gustavo figueiredo Publicado Novembro 14, 2005 Publicado Novembro 14, 2005 Oi, mudei de casa recentemente e ao mudar os meus aquas, fiz um "up grade" tanto no dos discus como no salgado. Neste momento o salgado ta a ciclar e não tem nada lá dentro a não ser rocha viva e morta. Assim irá ficar mais umas duas semanas. Mas, o que eu não tinha no anterior era uma HQI e agora tou a notar os seus efeitos. A agua evapora-se a uma rapidez alucinante. Queria saber como posso reduzir ou corrigir este efeito. A calha tem 1X HQI de 150W que se encontra a uma altura de 30cm do aqua de 100X40X50(A). Seique há umas ventoinhas que arrefecem o ar entre o aqua e a lampada mas numca as vi á venda. Se tiverem mais imformações, partilhem Obrigado, malta
A l e x a n d r e Publicado: Novembro 14, 2005 Publicado: Novembro 14, 2005 Com as ventoinhas ainda vais aumentar mais a evaporação principalmente se estas forçarem o ar à superfície da água. O que poderás fazer é manter a temperatura da divisão onde tens o aquário o mais próxima possível da temperatura a que está o aquário e mantêr o ar o mais húmido possível. No entanto não te aconselho nenhuma das opções anteriores, a última por razões óbvias e a primeira pelo consumo de energia que terias que comportar em comparação com o gasto em água doce de reposição. Esse é um mal comum a toda a gente que tem aquários de recife, mas do qual podemos tirar partido no Verão (para baixar a temperatura do aquário). Já agora o que consideras uma evaporação alucinante? A l e x a n d r e Aluga-se este espaço.
Rui Ferreira de Almeida Publicado: Novembro 14, 2005 Publicado: Novembro 14, 2005 Também tem outras vantagens, como por exemplo, permitir acrescentar mais Kalkwasser Cump. Rui
gustavo figueiredo Publicado: Novembro 15, 2005 Autor Publicado: Novembro 15, 2005 Oi, Chamo evaporação alucinante cerca de 1cm por dia. Acho que é muito, não? Em relação ao Kalk, tenho o velho sistema de garrafão a pingar. No meu caso tenho um garrafão de 5 litros, num movel um pouco acima do aquario com uma mangueirinha que goteja 1 gota a cada 4 segundos.
AJF Publicado: Novembro 15, 2005 Publicado: Novembro 15, 2005 bem , eu queria era que o meu aquário evaporasse mais de modo a poder adicionar mais kalkwasser tal como o rui disse... acho que não te deves preocupar com isso até pelo contrário , permite-te adicionar mais kalk. o que é optimo. um abraço
Diogo Lopes Publicado: Novembro 15, 2005 Publicado: Novembro 15, 2005 Olá, Gustavo - penso que só podes estar a exagerar quando indicas que tens 1 cm de evaporação por dia! Isso quererá dizer que tens cerca de 20 litros de evaporação diária - é simplesmente impossível num volume como o que tens. No meu sistema com cerca de 700 litros tive no pico do Verão cerca de 15 litros de evaporação diária. Num aqua desse tamanho com apenas uma HQI não deverás ter mais que 5 litros de evaporação diária e mesmo assim é muito - tal como já foi dito a evaporação não má - terás que pensar num sistema de reposição de água que te convenha. Um abraço, Diogo PS - é melhor veres se não tens o aqua furado???!!!
Erazor Publicado: Novembro 16, 2005 Publicado: Novembro 16, 2005 Olá, bem , eu queria era que o meu aquário evaporasse mais de modo a poder adicionar mais kalkwasser tal como o rui disse...acho que não te deves preocupar com isso até pelo contrário , permite-te adicionar mais kalk. o que é optimo. um abraço Se não tens muita evaporação podes adicionar na mesma maiores quantidades de kalk usando vinagre para dissolver o kalk. http://www.reefscapes.net/articles/breefca...kalkwasser.html Gustavo, será que tens as bombas a atirar a água muito acima da superfícies fazendo "ondas" ? Se sim podes tentar baixar um pouco essas bombas por forma a criar agitação à superfície mas não fazendo tanta "onda". Outra hipótese, não muito provável mas nunca se sabe, será que tens alguma fuga de água após teres feito a mudança e que ainda não te tenhas apercebido. António Paes Aquariofilia marinha é em www.reefforum.net Propagação de corais é em http://www.coralfrags.org/ Aquariofilia em geral é em www.aquariofilia.net
Forreta Publicado: Novembro 25, 2005 Publicado: Novembro 25, 2005 Será que com lampadas nao hqi evapora menos ?? É que não vou ter o aqua ligado á torneia e encher uma garrafao de 50 litros por semana... bem.. enfim.. Está quaseeeeeeeeeeeeeeeeee.............. http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=34579
Luis Rosa Publicado: Novembro 25, 2005 Publicado: Novembro 25, 2005 Forreta não sei se estás a ver, mas normalmente faz-se reposição diária de kalkwasser ou reposição automatica. Para combater a evaporação. Cumps [Clickable]
Forreta Publicado: Novembro 25, 2005 Publicado: Novembro 25, 2005 Mas eu disse o contrário ??? Acho que não lês muito bem os meus posts... Só perguntei se outro tipo de lâmpadas fariam menos evaporação. Mas já agora obrigado por dizeres que o kalkwasser combate a evaporação... é a primeira vez que leio isso ! Sempre a aprender... Está quaseeeeeeeeeeeeeeeeee.............. http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=34579
