Recommended Posts

Publicado

Boas.

Tenho praqui um aquário de 840 litros partido que vou mandar reparar. Como tenho 1 óscar e uma papagaia num aquário mais pequeno vou mudá-los pra lá depois. Mas quero aproveitar pra colocar lá mais alguns peixes (não muitos).

Uma questão: Alguém tem ideia se os discos se poderão dar bem com estes dois peixes? Ou é mais seguro ficar-me por escalares ou bocas de fogo. Queria apenas introduzir mais uma espécie.

Nunca tive discos. Na realidade, que cuidados a mais é preciso ter?

Publicado:

Boas

Esse aquário é grande, mas não o suficiente para pores um óscar sem ele acabar com os escalares, bocas de fogo e tudo o mais que ponhas lá que não tenha mais de 15cm, e mesmo assim vais ter de escolher muito bem os parceiros que consigam fazer frente a um Óscar adulto e que o papagaio não os ataque, resumindo tu tens duas feras que só toleram feras piores que eles. Não é fácil.

Um conselho, despacha o óscar e o papagaio e assim vais ter um aqua onde podes ter cardumes de discus, escalares, 1 casal de bocas de fogo e muito mais peixeirada.

Com o óscar e o papagaio vais ter um aqua com 1 ou 2 oscar 1 ou 2 papagaios e mais 1 ou outro peso pesado, do tipo managuencis.

Fica bem

José Bentes

APC"134"; APK "214"

http://sites.google.com/site/aquabenfriends/home

Publicado:

Pois... o óscar e a papagaia (que desova regularmente e causa disturbios porque quer correr com o óscar e o óscar quer os ovos) têm uma relação de amor-ódio relativamente pacifica. E eu sei por experiência que se forem criados de pequenos num aquário comunitário, não há grandes problemas. Ele já viveu com peixes muito mais pequenos, mas já se esqueceu disso.

Alguém já teve sucesso com algum programa de reabilitação do tipo "fish are friends, not food"? Tava a pensar dividir o aqua com uma rede no início pra ele se habituar, digamos, a uns 2 casais de bocas de fogo.

É que pensar em me desfazer deles, não me passa pela cabeça. É como me desfazer de um cão.

Publicado:

Percebi o teu dilema.

Tenta arranjar um parceiro para o teu óscar, se conseguires arranjar um do sexo oposto, é bem possível que consigas povoar esse aqua de com óscares, que coabitarão com os progenitores durante algum tempo e assim já vais ter um aqua de 840lt bem povoado.

Fica bem

José Bentes

APC"134"; APK "214"

Publicado:

Provavelmente se eu resolvesse criar uma porca no aquário não ia criar tanta porcaria como um casal de óscares e os filhos :lol:

Isso até me parece que seria a melhor opção. Mas aí entra um problema meu: não quero fazer criação porque não gosto de criar os animais e depois desfazer-me deles.

É que pra desfazer-me deles teria que saber que vão pra alguém com condições para os ter. E como não há muito a quem os dar num raio de 500 kms e nem os posso soltar no mar... a única solução era entregá-los a uma loja. Nah.

Talvez se eu deixar os peixes crescerem um bocado num aquário dividido (ainda fica 1 metro pra cada lado) com o tempo o óscar se habitue a eles até terem praí uns 10cms?

Publicado:

Essa é uma solução, mas tens de ter enconta que num aqua dessas dimensões o óscar vai ficar com uns 30cm ou mais e não te admires que um dia em que esteja com mais apetite, ele tente comer um boca de fogo, mesmo que seja adulto.

Eu tive um casal de óscar que coabitavam com tilapias sem problemas de território ou qualquer outro tipo de guerras, até que um belo dia o macho se lembrou de meter uma para dentro, a tilapia tinha uns 13-14cm, o resultado foi que ela ficou entalada na garganta, talvez um dia inteiro, quando eu reparei no sucedido, e apesar de retirar a tilapia morta com cuidado, ele deve ter criado alguma infecção na garganta e morreu passado uma semana. Isto tudo para te fazer ver que esses meninos têm mais olhos que barriga.

Fica bem e seja qual for a tua decisão, boa sorte.

José Bentes

APC"134"; APK "214"

Publicado:

13 ou 14 cms? A tilapia estaria doente? Eu já notei que eles têm tendência a deixar de ignorar um peixe se ele estiver doente.

