n_jeronimo Publicado Novembro 14, 2005 Publicado Novembro 14, 2005 Amigos, Tenho um aquario com o seguinte setup: 100x40X50 - Ou seja 200lts PH 6.3 pouco > a puxar pro 7 Dureza- 18ppm ..creio Amonia - 0 iluminação 2X lampdas 1 Fauna e a outra Flora cada com 30W Plantas: 10 Pés de Valisneria 4 Tapetes de Riccia 2 Molhos de Musgo de java 5 Pés de Alternanthera reineckii ''roseafolia'' 2 Pés de uma outra que não encontro no site da tropica, e-que-estou-mesmo-a-ver-que-é-terrestre 1 Tronco Grande Peixaria: 2 Botias Palhaço - Adultos cerca de 9CM cada 1 Pleco 3 Plattys (esta noite aumento em cerca de nove ) 3 Escalares médios cerca de 5cm cada 3 SAE 4 CAE 3 Ottos 1 Cobra Khuli se ainda la estiver 1 Corydoras 17 Cardinais Ontem resolvi fazer um Co2 caseiro (que funcionou na perfeição) e monta-lo. Apenas para verificar se as plantas tem um crescimento significativo. De salientar que com esta iluminação e sem Co2 a rricia cresce (devagar) e a valisneria tanbem, esta então é uma autentica praga. Mas ainda ontem ao fim de umas horas com o Co2 a bombar desceu-me o PH em flecha a agua ficou mais acida. O que faço ? Desde já retirei o Co2, pois tenho receio que com a quantidade de peixes e de luz talvez não faça o efeito desejado e até já tenha Co2 suficiente e naturalmente. Tanbem o retirei por causa dos peixes, tenho receio que a mudança de Ph repentina os mate tal como um excesso de Co2. Esqueci-me de salientar que não tenho bomba de ar montada. Agradeço que os mais iluminados me elucidem...Já aghora se não for pedir muito...como posso medir a quantidade de Co2 existente no mesmo ?? Abreijos NJ Citar
José Cruz Silva Publicado: Novembro 14, 2005 Publicado: Novembro 14, 2005 Viva Para medires a quantidade de Co2 em função do PH e KH http://www.tropica.com/default.asp No site da tropica na secção aquaristic também encontrarás bons artigos sobre a utilização do co2 Citar Abraços Zé Néo
FBIpt Publicado: Novembro 14, 2005 Publicado: Novembro 14, 2005 Para esse aqua terias de ter no minimo de 100w para justificar a injecção de CO2. E mesmo quando se começa a por deve-se ter o cuidado de por o dfusor perto da superficie e com o passar dos dias e conforme haja ou não variações de ph ir baixando! Citar Avisar por MP antes de adicionar contacto do msn
José Cruz Silva Publicado: Novembro 14, 2005 Publicado: Novembro 14, 2005 Viva, Se leres o artigo da tropica "Co2 and light" verás que uma concentração mais elevada de Co2 poderá de alguma forma compensar a pouca quantidade de luz. As plantas optimizarão a sua energia para captar melhor a luz se tiverem quantidades maiores de Co2. Para teres uma queda abrupta no PH provávelmente tens um Kh muito baixo. O valor ideal julgo ser 4º Como disse o FBIpt se fores baixando gradualmente o difusor de Co2 evitarás as variações repentinas de PH. Porém, se tens um KH baixo quando acabar a injecção de Co2 terás um problema contrário com a súbida repentina do PH. Citar Abraços Zé Néo
n_jeronimo Publicado: Novembro 15, 2005 Autor Publicado: Novembro 15, 2005 Obrigado a ambos. Apenas tenho a referir que o difusor estava a 3,4 cms da superficie. Retirei-o e Hoje já medi o ph e voltou ao normal. Resumindo, no pouco espaço de tempo que esteve activo (4Horas) baixou-me o Ph como gente grande. Desliguei-o e tudo voltou ao normal. Acho que primeiro vou comprar um teste de Kh, depois comprar uma calha que me dê 1W por litro e só então me voltarei para o Co2. Acham que tanbem é boa ideia plantá-lo mais? Abreijos NJ Citar
Recommended Posts