Aquário - 840 Litros - Malawi-Haps

Recommended Posts

Boas.

Após um desastre de proporções biblicas (rebentou um aqua de 840 litros), esta semana chega o substituto com as mesmas dimensões (200x70x60). Tou rezando pra não haver repetições... Na biblia pelo menos só houve um diluvio.

Entretanto, a decoração do aquário é algo díficil porque tem um plasma de 120cmx70cm nas costas (sobreviveu ao banho quando os vidros do fundo e de trás rebentaram) que não pode ser tapado pela decoração, ou seja, só tenho alguma liberdade nos extremos e mesmo assim só 40 cm de cada lado.

Até agora, a ideia que me pareceu resultar melhor, foi criar no meio do aquário uma grande praia de areia castanho clara do sahara(experimentei areia cinza muito escura mas ficou feio), com alguns calhaus grandes cinza escuros em redor dando-lhe um aspecto irregular, criando pequenas grutas e mantendo a areia no lugar. Enquanto os peixes estiveram lá (12 horas antes do desastre acontecer), adoraram a praia. Em todo o resto do fundo coloquei um calhau da mesma cor do que rodeia a praia mas mais pequeno (1 a 5 cm).

Nos extremos é que a coisa complica. Tentei uma zona de rochas cinza altas à direita na zona de aeração (tem um bomba de 60l/h que mais parece um geyser... os peixes evitavam a zona) e uma de rochas altas claras à esquerda.

Mas aquilo ainda fica meio deslavado.

Ideias? Talvez seja mais fácil dar sugestões quando tiver isto já montado, lá pra meio da semana, mas como ando a usar areia, era bom que já ficasse no sitio. Tou aberto a sugestões radicalmente diferentes da que já experimentei. Inicialmente pelo menos, não vai ter plantas.

Partilhar nas redes sociais

• Replies 50
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Antes do mais lamento o que te aconteceu com o primeiro aquário, deve ter sido mesmo um desastre de proporções biblicas.

Ainda não vou dar sugestões porque não percebi o enunciado, não percebi a cena do plasma. Onde está? virado para onde? Qual é o objectivo?

Fica bem

Bruno Nogueira

Por acaso é isso mesmo: um televisor de plasma a servir de fundo e tem a altura exacta do aquário.

Hoje por acaso encontrei umas caixas de fruta em plástico. Talvez sirvam como estrutura base para fazer um planalto ou criar uma parede de rocha.

Se por acaso alguém tiver fotos de aqúarios a dar pro alto, com a zona central quase vazia, pode ajudar.

Por acaso é isso mesmo: um televisor de plasma a servir de fundo e tem a altura exacta do aquário.

:) Essa agora não percebi... quer dizer que vês televisão atravéz do aquário? Porquê?

Para os peixes a sucessão rápida de cores da televisão é capaz de não os deixar muito descansados, mas não consigo mesmo perceber o porquê dessa tua opção... podes explicar?

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Consegues lêr as legendas com a peixeirada a passear? :)

Já agora podias dizer qual o motivo do rebentamento?

Eu estou com vocês...

Eu querer até queria, mas tu não me bates...

O plasma é auto-estereoscópico e consegue projectar imagens até 60 cms prá frente e pra trás, daí o aquário também ter 60 cm de profundidade. Mas os peixes não conseguem ver as imagens a 3D porque por um lado não têm os olhos virados prá frente e mesmo que tivessem, estavam demasiado próximo do ecrã pra conseguirem ver o efeito.

Eu depois de os colocar no aquário vou experimentar deixar os peixes sem televisão durante umas duas semanas e só depois é que ligo pra ver se eles se importam muito. Actualmente os desgraçados que sobreviveram estão num lago que eu improvisei no meio da sala. O aquário partiu devido a um desnível no chão.

Mas tenho um bocado de pena de ter que ter a parte central desimpedida e até agora o melhor conceito que arranjei foi a praia. Tenho que arranjar uma maneira de por aquilo mais nos trinques. Mais uma vez, se por acaso alguém tiver fotos de aquários com a zona central quase vazia...

Sem ofensa, mas não achas que com essa estratégia do televisor/aquário estás na realidade a desperdiçar um bom aquário e uma boa televisão?

Senão depois estás a ver aquele jogo xpto, a tua equipa marca golo e tu tens de andar a desviar os peixes pra ver a repetição :roll:

Porque não 1 plasma e 1 aquário?

ruarrr_avt.jpg

Exactamente. Foi esse aquário que se partiu :wink:

Não dá pra ver jogos (ainda tinha os peixes a correr atrás da bola), mas dá pra misturar peixes reais com peixes virtuais. Dá um bom efeito. A iluminação está dividida em 3 calhas. Quando o plasma está a funcionar, funcionam as 2 pequenas dos extremos, cada uma com 40cms. Quando o plasma está desligado, funcionam as 3 (a do meio tem 120 cms). Se o pessoal do oceanário me deixasse eu metia-lhes um cardume de neons a nadar com os tubarões ou um urso polar com os pinguins (à 1ª vista não parece mas a 2ª ainda é mais nonsense que a 1ª, :roll: )

Esse aquário esteve montado 15 dias sem problema nenhum e depois da mudança de local, não ficou suficientemente bem "calçado" e aguentou só 12 horas. Ainda tou espantado como aqueles peixes ainda estão vivos.

Na 2ª montagem que só durou 12 horas, a decoração ficou melhor, mas não posso dizer que tenha ficado boa.

