Recommended Posts

Publicado

Boa noite

Aditivos que coloco no aquário de uma forma semanal:

Iodine - Kent Marine

Strontium & Molybdenum - Kent Marine

Tech M - Kent Marine (Magnésio)

Coral Builder - Kent Marine

Liquid Calcium - Kent Marine

Tenho 2 corais duros:

1 Acropora

1 Hydnophora rigida

Uma calha Lifetech PC 108W

Reparei que a minha acropora (talvez do lado onde apanha menos corrente) está a branquear. Cansado da incerteza do teste de Ca da Nutrafin Decidi adquirir os teste de Mg e Ca da JBL. Fiquei um pouco surpreendido com os resultados, mas que até batem certo com o teste de Ca da Nutrafin.

Mg - 1120 mg/l

Ca - 480 mg/l

Densidade - 1.023 - 1.024

PH - 8.2

KH - 9-10

Nunca pensei que tivesse tanto Ca e tão pouco Mg.

1ª pergunta

Que consequências posso eu ter no aquário com estes valores de Mg e Ca ?

2ª pergunta

O facto da Acropora estar a branquear terá a ver com estes valores, ou será devido a uma eventual falta de luminosidade ou falta de corrente?

Grato pela atenção

Pedro Ferrer

Onde quer que haja uma superfície plana, alguém se lembrará de lá colocar qualquer coisa...

Publicado:

Olá,

De facto o Mg devia estar um pouco mais alto, mas não terá influência no "branquear" da acropora. Os teus parâmetros estão muito bons e acro só estará com menos cor do lado em que não apanha luz - é normal.

Abraço,

Diogo

Publicado:

Obrigado Diogo

Mais do que o Ca alto (pensei que estivesse muito mais baixo), foi o Mg baixo que me surpreendeu, visto eu adicionar Tech M - Kent Marine (Magnésio) semanalmente.

Desde o início do aquário que usava o seguinte sal:

Cristal Sea Marine mix - Marine Enterprise , sem nunca no entanto ter feito qualquer medição...

Desde sensivelmente à 1 mês que alterei de sal, passando a usar o Reef Crystals - Aquarium Systems .

Vou ficar atento, mas ainda assim gostaria de saber que eventuais consequências poderá ter num aquário 1120 mg/l de Mg e 480 mg/l de Ca.

Grato pela atenção

Pedro Ferrer

Onde quer que haja uma superfície plana, alguém se lembrará de lá colocar qualquer coisa...