Publicado:

Eles estavam era mal habituados, comiam todos os dias e quanto mais lhe davam mais eles queriam, havia quem lhes achasse graça por eles virem comer à mão, um belo dia não foram alimentados e ele resolveu encher a barriga com uma tilapia.

José Bentes

APC"134"; APK "214"

• 3 semanas depois...
Publicado:

Num aquario com essa litragem podes ter bocas de fogo com oscares com sucesso se eles forem criados desde pequenos ou tenham o mesmo tamanho.

Escalares está completamente fora de questão com oscares.

O papagaio é um peixe hibrido em que um dos seu pais foi um citrinelus, por isso tem terror no sague mas como tem a boca deformada nao fazem tanto dano como os puros, mesmo assim é preciso ter atenção com eles.

Podes ter esses dois peixes com imensos outros ciclideos mas é uma questão de sorte e de personalidades.

A cavalo da do não se olha o dente

Publicado:

Vou investigar esses citrinellus. Fiquei curioso.

Eu entretanto tive adiar a mudança do óscar e da papagaia porque o aquário para onde eu os ia mudar afinal não teve conserto e teve que ser partido aos bocados pra ir pro lixo... :roll:

Por isso só pra Janeiro.

Mas tou cada vez mais decidido por bocas de fogo. Ainda pensei nos nigrofasciatus, mas os bocas de fogo têm uma personalidade um pouco mais calma, é tudo mais fogo de vista com eles. Como os pretendo comprar pequenos, entram em 1º lugar no novo aquário. Se o óscar que entra depois se interessar por eles, ficam a crescer no actual aquário do óscar+ papagaia.

• 1 mês depois...
Publicado:

oi Arquimedes. então já mudaste os peixes? eu tenho papagaios com nigrofasciatus pseudo-albina (é branca mas mão têm os olhos vermelhos como os albinos) são mt giros. e não há problema nenhum com eles dão-se lindamente, até são parecidos uns com os outros. se poderes manda fotos.

comprimentos.

UM ABRAÇO:

MIGUEL MARTINS

# APC 175 #

MBUNAS

Publicado:

Atrasou um bocadinho.... tou a ver se em Fevereiro tenho as coisas mais definidas e posso arrancar com a compra do aquário. Já tenho vários orçamentos.

Obrigado pelo interesse Miguel :roll: depois vou dando noticias.

Publicado:

Tem um lacinho cor de rosa na cabeça :wink: Tou a brincar...

Ela de vez em quando deposita umas omeletes que o óscar aprecia bastante.

Publicado:

sem ser isso não há uma diferença entre o macho . é que eu tenho 7 e não consigo ver diferenças podem ser só machos ou fêmeas . por ovos nunca tiveram. sei que foi uma grande asneira, mas agora não posso fazer nada! tento dar o melhor para eles. já agora das alguma comida especial a papagaia para realçar as cores.

UM ABRAÇO:

MIGUEL MARTINS

# APC 175 #

MBUNAS

• 2 semanas depois...
Publicado:

Pois Amigos pelos vistos os peixes sao como os seres humanos

Tenho um oscar albino com uns 20cm quando o comprei não entendia nada disto e a pessoa que me vendeu ainda menos nao me informou que iria atinjir este tamanho ou mais ,juntei num aquario comunitario de 80cm com coridoras colissas e uns raboras um botia palhaço e dois escalares e continua tudo na maior ainda mesmo depois de ter este real tamanho e tendo boca para ingulir maior parte deles só de uma vez ainda não o fez nem ataca os outros e já reparei que os outros peixes não tem medo dele pois eu dou-lhe sticks que ele devorar impresionantemente e os peixes pequenos comen-lhe os resto junto da boca

Publicado:
Pois Amigos pelos vistos os peixes sao como os seres humanos  

Tenho um oscar albino com uns 20cm quando o comprei não entendia nada disto e a pessoa que me vendeu ainda menos não (palavra corrigida) me informou que iria atinjir este tamanho ou mais ,juntei num aquario comunitario de 80cm com coridoras colissas e uns raboras  um botia palhaço e dois escalares e continua tudo na maior ainda mesmo depois de ter este real tamanho e tendo boca para ingulir maior parte deles só de uma vez ainda não o fez nem ataca os outros e já reparei que os outros peixes não tem medo dele pois eu dou-lhe sticks que ele devorar impresionantemente e os peixes pequenos comen-lhe os resto junto da boca

Se forem habituados de pequenos não ha problema :oops:

Só ainda não vi Oscares com camarões :? Mas isso também era abusar da sorte :cry:

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."