Aqui tá uma imagem que tive a fazer pra dar uma ideia de como fica:

aquarec0xi.jpg

Penso que com esta imagem, talvez fique mais fácil dar ideias pra como decorar isto. O tipo da esquerda tá aí pra dar uma ideia melhor das dimensões: ele mede 1,75m.

Devido ao posicionamente do aquário junto a um canto, estava a pensar que a parte à direita talvez pudesse ser toda coberta com rochas até à superfície. Estava a pensar fazer a montagem numa das grades de fruta que arranjei.

Mais uma vez, se alguém tiver ideias radicalmente diferentes, avance.

Antes que alguém sugira esta ideia óbvia, aí vai:

aquarectumulo7ct.jpg

Tem muitos esconderijos entre as costelas e não tapa o plasma. Até tem espaço pra dois tanganyikas nas cavidades dos olhos.

(Tou a brincar!)

Boas

Finalmente percebi a ideia :roll:

Sendo os peacocks peixes de águas abertas não me parece que o meio aberto seja muito mau para eles.

Em termos visuais sim, fica um bocado "pobre" ter um espaço de 1,2m coberto com areia e sem mais nada mas também não me parece que lá possas colocar mais alguma coisa que não te interfira com as camaras.

Tinha pensado numas plantas de altura tipo valisnéria spiralis, mas como dizes que não queres plantas fica um bocado complicado.

Sinceramente e uma vez que não podes tapar o plasma penso que só mesmo 2 montes de calhau, um de cada lado, é que acabem por funcionar.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Pois, eu nunca tinha tido peacocks e pensava que no que respeitava a decoração tinham os mesmos requisitos dos Mbunas. Mas fiz mal o trabalho de casa e criei muitos esconderijos, mas notei que eles pouco os utilizavam.

Nas doze horas que o aquário esteve a funcionar na nova localização em que já criei a tal praia, deu pra notar uma mudança enorme no comportamento dos peixes. Toda a gente (peixes), por diversas razões, gostava da praia. Uns processavam areia pela boca e guelras, outros (os Aulonocara baenchi benga) simplesmente gostavam de ficar com o queixo juntinho à areia saboreando-a e outros faziam daquilo terreiro de exibição, quer em mini brigas entre machos quer pras femeas. Impressionante a mudança. Desta vez pensei criar de alguma forma marcos que permitam a divisão da praia em diversas zonas, uma vez que já sei que vai ser uma zona muito concorrida.

Eu posso considerar plantas e até já comecei a procurar quem mas possa fornecer aqui na região, mas queria ter um plano à partida. Também acho que tenho que ir fazendo experiências com as plantas pra ver se eles as deixam sossegadas ou não. Estou à procura de Fetos de Java, Anubias e principalmente Vallisneras, como recomendaste, uma vez que (corrijam-me se estiver errado) estas plantas dão-se bem em águas duras de PH elevados.

Dentro da ideia da praia com marcos, talvez umas plantas mais baixas entre alguns calhaus ajudem a concretizar a ideia.

Boas

A parede de rocha está muito alta e muito "vertical". Os aulonocara só usam as rochas como refugio e para reprodução por isso podes meter uma parede mais baixa e tentar um declive mais para os 45º e mais em forma de monte.

Em alternativa a teres uma parede de rocha podes tentar criar um conjunto de "cavernas" mais ou menos dispersas, cada uma com a sua praia.

Plantas podes ter à vontade que eles não as comem, mas com as movimentações de areia que fazem vão-te desenraizar as plantas que não estejam bem seguras.

Podes ler mais algumas coisas sobre eles aqui:

http://www.cichlid-forum.com/articles/peacocks.php

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Eu notei que eles não queriam saber de estar em grutas. Só iam pra sítios desses quando se queriam esconder.

Já agora uma pergunta: normalmente colocam-se uma quantidade de restrições em relação a plantas e ciclideos africanos. Mas essas restrições são principalmente devidas a Mbunas e outros herbívoros, ou estou enganado? A partir do momento em que só há peacocks, não fico com mais liberdade de escolha, desde que leve em conta o PH alto? Este pessoal também desenterra plantas só por prazer?

A ideia das grutas parece-me boa. Posso fazê-las por todo o lado, mesmo em frente ao plasma, rasteirinhas. Uma vez que o aquário tem 70cm de altura, o desenvolvimento vertical talvez possa ser conseguido à custa das plantas. Talvez vallisnerias pra desenvolvimento vertical, fetos de java presos em construções de rochas mais altas (longe do plasma) e anubias anãs na zona das praias entre rochas frente ao plasma?

Os peacocks também desenraizam plantas, especialmente se estiverem na areia.

Tal como os mbunas eles também adoram "fuçar" na areia e fazer buracos e isso leva a que desenraizem as plantas.

Se queres ter plantas no areão o melhor é construires um "vaso" de pedras à volta de cada planta.

Nas pedras podes atar anubias.

Tens isso tudo no artigo que te dei no link :lol:

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Passou-me despercebido; pensei que era parte da assinatura :lol:

E descobri nesse artigo mais outra parte do trabalho de casa mal feita: não são todos peacocks.

A lista de espécies é esta:

Aulonocara baenschi benga

Aulonocara sp. nyassae (hansbaenschi red flush)

Copadichromis azureus

Copadichromis borleyi red kadango

Protomelas sp. steveni taiwan reef

Protomelas steveni eastern

Protomelas nemalange red empress

Protomelas marginatus

Sciaenochromis ahli

Ou são machos isolados adultos, ou machos adultos mais um grupo de 2 a 3 juvenis.

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!