Luis Rosa Publicado: Novembro 25, 2005 Publicado: Novembro 25, 2005 Eu não disse isso.... Disse que para corrigirmos a evaporação usamos agua de osmose + kalk ou kalkwasswer e assim corrigimos o nível da água e adicionamos cálcio ao sistema. Não acredito que com as t5's evapore menos água, até porque essa evaporação é também um processo que envolve a própria circulação e as trocas gasosas... Cumps [Clickable]
Forreta Publicado: Novembro 25, 2005 Publicado: Novembro 25, 2005 Eu já tinha ouvido muito falar na osmose e no kalkwasser mas sinceramente nunca tinho percebido/lido que servia para combater a evaporação. Achei apenas que fosse para aumentar a qualidade da água. As minhas desculpas pela má interpretação Está quaseeeeeeeeeeeeeeeeee.............. http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=34579
Diogo Lopes Publicado: Novembro 25, 2005 Publicado: Novembro 25, 2005 Olá, Parece-me que continuas sem perceber!!! O que o Luis disse foi que água de osmose com adição de kalk é introduzida no aqua sempre que necessário. Não para "combater" a evaporação, mas para repor a água evaporada! Não é por adicionares água de osmose com kalk que tens menos evaporação. Abraço, Diogo
Forreta Publicado: Novembro 25, 2005 Publicado: Novembro 25, 2005 Então estava correcto ao início.... cUMPS ! Está quaseeeeeeeeeeeeeeeeee.............. http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=34579
gustavo figueiredo Publicado: Novembro 25, 2005 Autor Publicado: Novembro 25, 2005 Bom, a evaporação já não é tão acentuada pois, tenho um garrafão de 5 litros que todas as noites pinga 1 gota a cada 4 sec. no aqua com uma mistura de kak+osmose. E não, o aqua não ta furado devido á mudança, pois não é o mesmo. A coralina já tá a rebentar por todo o aqua o que dá um efeito espectacular.
Forreta Publicado: Novembro 26, 2005 Publicado: Novembro 26, 2005 E gastas o garrafao todo num dia ? Qt tempo dura ? Está quaseeeeeeeeeeeeeeeeee.............. http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=34579
Luis Rosa Publicado: Novembro 26, 2005 Publicado: Novembro 26, 2005 Um garrafão de 5litros deve durar uns 3 ou 4 dias... Cumps [Clickable]
gustavo figueiredo Publicado: Novembro 26, 2005 Autor Publicado: Novembro 26, 2005 muito sinceramente o garrafão dura noite toda desde a meia noite até ao meio dia do dia a seguir...
Luis Rosa Publicado: Novembro 26, 2005 Publicado: Novembro 26, 2005 Ate ao meio dia? Pois eu faço desde o depois de jantar até ao acordar :D Cumps [Clickable]
Z Publicado: Novembro 26, 2005 Publicado: Novembro 26, 2005 Gustavo - penso que só podes estar a exagerar quando indicas que tens 1 cm de evaporação por dia! Isso quererá dizer que tens cerca de 20 litros de evaporação diária - é simplesmente impossível num volume como o que tens. Errrr... num aquário de 100x40 de base, um centímetro são 4 litros, ó mestre Diogo... :D muito sinceramente o garrafão dura noite toda desde a meia noite até ao meio dia do dia a seguir... Cuidado com a adição de kalkwasser durante o dia. Se estiveres próximo dos níveis de saturação e alcalinidade do aquário, arriscas-te a ver nevar no teu recife... Z APK 87 Se não merece ser bem escrito é porque não merece ser escrito de todo.
gustavo figueiredo Publicado: Novembro 27, 2005 Autor Publicado: Novembro 27, 2005 Durante o dis não deito Kak nenhum no aqua...
Luis Rosa Publicado: Novembro 27, 2005 Publicado: Novembro 27, 2005 muito sinceramente o garrafão dura noite toda desde a meia noite até ao meio dia do dia a seguir... :D Até ao meio dia! Acho que a partir das 8 já é dia Cumps [Clickable]
Nuno Prazeres Publicado: Novembro 28, 2005 Publicado: Novembro 28, 2005 Atenção que se não tiveres muitos consumidores de calcio no aqua (SPSs LPSs) não vale a pena forçares a kalk porque te arriscas a ter precipitações. Eu no Verão tenho o dobro da evaporação (cerca de 2 litros por dia) e como medida estabilizadora, faço a kalkwasser com metade do pó que estou a usar nesta altura do ano. Houve uma vez em que não respeitei essa regra e o meu aquário parecia uma garrafinha de leitinho Vigor, passe-se a publicidade. O Rui Ferreira de Almeida, com a obscena quantidade de invertebrados com esqueleto calcário que tem (tridacnas, SPSs, LPSs, etc...) deve consumir seguramente bem mais de 10mg/l de Ca por dia por isso toda e qualquer oportunidade para o repor é benvinda. Projeto Outono - Biótopo de Leito de Folhas Sul Americano
Diogo Lopes Publicado: Novembro 28, 2005 Publicado: Novembro 28, 2005 Olá Nuno, Essa questão da precipitação é para mim um mito!! Eu durante o Verão tinha quase 15 litros de evaporação diária no meu reef e não tinha quase corais no aqua - nunca tive precipitações e a água entrava toda pelo reactor de kalkwasser. Alguém me consegue explicar este fenómeno???!! Abraço, Diogo
Recommended Posts