Para 1 HQI 150wts que medida de aqua


Recommended Posts

Ola

 

estou com a ideia de fazer um upgrade ao meu salgadito, quer em termos de medidas quer de equipamentos, mas dentro de um orçamento muito reduzido.

 

Queria por uma HQI de 150wts e estava a pensar num aquario de 100x50x50. Acham que serve para estas medidas ou será melhor reduzir um bocadinho a largura(100)?

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas Luis

Penso que na caso da hqi uma so de 150 w vais ter muita falta de luz nos cantos do teu aquario....que tipo de corais tens ou queres ter? Senao podes optar por por mais actinicas e t5, nao sei o que tens agora.

abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Luís.

 

Se não queres investir muito penso que em 100x60x60 (esquece lá os 50x50 :lol:) uma hqi de 150 chegará.

 

O problema das zonas menos iluminadas é simples de resolver. Colocas os corais mais exigentes dentro do raio de iluminação das HQI e deixas essas zonas para LPS e moles.

 

Abraço

Duarte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Concordo com as duas opiniões!!! 150W servem como o Duarte diz, mas acho que em termos estéticos fica muito abaixo do desejado por causa das zonas pouco iluminadas que terás.

 

Não concordo com o Duarte quando diz que deves aumentar para 100x60x60 cm pois com 60 cm de altura 1 lâmpada apenas de 150W é pouco. Eu faria 100x60x50 cm (CxLxA)

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem este é um topico interessante pois normalmente coloca-se a iluminação em função do aquario e não ao contrário. :wink:

 

Bem para um HQI de 150W nunca colocaria mais de 80cm de comprimento pois vais ter zonas de iluminação mais fracas, o que também acaba por ser bom mas esteticamente fica mal. Eu completava essa iluminação com 2x39W T5 actinicas. Eu tenho alterado várias iluminações e olha que não te fica caro.

 

Já pensaste em 80x60x60 ou 80x50x50?? Penso que seria uma boa opção!

Aquariofilia ao mais alto nível.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola

 

obrigada por todas as respostas.

 

para terem uma noção mais exacta do que quero fazer, vou por aqui o setup do meu aquario actual:

 

Aquario 90x35x40(a)

iluminação calha jebo 2x55

2 maxi jet 1200

escumador red sea prizm

20 kg rocha viva

10 kg rocha morta

1 saco de aragonite sugar size (não me lembro os kilos

;):oops::oops: )

 

so tenho xenias, uns atinodiscos e green star polips

e claro, o meu casa de palhaços.

 

o objectivo é, gastando o menos possivel, criar condições para ter 2 dos meus peixes preferidos, 1 Zebrasoma flavescens e um mandarim.

Penso que o minimo recomendado para estes peixes são de 200lts e como tal....

 

fazendo um meio termo de todas as vossas propostas temos um aquario de 90x60x50(a)=270lts brutos

 

isso implicava, para alem da mudança de iluminação, uma circulação superior a 6000lts/h, mais uns poucos kg de rocha e pelo menos mais um saco de aragonite. O escumador tem de servir, a remodelação é do tipo "Very low budget" :wink:

 

digam da vossa justiça

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais