ajeronimo Publicado Novembro 15, 2005 Share Publicado Novembro 15, 2005 Viva, gostaria de obter opiniões ao meu primeiro projecto REEF (600L). Comentem, questionem, aconselhem... Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Diogo Lopes Publicado: Novembro 15, 2005 Share Publicado: Novembro 15, 2005 Olá, Em primeiro lugar benvindo ao Fórum! O projecto parece-me de uma forma geral bem pensado e estruturado. Gostaria no entanto de fazer um reparo e algumas questões: O reparo tem a ver com a reposição de água. Com duas bombas com esse caudal vais fazer com que o SCWD fique em pressão perdendo assim muito caudal à saída. O ideal será ligar cada bomba a um SCWD. Dou-te o meu exemplo - tinha até há bem pouco tempo duas Eheim 1262 ligadas cada uma a um SCWD e mesmo assim tinha grandes perdas. Neste momento tenho uma Iwaki de 4500 litros hora a dividir o seu fluxo por esses mesmos 2 SCWD´s e posso dizer-te que tenho mais caudal que anteriormente. De resto gostaria de colocar as seguintes questões: - Vais ter reposição automática de água? - Vais ter Reactor de Kalkwasser? - Vais ter Reactor de Cálcio - Tencionas fazer algum refúgio ou tens possibilidade de o fazer? Um abraço, Diogo PS - vê estas questões como pontos pertinentes na montagem do teu aquário. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Ricardo Pinto Publicado: Novembro 15, 2005 Share Publicado: Novembro 15, 2005 Viva, Parece que já tens tudo muito bem planeado e de um modo geral está muito bem pensado Concordo com o Diogo. É importante veres essa questão do SWCD. Isso assim não vai funcionar direito e só te vai é prejudicar o caudal das bombas. Pelo desenho não se percebe bem mas se calhar eu alterava aí umas coisas na sump, o que salta logo à vista é o tamanho da sump, parece-me muito pequena, esse ultimo compartimento também é manifestamente muito pequeno para o caudal das bombas. Acho desnecessario três vidros a separar a 1ª da 2ª divisão, podes é alargar um pouco mais esse espaço e criares uma zona para adicionar resinas ou carvão activo sempre que necessário e retirar quando o entenderes. Gostei do pormenor da queda da água, mas sinceramente nunca vi um sistema desses a funcionar, assim à primeira vista parece-me que irá fazer muito barulho. Podes mergulhar o tubo dentro da sump e colocar um T à superfície para a dispersão das bolhas. Este sistema costuma ser mais silencioso. Escumador, circulação e iluminação parece-me que estão perfeitos. - Vais ter reposição automática de água? Acho muito importante este ponto e principalmente pelo tamanho da tua sump. Em média um reef dessa litragem evapora entre 5 a 10 de água por dia. Se te ausentares de casa por uma semana esgotas a capacidade da sump... e capuft! Abraço, Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
ajeronimo Publicado: Novembro 16, 2005 Autor Share Publicado: Novembro 16, 2005 Desde já obrigado pelos comentários. Para o Diogo Lopes: A questão do SCWD que levantaste era algo que já me tinha passado pela cabeça, mas como nunca vi nenhum a funcionar estava na esperança que desse, principalmente porque não são assim tão baratos como isso. Ora tens 1 bomba e 2 SCWDs, ligados à bomba com 1 T. e as saídas (4) dos SCWDs estás a juntar algumas, ou levas tubos separados até ao aquario, acredito que a ultima seja melhor, mas é que eu só tenho 1 buraco de cada lado para passar os tubos de retorno, será que se juntar 2 saidas de cada SCWD vai dar? Espero ter reposição automática mas não agora, pois parece-me que não é prioritário e tenho muito onde gastar dinheiro. Reactor de Kalkwasser e Reactor de Cálcio ?? qual a diferença? pensava que eram a mesma coisa!!! Sim também espero ter um mas ainda não pensei bem no assunto (qual, como liga-lo, etc), resumindo ainda não me informei sobre o assunto convenientemente. Não estava a pensar fazer refugio, mas na relidade tenho possibilidade (espaço) para o colocar. Quetiono se terá grandes vantagens??? Para o Ricardo Pinto:Realmente a SUMP não abona muito a favor do espaço, mas estou a tentar aproveitar um antigo aquario, à que poupar onde for possivel para poder investir um pouco mais onde é realmente necessário. A 3º divisão da SUMP, onde vai ter a saida do skimmer estva pensada exactamente para ter adicionar resinas ou carvão activo. Tenho tentar aumentar a ultima divisão, concordo contigo em relação ao tamanho redusido da mesma fase ao caudal que irei ter. Em relação à queda de agua, vou testar assim, se fizer muito barulho então terei que equacionar outra solução. Novamente, obrigado pelos comentários. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Diogo Lopes Publicado: Novembro 16, 2005 Share Publicado: Novembro 16, 2005 Olá, Ora tens 1 bomba e 2 SCWDs, ligados à bomba com 1 T. e as saídas (4) dos SCWDs estás a juntar algumas, ou levas tubos separados até ao aquario, acredito que a ultima seja melhor, mas é que eu só tenho 1 buraco de cada lado para passar os tubos de retorno, será que se juntar 2 saidas de cada SCWD vai dar? A resposta é não! Se juntares a saída dos SCWD´s mais vale nem os colocares!!!! O objectivo do SCWD é separar os fluxos - se os vais juntar de novo... Aqui ficam imagens do meu sistema: Reactor de Kalkwasser e Reactor de Cálcio ?? qual a diferença? pensava que eram a mesma coisa!!! Sim também espero ter um mas ainda não pensei bem no assunto (qual, como liga-lo, etc), resumindo ainda não me informei sobre o assunto convenientemente. Recomendo-te a leitura de: http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=33115 e http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopic.php?t=5477 Não estava a pensar fazer refugio, mas na relidade tenho possibilidade (espaço) para o colocar. Quetiono se terá grandes vantagens??? Lê: http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=33262 Um abraço, Diogo Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Ricardo Pinto Publicado: Novembro 17, 2005 Share Publicado: Novembro 17, 2005 Bem.... mais uma questão com a sump Estive agora a reparar, olha que os vidros na sump não podem estar colocados daquela forma, senão a evaporação só se vai fazer sentir no ultimo compartimento, ou seja, o resto da sump vai ter sempre o mesmo nível e ali no final é que vai haver alterações do nível consoante haja mais ou menos água. Acho que não estou enganado por isso corrige isso quanto antes. :D Abraço, Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Luis Rosa Publicado: Novembro 17, 2005 Share Publicado: Novembro 17, 2005 Sim de facto podes retirar o último vidro.... o que fica colado com a bomba de retorno..... Mas está um sistema bem pensado.. :D Cumps [Clickable] Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
ajeronimo Publicado: Novembro 18, 2005 Autor Share Publicado: Novembro 18, 2005 Eis algumas corecções feitas com base nos vossos comentários. A ligação dos tubos pode parecer estranha, mas está condicionada aos buracos na placa de betão que já estão feitos . Espero vir a ter reposição automática de água com Reactor de Kalkwasser. Estou a estudar a questão do espaço para colocar o filtro de osmose inversa, o deposito e o reactor. Espero dar novidades brevemente. Novamente, MUITO OBRIGADO a todos. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
ajeronimo Publicado: Novembro 18, 2005 Autor Share Publicado: Novembro 18, 2005 Outra questão: Como é que têm o background dos vossos aquas? (pintado, papel autocolante, etc). Experimentei plástico autocolante azul que comprei no AKI. A cor é fixe mas o acabamento não me está a gradar a 100%. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Diogo Lopes Publicado: Novembro 18, 2005 Share Publicado: Novembro 18, 2005 Olá, Está tudo bem melhor! Apenas acho que deves colocar mais um vidro antes da ultima zona da sump pois o escumador, embora muito bom (é igual ao meu!!!) deita algumas bolhas que no teu caso iriam directamente para as bombas de retorno! Como é que têm o background dos vossos aquas? (pintado, papel autocolante, etc). Experimentei plástico autocolante azul que comprei no AKI. A cor é fixe mas o acabamento não me está a gradar a 100%. Eu também fiz algumas experiências e optei por colocar uma napa preta que não fica com bolhas como o vinil e puxa muito mais pelas cores do aqua. vê as fotos dos dois fundos... Um abraço, Diogo Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Duarte Conceição Publicado: Novembro 18, 2005 Share Publicado: Novembro 18, 2005 Eu tenho vinil preto. Fica impecável ... mas é uma questão de meses porque depois fica coberto de alga coralina. Cumps DC Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Diogo Lopes Publicado: Novembro 18, 2005 Share Publicado: Novembro 18, 2005 Eu tenho vinil preto. Fica impecável ... mas é uma questão de meses porque depois fica coberto de alga coralina. Pois... o meu agora está assim (em apenas 4 meses!!!): Abraço, Diogo PS - desculpem estar a massacrar-Vos com imagens, mas acho que uma imagem diz mais que mil palavras!!! Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
A l e x a n d r e Publicado: Novembro 18, 2005 Share Publicado: Novembro 18, 2005 Diogo, na foto com o fundo azul as riscas que se vêm atrás em cima à esquerda e em baixo à direita são provocadas pelas lâmpadas ou o vinil enrugou? Eu por acaso prefiro os fundos azuis. ajeronimo, esse projecto está a começar bem, planear tudo antes de avançar é meio caminho andando para o sucesso. A l e x a n d r e Aluga-se este espaço. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
ajeronimo Publicado: Novembro 18, 2005 Autor Share Publicado: Novembro 18, 2005 Desculpem a pergunta, que eventualmente poderá parecer um bocado básica, voces colocaram o background dentro do aquario? Onde compraram o vinil e a napa? Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Diogo Lopes Publicado: Novembro 18, 2005 Share Publicado: Novembro 18, 2005 Olá, Diogo, na foto com o fundo azul as riscas que se vêm atrás em cima à esquerda e em baixo à direita são provocadas pelas lâmpadas ou o vinil enrugou? As riscas são exageradas pela iluminação mas são de facto provocadas pelo enrugamento do vinil. voces colocaram o background dentro do aquario? Onde compraram o vinil e a napa? O background tem que ficar fora do aqua!!! O vinil comprei no Aki tal como tu e a napa na Polux - é bem mais dura e por isso não enruga (custa cerca de 14 euros o m2 para teres uma referência) Abraço, Diogo Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Ricardo Pinto Publicado: Novembro 19, 2005 Share Publicado: Novembro 19, 2005 Ai que eu sou chato!!! Mas parece que eu não me consigo fazer entender, e como é uma questão simples e até te pode fazer algum jeito, eu vou voltar a insistir Então é assim... os vidros que estão colados ao "chão" da sump nunca podem ser muito elevados. Porque senão ficas com "pouco espaço" para a litragem de evaporação. Imagina que tens os vidros que estão presos no vidro do fundo do aqua a 10cm do chão, independentemente da água que evapora durante um determinado tempo, o nível minimo de água que vais ter na sump é de 10cm, ou seja, começas com 30cm no incio duma semana...vais de férias à tua vidinha e quando chegas o nível tá 10 (claro que isto vai ter interferencias em parametros do aquário como a salinidade, mas se depois corrigires não há problema). Enquanto que assim terás 10cm em metade da sump e 30cm na outra metade. Claro que se usares um depósito com reposição de água automatica, isto que eu tou aqui a falar...conta 0. O que vai alterar vai ser o nível no deposito, mai nada! Abraço, Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Peixe Graudo Publicado: Novembro 20, 2005 Share Publicado: Novembro 20, 2005 Ricardo, desculpa mas não concordo com a tua perpectiva. Assim como se deve cálcular o volume de água que desce do aqua (no caso de o setup permitir descer) pelo retorno quando a bomba se desliga (falta de corrente por exemplo) também acho que se deve cálcular o volume sobe para o aqua no caso do Escoamento entupir, por forma a que esse volume de água não transborde no aqua. eu sei que isso nunca acontece... mas deve ser tido em conta! O controlo do nível deverá ser feito realmente por um repositor automático, mas pelo facto de não o ter de início, eu, na minha opinião, não mudava a Sump em função da falta desse equipamento que poderá ser adicionado mais tarde. Na minha opinião o Nível da água vs evaporação deve oscilar no compartimento da bomba unicamente, foi assim que contrui a minha sump. Jerónimo, a minha sugestão para quando a Sump tem de ser mais pequena é sacrificar as divisões antes do escumador e não depois, ou seja, depois do Escumador devem existir 3 separadores eficazmente (e mesmo assim nem sempre) conseguir impedir que as mini bolhas do Escumador cheguem à bomba de retorno. No meu caso sacrifiquei o separador entre a entrada de água e o Escumador, afinal ali bolhas não vão faltar, para poder depois ter o refúgio (Refúgio / BS - Biologic Sump, enfim a ver...), e os separadores de uma forma mais eficaz... Não conseguia ter tudo! Aqui fica a imagem da minha Sump (85x50x60). Ficou um pouco alta demais! :D , mas agora já está. Para o teu caso, também tens pouco espaço, começava a cálcular o espaço da esquerda para a direita, ou seja, quanto preciso de ter no compartimento da bomba de retorno ? A seguir colocas os 3 separadores e depois vês quanto espaço sobra para o Refúgio (caso queiras/possas) Escumador e entrada da água e decides o que fazer aí. Também não punha a saída de água do Escumador para o compartimento seguinte mas sim no do próprio Escumador. Quanto mais separadores melhor. Acho que o teu sistema vai fazer barulho, talvez te safes na captação da água nas na queda vai ser complicado. A água cai no vidro e depois na água e isso vai fazer barulho. Pode ser que não te importes, eu passo-me com o barulho! Na melhor das hipóteses deveria