas não tão eficazes como as macroalgas. Na minha modesta opinião é uma questão estética. Abraço, Diogo
Ricardo Rodrigues Publicado: Novembro 16, 2005 Publicado: Novembro 16, 2005 Viva, Há uns tempos fiz também uma tentativa para o pessoal discutir sobre os refúgios. O melhor será juntar toda a informação num só tópico. Rui aproveito para lançar a questão, qual o tamanho mínimo que o refúgio deve ter se o objectivo for reduzir a concentração de nitratos? Gostava de saber mais sobre a experiência de cada um na manutenção da Caulerpa e a sua aparente problemática reprodução sexual? É que uso Caulerpa desde sempre e nunca tal me sucedeu! Quanto à melhor espécie de macroalga para manter no refúgio gosto bastante da Caulerpa taxifolia e C. prolifera. A C. taxifolia é muito eficiente na remoção de nitratos - útil em aquários onde as mudanças de água são pouco frequentes. No entanto o melhor será manter várias espécies em conjunto favorecendo a diversidade e a competição pelo alimento disponível. A função mais importante de um refúgio é fornecer alimento vivo sob a forma de seres planctónicos que estando presentes na água do aquário servirão de alimento a peixes e corais. Como tal o refúgio tem de ser colonizado: utilizando substrato de aquários e/ou outros refúgios já maturados e também rocha viva de diferentes origens e de preferência não curada - tendo atenção aos seres indesejáveis que podem vir á boleia. O refúgio é uma zona do aquário isenta de predadores e como tal deve conter apenas microrganismos. Abraço, Ricardo Rodrigues
Erazor Publicado: Novembro 16, 2005 Publicado: Novembro 16, 2005 Olá, Como tal o refúgio tem de ser colonizado: utilizando substrato de aquários e/ou outros refúgios já maturados e também rocha viva de diferentes origens e de preferência não curada - tendo atenção aos seres indesejáveis que podem vir á boleia. Estás a referir-te a rocha não curada num refúgio no arranque de um aquário ou num já montado ? É que rocha não curada ( rocha curada = rocha viva isenta de matéria morta ou em decomposição segundo a minha opinião ), mesmo que só no refúgio poderá ter consequências desastrosas para o aquário principal. António Paes Aquariofilia marinha é em www.reefforum.net Propagação de corais é em http://www.coralfrags.org/ Aquariofilia em geral é em www.aquariofilia.net
Ricardo Rodrigues Publicado: Novembro 16, 2005 Publicado: Novembro 16, 2005 António, tens toda a razão e ainda bem que levantaste essa questão. Quando refiro rocha viva não curada a ideia principal é aproveitar a maior quantidade de micorganismos que vêm "agarrados". Para tal e uma vez que os refúgios normalmente possuem um menor volume de água que o aquário principal e ideia é colocar lá apenas um pedaço pequeno (em comparação com o tamanho do refúgio) dessa rocha. O objectivo é a inoculação do refúgio e não filtragem biológica. Se o refúgio tiver macroalgas estas certamente beneficiarão da matéria orgânica em decomposição. Esta operação facilita também a colheita de passageiros indesejados. Abraço, Ricardo Rodrigues
Diogo Lopes Publicado: Novembro 16, 2005 Publicado: Novembro 16, 2005 Olá, Pois o que eu fiz foi introduzir bicharada proveniente no meu caso da DSB do Marco Madeira. Penso que a melhor forma além da que o Ricardo refere é sem dúvida arranjar um pouco de um substrato já com vida. Quanto à reprodução sexuada tive neste espaço de 4 meses dois casos - na racemosa e na prolifera - o que aconteceu foi que quase toda a caulerpa começa a formar pequenas bolhas que acaba por libertar e depois morre - uma desgraça para a qualidade da água que consegui evitar retirando-a logo que começou o processo. Com a taxifolia nunca me aconteceu e por isso neste momento mantenho-a em conjunto com a Chaetomorpha. Abraço, Diogo
Recommended Posts