Recommended Posts

Publicado:

Boa Noite

Rui F. Almeida:

porque os peixes jovens crescem melhor em águas mais duras, com 250 a 350 mS ( 7 a 10º dH).

Se possivel gostava de saber a equivalência entre "mS" e "dh".

Isto porque o Teste que eu tenho da (SERA) mede o GH: com a seguinte escala:

de 0ºa 10ºdgH macia

de 10ºa 20ºdgH média

acima de 20ºgH dura

1ª dgH ou dH, são a mesma coisa?

2ª QUANDO SE DIZ QUE 250 A 350 mS (7 A 10º dH), estes dH significam o mesmo da escala que eu indico em dgH

ou seja 7 A 10º dH, é o mesmo que 7 A 10º dgH?

Já agora existe material à venda que mede em ppm, EX:

"999ppm trata-se na verdade de uma medição de 1998microSiemens/cm. A caneta utiliza um factor de conversão interno de 0,5 para converter os microSiemens/cm em ppm"

De facto tudo isto me confunde um pouco.

Seria possivel que alguém se desse ao trabalho de esclarecer estas várias formas de medir (a dureza/condutividade da áqua), ou são tudo coisas diferentes?

Um abraço

Um Abraço

Manuel Carvalho

Logofinal_28copy.jpg

Publicado:

Grande Manuel.

No fundo é a mesma coisa, medido de maneira diferente.

Os testes normalmente vêm em Graus alemães (convenção).

Entende-se 1 grau alemão = 17,9 ppm (partes por millhão) +-= 33 ms.

Ou seja:

Uma àgua que tem 330 Ms terá aprox. um dh ou dgh de 10 e terá + - 179 ppm "de minerais dissolvidos".

Há aparelhos electronicos que medem Ph., ppm, temp. e condutividade.

São caros e requerem alguma manutenção.

Os donos dos "casais" de Discus precisam é de um DOSEADOR DE PACIENCIA :? .

Um abraço.

JPM

"the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)
"A Àgua continua Viva!"

Publicado:

Boas

João

Mais Uma vez Obrigado pela explicação.

Assim está tudo mais claro.

Quanto á PACIÊNCIA, faz falta de facto esse tal doseador.

Grande Abraço

Um Abraço

Manuel Carvalho

Logofinal_28copy.jpg

Publicado:

Olá

João permite-me discordar, pois a dureza não tem de ser directamente proporcional á condutividade.

Ou seja se a conductividade é 1Rx cm2 se adicionares outros sais que não sejam de calcio ou magnésio vais de certeza alterar o valor da conductividade e não o GH.

A tua explicação é plausivel de entender se a água for sempre a mesma e que não haja entrada de outros sais.

Imagina o seguinte:

Tens água com GH=O e ms=O.

Junta NACL e verifica qual dos valores é que é alterado.

Abraço

frame.jpg

Publicado:

Boa tarde.

Eu sei.

Mas como percebo o que o Manuel queria saber, a resposta, "generica", está bem dada.

Na realidade o Manuel queria a "tabela de equivalencias".

De uma forma mais correcta pode-se dizer que se se "afectar o Kh a condutividade tambem sobe" e o Gh permanece inalterado.

Por expl.

A minha àgua, da torneira, tem + - 450 ms portanto Gh + - = 13.

Num aqua de 100 Lt se adicionar 1 colher de sopa "CHEIA" de sal a condutividade sobe para + - 800 Ms.

A àgua, a àgua....... :cry:

O Whisky é bastante mais simples. :wink:

De todas as formas, Hugo, obrigado, de todos, pela observação.

JPM

"A Àgua continua Viva!"

Publicado:

Excelente discussão, desde já UM MUITO OBRIGADA.

A minha dúvida é a seguinte, aquando da aplicação do Flagyl, durante os 3 a 6 dias de tratamento deve ser feita alguma mudade de água ?

Por favor respondam-me pois iniciei ontem o tratamento...

Um abraço

Anita

Publicado:

Ola Anita.

Eu faço assim:

1º dia de manhã 2 comp/100LT.

à tarde ( + - 8/10 h depois) mudar 10-20% agua e novo tratamento.

Repetir durante 3 dias sempre com mudança de àgua antes dos

tratamentos -> 3 dias = 6 tratamentos.

Boa sorte.

JPM

"A Àgua continua Viva!"

Publicado:

Obrigada João

Eu não tenho hipotese de fazer o tratamento nem mudas de água de manhã, só consigo fazer o tratamento á noite. Haverá outra forma ?

Beijinhos

Anita

Publicado:

Ola.

