Pedro Ferrer Publicado Novembro 14, 2005 Publicado Novembro 14, 2005 Boa noite Aditivos que coloco no aquário de uma forma semanal: Iodine - Kent Marine Strontium & Molybdenum - Kent Marine Tech M - Kent Marine (Magnésio) Coral Builder - Kent Marine Liquid Calcium - Kent Marine Tenho 2 corais duros: 1 Acropora 1 Hydnophora rigida Uma calha Lifetech PC 108W Reparei que a minha acropora (talvez do lado onde apanha menos corrente) está a branquear. Cansado da incerteza do teste de Ca da Nutrafin Decidi adquirir os teste de Mg e Ca da JBL. Fiquei um pouco surpreendido com os resultados, mas que até batem certo com o teste de Ca da Nutrafin. Mg - 1120 mg/l Ca - 480 mg/l Densidade - 1.023 - 1.024 PH - 8.2 KH - 9-10 Nunca pensei que tivesse tanto Ca e tão pouco Mg. 1ª pergunta Que consequências posso eu ter no aquário com estes valores de Mg e Ca ? 2ª pergunta O facto da Acropora estar a branquear terá a ver com estes valores, ou será devido a uma eventual falta de luminosidade ou falta de corrente? Grato pela atenção Pedro Ferrer Onde quer que haja uma superfície plana, alguém se lembrará de lá colocar qualquer coisa...
Diogo Lopes Publicado: Novembro 14, 2005 Publicado: Novembro 14, 2005 Olá, De facto o Mg devia estar um pouco mais alto, mas não terá influência no "branquear" da acropora. Os teus parâmetros estão muito bons e acro só estará com menos cor do lado em que não apanha luz - é normal. Abraço, Diogo
Pedro Ferrer Publicado: Novembro 14, 2005 Autor Publicado: Novembro 14, 2005 Obrigado Diogo Mais do que o Ca alto (pensei que estivesse muito mais baixo), foi o Mg baixo que me surpreendeu, visto eu adicionar Tech M - Kent Marine (Magnésio) semanalmente. Desde o início do aquário que usava o seguinte sal: Cristal Sea Marine mix - Marine Enterprise , sem nunca no entanto ter feito qualquer medição... Desde sensivelmente à 1 mês que alterei de sal, passando a usar o Reef Crystals - Aquarium Systems . Vou ficar atento, mas ainda assim gostaria de saber que eventuais consequências poderá ter num aquário 1120 mg/l de Mg e 480 mg/l de Ca. Grato pela atenção Pedro Ferrer Onde quer que haja uma superfície plana, alguém se lembrará de lá colocar qualquer coisa...
Recommended Posts