Recommended Posts

Publicado

Tenho um problema com um tronco que quero colocar no fundo do aquário mas não o consigo prender.

Este tronco foi comprado numa loja, usei-o durante 1 ano no meu aquário grande. Serrei-o ao meio pois era enorme e usei uma das metades num aquário e guardei a outra metade. A metade que está no aquário está muito bem e não boia. A outra metade que estava guardada lavei-a com o chuveiro e coloquei no aquário mas não consigo prendê-la. Alguém tem alguma ideia? demora muito tempo até o tronco deixar de boiar?

Cumprimentos,

Samu.

Publicado:
demora muito tempo até o tronco deixar de boiar?

Depende do tamanho do tronco e da capacidade do mesmo abosorver água.

É natural que, como esteve guardado, tenha secado. Por isso agora não boia...

Eu também tenho troncos. Para não ter de os colocar num balde até estes ficarem pesados coloco-os no aqua e ponho uma "colher de pau" entre o tronco e uma das travas do aqua.

Assim não boia de certeza. Com o tempo ele ganha peso e depois retiras a colher.

Cmp,

Nuno

Cumprimentos,

Nuno

Publicado:

Só uma ressalva, troncos que já estiveram dentro de água durante algum tempo, tornam a absorver água mais rápido do que troncos pela primeira vez colocados na água. LOgo, os primeiros, vão mais rápido ao fundo.

Publicado:

Infelizmente não resultou. O tronco faz uma força enorme para subir e nem a colher aguenta com ele.

Neste momento tenho uma rocha em cima do tronco. Mas não tenho o tronco na posição em que queria. Outro problema é que já tenho musgo e feto de java preso ao tronco. Se tiver que tirar para experimentar outra solução lá terá que ser.

Aguardo mais soluções.

Obrigado,

Samu.

Publicado:

Ola Samufish

Olha, uma coisa que adianta é se voce furar o tronco no meio com uma furadeira, fica imperceptivel, se voce fizer de um lado a outro, e não de frente pra traz... assim, é um lugar a mais pra agua entrar e fazer peso nele, aqui em casa eu fiz isso em um meu e deu certo.

Depois me diz se funcionou

abraço

Publicado:

Olá Mitcus,

A ideia parece ser boa mas o tronco é muito comprido e não é direito o que torna possivel fazer o furo.

Será que com o tempo o tronco vai deixar de boiar ou é melhor desistir? É que a outra metade foi colocada na vertical e esta estou a colocá-la na horizontal, que me parece mais dificil para o tronco ficar no fundo.

Cumprimentos,

Samu.

Publicado:

Eu na tua posiçao colocaria os troncos num tacho e efectuava uma fervura longa. De seguida colocaria um recipiente onde o tronco coubesse, e enchia-o com agua salgada, onde colocaria o tronco em descanço com um objecto pesado em sima. E ia trocando a agua tenpos a tempos ate o tronco deixar de flutuar.

Quando isso acontecesse faria uma nova fervura e lavagem.

Publicado:

Oi. Eu sempre preguei um bom pedaço de chumbo debaixo dos troncos e eles nem mexem. O chumbo nunca teve nenhum efeito preverso no aquário.

Resulta.

Abraço.

(Claro que coloquei os troncos depois de verificar se já não libertariam resíduos...)

Publicado:

Bruno, O meu tronco é enorme para ser fervido. Não tenho nenhum tacho onde o possa colocar.

NI, onde posso arranjar esse chumbo?

Tenho uma vaga ideia de ter visto numa loja uns troncos presos ao vidro com ventosas. Acho que as ventosas estavam aparafusadas ao tronco.

Alguém sabe alguma coisa sobre isso? pode-se fazer com qualquer parafuso? Esta pode ser a minha solução...

Cumprimentos,

Samu.

Publicado:

Para já consegui prender o tronco mais ou menos na posição em que queria. Amarrei-o ao termostato com um fio de nylon e coloquei uma pedra à frente para ele não virar. Agora o certo é esperar que ele pare de boiar?

Quanto às ventosas, não existe nenhum parafuso que se possa usar dentro do aquário? ou a melhor solução será a silicone para prender as ventosas ao tronco? que tipo de silicone?

Cumprimentos,

Samu.

Publicado:

um fio de nylon parecece-me um boa escolha se for um fio com uma espeçura inferior a 0,20mm. Mas eu nao os colocaria ja esperaria deixando-os ficar de molho dentro de algo ate deixarem de boiar.

Publicado:

boas!

eu acho que o silicone nao a melhor soluçao para o teu problema visto que e necessario esperar no minimo 24h ate que sece e ai entam e que se pode colucar o tronco no aqua.se fores a este topico http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopic.php?t=3249posto pelo dlopes, poderas ve-lo a fixar uma muda de coral com um massa(nao o seu nome),que eu tambem sei que e utilizada para fixr pedras e troncos. se fores a um loja que vendam material para salgados entraras essa massa facilmente.

Publicado:

oi

olha põe o tronco numa panela com água a ferver e deixa-o tar um pouco ele vai absorver a água muito mais depressa.

Publicado:

Olá a todos e obrigado pela ajuda.

De momento o meu problema está parcialmente resolvido já que consegui prender o tronco dentro do aquário.

Agora a minha pergunta é a seguinte:

Será que com o tempo o tronco vai deixar de fultuar ou tenho que procurar outra solução?

Cumprimentos,

Samu.

Publicado:

Nao.

Com o tempo os veios da madeira vao ensopando e substituindo or ar la existente.

Se conseguires mante-lo no fundo baril. Ja agora como prendeste o tronco?

Se conseguires ela deixara de flutuar com o passar do tempo.

Publicado:

Olá Bruno,

Como a minha ideia era colocar o termostáto por trás do tronco, coloquei-o um pouco acima do tronco, prendi o tronco ao termostato com um fio de nylon e depois encostei uma pedra vulcânica ao tronco porque ele tinha tendência para virar. Para já está preso no fundo do aquário mas ainda noto numa das pontas do tronco que ele está a flutuar...

Cumprimentos,

Samu.

Publicado:

uma sugestão

material:

1 ou 2 sacos de rede (tipo os sacos de berlindes)

(existem umas pastilhas para a maquina que fornecem sacos de rede)- ou então usa meias de nylon

musgo de java

1 enches os sacos de rede (ou as meias) de pedritas do areão

2 atas os sacos ao tronco (não lhes podes "dar corda" senão corres o risco dos troncos ficarem a flutuar a meio do aqua)

3 cobres os sacos de rede de musgo de java

se eu consegui prender ao chão um bocado gigante de cortiça tu tb conseguirás!

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!