Não faças muda de àgua de manhã mas põe os comprimidos.

É sempre preferivel 2 tratamentos p/dia.

Cumprimentos.

JPM

Ps-> Caso os peixes comam aplica misturado na comida.

Eu desconh«gelo a comida e misturo "um bocadinho", mexo bem e aguardo uns 30 min., seguidamente dou aos peixes.

"A Àgua continua Viva!"

Publicado:

Boas,

Estou a seguir este tópico atentamente e fiquei baralhado.

Pelas consultas que fiz, cheguei a esta conlusão sobre a àgua apropriada para Discus.

Características de alguns rios onde eles residem

Rio Tocantins (Brasil)Dureza carbonatos (graus Alemães) - 1.00

Dureza total (graus Alemães) - 0.08

Rio Paruru (Brasil)

Dureza carbonatos (graus Alemães) - 0.3

Dureza total (graus Alemães) - 0.1

Rio Maues Zaraiba (território Peruviano)

Dureza carbonatos (graus Alemães) - 2.05

Dureza total (graus Alemães) - 2.19

Aqui vejo isto:

Boa Noite

Rui F. Almeida:

porque os peixes jovens crescem melhor em águas mais duras, com 250 a 350 mS ( 7 a 10º dH).

Como é que ficamos, qual o kH e o dH ideal para os nossos bicharocos?

Abraços

Miguel Angelo

Os meus Discus

Pic_8273_1.jpgPic_5050_40.jpg

Publicado:

Boa noite.

Os discus de "aquacultura", são muito diferentes dos selvagens como tal "gostam +" de outros parametros.

Para manutenção:

- Ph 7,5>pH>6,5 - 20>Gh>10 - 8>Kh>4 - temp. 27 a 30º

Um abraço.

JPM

"A Àgua continua Viva!"

Publicado:

Boas,

Boas' date='

Estou a seguir este tópico atentamente e fiquei baralhado.

Pelas consultas que fiz, cheguei a esta conclusão sobre a água apropriada para Discus.

[b']Características de alguns rios onde eles residem[/b]

Rio Tocantins (Brasil)Dureza carbonatos (graus Alemães) - 1.00

Dureza total (graus Alemães) - 0.08

Rio Paruru (Brasil)

Dureza carbonatos (graus Alemães) - 0.3

Dureza total (graus Alemães) - 0.1

Rio Maues Zaraiba (território Peruviano)

Dureza carbonatos (graus Alemães) - 2.05

Dureza total (graus Alemães) - 2.19

Aqui vejo isto:

Boa Noite

Rui F. Almeida:

Boa noite.

Os discus de "aquacultura"' date=' são muito diferentes dos selvagens como tal "gostam +" de outros parametros.

Para manutenção:

- Ph 7,5>pH>6,5 - 20>Gh>10 - 8>Kh>4 - temp. 27 a 30º

Um abraço.

JPM[/quote']

Esta minha questão é pelo seguinte:

Eu de certa forma influenciado pelo Sr Paulo Fernandes dediquei-me aos Discus desde Junho de 2005 e montei um aquário de 240 l neste momento com 7 Discus

água da torneira

pH- 7.4

kh- 3

gH - 11

não uso qualquer químico, excepto o Co2 caseiro, faço reposição e TPAs com esta água.

TPAs de 20 l dia sim dia não.

Os parâmetros da água neste momento são:

pH - 6

gH - 10

kH - 0 ou próximo

NO2 - 0

NO3- +ou- 10

O kH -0 intriga-me e gostava de saber se estes parâmetros estão dentro do normal para os Discus ou se devo fazer alguma coisa para o aumentar?

Abraços

Miguel Angelo

Os meus Discus

Pic_8273_1.jpgPic_5050_40.jpg

Publicado:

Boa noite..

Se estas são as condições do teu aqua mantém.

Por uma questão de comodidade se o Ph +-= 7 e o Kh=3/4 seria melhor pois estes valores indiciam uma àgua mais "estável".

É preferivel teres "o que tens" de uma forma estável do que sujeitares os peixes a oscilações.

Essa baixa de ph em relação á àgua da torneira deve-se ao uso do Co2.

Espero que tenha ficado claro.

JPM

Ps-> Muda-lhes àgua para crescerem, muita àgua.

"A Àgua continua Viva!"

• 1 mês depois...
Publicado:

Caros amigos se me poderem ajudar nesta GRADE DUVIDA, ficava agradecido posso utilizar SERA BAKTOPUR DIRECT para tratamento

de flagelados ????

vi no inicio deste topico mas não diz nada a respeito deste medicamento contra flagelados.