ter um T em cima ou em baixo como respirador, se queres que o ar entre, mas deixar a água entrar na Sump com o tubo uns 3 a 4 cm debaixo de água para não fazer tanto barulho, mas de facto eu não tenho experiência nesse teu Setup. Mais uma sugestão, logo a seguir à captação da água, leva a água para baixo por mangueira flexível (Daquelas próprias para "alimentão", não toxicas) e com uma inclinação ligeira, para evitar cascata e amortecer a queda na sump (comigo resultou no setup anterior) e assim não ouves a água no pvc e a mangueira torna tudo mais silencioso. Já me estiquei nos comentário... Boa sorte na continuação do projecto. Abraço, Pedro Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Ricardo Pinto Publicado: Novembro 20, 2005 Share Publicado: Novembro 20, 2005 Assim como se deve cálcular o volume de água que desce do aqua (no caso de o setup permitir descer) pelo retorno quando a bomba se desliga (falta de corrente por exemplo) também acho que se deve cálcular o volume sobe para o aqua no caso do Escoamento entupir, por forma a que esse volume de água não transborde no aqua. eu sei que isso nunca acontece... mas deve ser tido em conta! Desculpa mas não percebo o que isso tem a ver com o que eu tava a dizer ? Repara bem na tua sump, a água alguma vez baixa o nível daqueles vidros que estão "colados" ao chão? E agora repara se esses vidros fossem pequenos. Se eles forem pequenos tu podes colocar o nível da sump como tu quiseres e consoante as tuas necessidades. A 10cm ou 20 ou a 30cm. Mas são pronto...isto também são pormenores, mas existe a possibilidade da sump do ajerónimo, conforme está desenhada não conseguir aguentar com a água toda que desce quando as bombas param, porque o nível basal (se é que posso chamar assim) está muito alto. Abraço, Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Peixe Graudo Publicado: Novembro 23, 2005 Share Publicado: Novembro 23, 2005 Tudo bem, se calhar interpretei mal, assim acho que estavamos os dois a dizer a mesma coisa. Abraço, Pedro Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Ricardo Pinto Publicado: Novembro 23, 2005 Share Publicado: Novembro 23, 2005 A única vantagem que vejo na construção duma sump assim, é poder colocar aqueles pseudo-refúgios que o pessoal tanto gosta. Mas neste caso especifico acho que nem para isso dá, visto que a sump é pequena. Abraço, Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
jose miguel reis Publicado: Novembro 23, 2005 Share Publicado: Novembro 23, 2005 Pelas minhas contas a parte da sump vai levar com a evaporacao vai ter ai uns 17 litros, o meu aquario de 200 litros evapora 5 litros por dia se neste aquario evaporar 10 litros é bem provavel que as bombas fiquem sem agua em 24 horas, o que pode provocar alguns problemas. Miguel miguelreis_disculandia@hotmail.com Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
João SoaresRR Publicado: Novembro 23, 2005 Share Publicado: Novembro 23, 2005 também acho que se deve cálcular o volume sobe para o aqua no caso do Escoamento entupir, por forma a que esse volume de água não transborde no aqua. eu sei que isso nunca acontece... mas deve ser tido em conta! Acho este pormenor completamente absurdo pois se o aquario for bem montado deveria levar um escoamento de emergencia. Este SUMP está mal feito por razões obvias pois a divisória da bomba de retorno é muito pequena, com as evaporações que se adivinham sem duvida que vai haver problemas. A tolerancia de água no sump quando falta de luz é muito pequena pois para o sump funcionar a água terá de andar acima dos vidros mais baixos. Para teres água que te aguente uns dias vais ter que subir o nível de água na SUMP, ao subires o nível de água na sump vais ter menos espaço para a água que desce. Retira a divisória, vais aumentar o volume!! Aquariofilia ao mais alto nível. Abraço Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
ajeronimo Publicado: Novembro 25, 2005 Autor Share Publicado: Novembro 25, 2005 EVAPORAÇÃO DE 10L POR DIA Sinceramente nunca pensei que o volume de àgua que se evapora num sistema destes fosse tão grande!!!!! Vocês não têm problemas de humidade na divisão onde está o aqua???? 70L por semana, 280L por mês Estou a ficar preocupado. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Ricardo Pinto Publicado: Novembro 25, 2005 Share Publicado: Novembro 25, 2005 Desde que a porta da divisão onde se encontra o aquário não esteja fechada, nunca vi problemas de humidade. Abraço, PS: Podes sempre abrir um bocado uma janela também, 1 hora por dia ou assim. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Recommended Posts