lino costa Publicado Novembro 14, 2005 Publicado Novembro 14, 2005 Olá a todos Antes que me digam que deva ir pedir ao Ramirezi uma dica apra resolver o meu problema quero dizer desde já que o fiz antes de cá vir. Acontece que abri a minha mera calha da aquapor e descobri que posso meter mais uma lampada de 15w de potencia como tal decidi fazer-me ao trabalho e montar um circuito ligado em simultaneo com o que já lá tinha, azar, meti os pes pelas mãos e agora estou sem iluminação. Alguem me pode ajudar com esta cena estou a entrar em desespero e já não sei o que fazer, por isso deem-me lá um pouco da vossa atenção e tentem ajudar-me. Aqui vai o que já comecei a fazer, só não sei se foi o certo: Comprei um balastro com potencia para resistir ate aos 58 watts, depois introdizi um circuito paralelo e ligado em simultaneo de forma a que se ligasse com o mesmo interruptor. acontece que com as experiencias fundi a lampada de 30w que já cá tinha e não consigo corrente para a outra de 15 w que estou a tentar ligar. Ajudem-me por favor, abraço, Lino Costa Citar
MárioFoito Publicado: Novembro 14, 2005 Publicado: Novembro 14, 2005 Acho que era mais facil se metesses um esquema de como montaste as luzes, eu não percebo nada de eletricidade mas secalhar o problemas está em teres usado apenas um balastro, dependendo de como as ligaste pode estar ai o teu problema. Abraço Citar
Nelson Serra Publicado: Novembro 14, 2005 Publicado: Novembro 14, 2005 Se for um sistema em paralelo julgo que tens de ter as 2 lampadas boas, para passar corrente de uma para a outra, pelo menos é o que acontece com as que tenho que foram reaproveitadas de uma calha de cozinha Citar
José Marcelino Silva Publicado: Novembro 14, 2005 Publicado: Novembro 14, 2005 Boas. Acho que te precipitaste. A potencia do balastro (W) tem de corresponder á da lampada. Em alguns casos podes associar 2 lampadas de igual potencia num balastro cuja potencia seja igual á soma da potencia das lampadas(2lamp. 15W= 1Balast. 30W). Isto se o balastro não for eletronico. Não sei se fui claro, se tiveres duvidas diz. Citar
Ivo Serralha Publicado: Novembro 14, 2005 Publicado: Novembro 14, 2005 com a idade que tens ja deverias saber que mexer em coisas que não se sabe costuma dar asneira. brinca-se com a electricidade e depois pum... leiam, procurem no forum sobre as coisa antes de meterem maos á obra... tiveste sorte em não ter acontecido nada de grave... para ligar duas lampadas a um balastro, as lampadas têm de ter a mesma potência, o balastro tem de ter a soma das duas lampadas. Se o balastro for electronico não precisas de arrancador, se for electromagnético precisas. Procura no forum ou na internet como se ligam duas lampadas flourescentes em paralelo a um balastro. tens aqui um excelente esquema das ligações. (esta foto foi tirada de outro forum, pertençe ao membro johnny3001) abraços Citar Confiar em alguém? só em mim e ás vezes tenho dúvidas
Alexandre Rodrigues Publicado: Novembro 15, 2005 Publicado: Novembro 15, 2005 com a idade que tens ja deverias saber que mexer em coisas que não se sabe costuma dar asneira. brinca-se com a electricidade e depois pum... Mauzinho!!! Citar Eu estou com vocês... Eu querer até queria, mas tu não me bates...
lino costa Publicado: Novembro 15, 2005 Autor Publicado: Novembro 15, 2005 Gracias Chicos Desde já muito obrigado pela ajuda e participação de todos neste tópico, foram todos prestativos para a melhor resolução desta minha aflição, estava a ver que me morria a bicharada toda aqui do meu aqua. E by the way tu aí ó Extranged foste mesmo mauzinho isso não se diz assim à cara podre em publico , mesmo assim muito obrigado por teres dedicado alguma da tua atenção ao meu pedido de ajuda. Ganda abraço a todos Lino Costa Citar
Recommended Posts