Retiro esta informação de um livro da sera mas prefiro a opinião de quem percebe...

Ganda abraço brazuca.

Publicado:

Boa tarde.

Com esses sintomas os teus peixes têm parasitas intestinais e numa fase já muito avançada.

Deves tratá-los com Hexamita da Esha ou Flagyl (farmacia):

Procura neste topico que aparecem as dosagens.

Boa sorte.

JPM

"A Àgua continua Viva!"

Publicado:
Caro João desde já agredeço a sua resposta mais formulei mal a minha pergunta Não era baktopur direct mais sim bakto tabs  sera que da? É que tenho muito disso. obrigadão  

Ganda abraço Brazuca.

O Bacto tabs não serve para parasitas intestinais, é utilizado para parasitas externos(senão me engano) e para ataques bacterianos.

O mais facil de arranjares, e o que tem tido mais sucesso no tratamento de parasitas intestinais, é o flagyl (2.76€) cada embalagem.

1 Abraço

César Pereira ( EX.Membro(...) Socio Fundador dos (.)|(.))

Publicado:

Boas, desculpem a intromissão mas não resisti a colocar aqui o problema.

Como sabem os Gyrodactylus e Dactylogyrus são do pior e teimam em aparecer, e agora foi um white diamond, anda meio sem apetite e com um opérculo fechado, roça-se e aqueles sintomas todos que já conhecemos.

Como faz agora um ano que tenho o aquário montado, decidi tomar uma atitude drástica.

Ontem desmontei o aquário todo aspirei todo o areão com uma troca de água de 50%. Hoje decidi aspirar novamente as "cacas" que restaram com uma troca de água de 25% (agua tratada em turfa e com um filtro biológico com uma mistura de 50% da torneira quente para não haver choque térmico).

Como estou farto de gastar fortunas em praziquantel, vou tentar fazer um tratamento com o Omnipur da Sera, não afecta o filtro biológico e é compatível com peixes gatos e ancistrus (que é o meu caso).

O que sucedeu foi o seguinte, ao meter o produto na água, os peixes que não estavam visivelmente afectados, começaram a fazer arranques repentinos e sacudidelas, o blue diamond até ficou escuro.

A minha questão é, será que o produto começou a irritar os parasitas e consequentemente os peixes? Será bom sinal?

Outra coisa, este produto diz para se ao fim de 7 dias os resultados não forem efectivos, para repetir passado uma semana. Como o caso já se mantém há uns tempos sempre com resultados nada efectivos, gostava de saber se poderia fazer 3 tratamentos com o espaço de 3 ou 4 dias, com uma boa troca de água claro.

Abraços

Pic_6973_14.jpg
Publicado:

Bom dia.

Nunca usei o Omnipur.

É contra o quê?

Menciona qual o principio activo?

Monta um UV que, não elimina, mas mantêm baixos os niveis de parasitas.

Um abraço.

JPM

Ps> Segundo os "experts" são IMPOSSIVEIS, ou quase, de erradicar.

"A Àgua continua Viva!"

Publicado:

“Sera Omnipur é um produto que se distingue por seu amplo espectro de atuação contra as enfermidades mais comuns dos peixes ornamentais de tanques de jardim . A composição de Sera Omnipur está dirigida ao tratamento de agentes patogênicos específicos que se encontram em lagos . Além do tratamento contra doenças provocadas por ectoparasitas como, por ex., viscosidade da pele ( Costia, Chilodonella) Trichodina, Oodinium de água doce, Trematodos de pele e branquias (Dactylogyridea, Gyrodactylidea), Sera Omnipur também é muito eficaz contra infecções produzidas por bacterias como, por ex., apodrecimento das barbatanas de origem bacteriana ( Saprolegnia, Achlya) .

Composição: 9-hidrocloreto de aminoacridina 140mg, cloreto de acriflavina 800mg, lactato de etacridina 4500mg, oxalato de verde malaquite 105mg, água destilado qb para 100ml.”

Devo dizer que o blue diamond já não está escuro e o white diamond já abre os dois opérculos.

Abraços.

P.S: Foi o Vítor Hugo Quaresma que me aconselhou usar este producto.

Pic_6973_14.jpg
Publicado:

Já comecei a tratar da UV, vou ter que fazer uma, pois comprada é muito caro :lol: ...

...já agora alguém me sabe dizer qual a potencia necessária para 260L, 9 ou 11w....

...abraços...

Pic_6973_14.jpg
Visitante
This topic is now closed to further replies.