jmoreno Publicado Novembro 10, 2005 Publicado Novembro 10, 2005 Ola Caros membros!!! Vou-me iniciar na água salgada e gostava de recolher as vossas estimadas opiniões, conhecimentos e experiências. Gostava de montar um aquario com o seguinte setup - Aquário de 110x50x50 (vidro de 10 mm), com 2 furos para entrar e sair a água, evitando assim a coluna seca. - Sump de 80x40x40 com 3 divisórias - Estrutura de aço para suportar o aquário e a Sump - Reflector T5 4x55W da liftech - 2 Bombas de circulação da liftech de 2000l/h - Bomba de retorno liftech 2800 l/h - Escumador Deltec APF600 - Termóstato 300 W - Areão de coral As minhas duvidas são : -Será que a iluminação é suficiente para corais coles e duros umas vez que o aquario apenas tem 50 cm de altura? qual a melhor conjunção de lampadas que devo ter? - Alguem sabe os consumos das bombas da liftech? ou site da marca? - O areão de coral deverá ser vivo? - Há vantagens de colocar agua de osmose tratada com sal no arranque do aquario? fui aconselhado para não ir buscar agua ao mar ! Agradeço as vossas opiniões não só ás minha dúvias como críticas ao material escolhido. Obrigado
Luis Rosa Publicado: Novembro 10, 2005 Publicado: Novembro 10, 2005 Há vantagens de colocar agua de osmose tratada com sal no arranque do aquario? fui aconselhado para não ir buscar agua ao mar ! Quem te aconselhou ou não percebe nada disto ou simplesmente acha que ir buscar água ao mar dá muito trabalho.... para dar um conselho desses. Que fique aqui esclarecido que água nenhuma supera a água do mar Depende claro do local onde a vamos buscar...... Eu noto após uma TPA que os corais reflectem essa água natural, ficam diferentes... mais vivos... e não sou o único que diz isto. Enquanto puder cabo raso de 3 em 3 semanas De resto não li assim tanta atenção para comentar, amanha vou ter teste de matemática e a cabeça não dá para mais hoje. Cumps [Clickable]
Duarte Conceição Publicado: Novembro 11, 2005 Publicado: Novembro 11, 2005 Não sendo tão drástico quanto o Luís vou dar a minha opinião. Aquário de 110x50x50 (vidro de 10 mm), com 2 furos para entrar e sair a água, evitando assim a coluna seca. Porque não fazes o aquário 120x50x50 ou se puderes 120x50x60 em vidro de 12 mm ? Sempre ficavas com mais volume e o aumento em termos de ocupação de espaço era mínimo. Porque queres evitar a coluna seca? Os métodos mais adoptados para "comunicação" aquário-sump são a coluna seca e o overflow. Funcionam e são seguros. Porquê utilizar os 2 furos? Será que a iluminação é suficiente para corais coles e duros umas vez que o aquario apenas tem 50 cm de altura? qual a melhor conjunção de lampadas que devo ter? Para corais moles serve perfeitamente. Não é que não seja possível mas para duros é que já se torna mais díficil. Normalmente obtemos bons resultados nos corais duros com HQI ou T5. - O areão de coral deverá ser vivo? Não é necessário. A rocha viva depois ajudará na colonização do areão. - Há vantagens de colocar agua de osmose tratada com sal no arranque do aquario? fui aconselhado para não ir buscar agua ao mar ! Há n casos de utilizadores do fórum que vão buscar água ao mar para os seus aquários (eu sou um deles) e os problemas reportados são muito próximo do nenhum (recordo-me apenas de um boom de algas que aconteceu no aquário do Ricardo Rodrigues). Logicamente que depende também da zona da colecta. o Cabo Raso é o sitio onde costumamos ir apanhar água. Não há no mercado nenhum sal que substitua verdadeiramente o original - 2 Bombas de circulação da liftech de 2000l/h Se fossem maiores não perdias nada. Boa sorte Cumps DC
Ricardo Pinto Publicado: Novembro 11, 2005 Publicado: Novembro 11, 2005 Viva, Já se viu que tens o aquário bem pensado, sendo assim é mais fácil dar uma ajuda Ora então vamos lá: - Aquário de 110x50x50 (vidro de 10 mm), com 2 furos para entrar e sair a água, evitando assim a coluna seca. O aquário faz-se sempre com as maiores medidas possíveis.... Se puderes fazer com 120 não hesites. O que o Duarte também disse sobre a altura está correcto, parece-me que se puderes fazer com 60 de altura e 60 de profundidade é bastante melhor, e convém que aumentes a espessura no vidro. Mais do que isso também fica um pouco desiquilibrado em relação ao comprimento. Quanto aos dois furos, eu sou da tua opinião O aquário já é pequeno, para quê ainda espetar la dentro um "caixote"? Mas atenção que não é facil contornar esta situação, nao basta fazer os furos e pôr la os tubos. Aconselhava-te a fazer 3 furos (1 de 25" e 2 de 32"), um para escoamento ( o de 32"), outro para retorno (de 25") e ainda um terceiro (de 32"), este estaria colocado mais acima que estes últimos dois, que iria servir de escoamento de emergência, caso por algum motivo o tubo de escoamento "normal" entupisse. Para não teres que colocar a coluna seca, podes enfiar outro tubo por cima do de escoamento, este mais alto e com diametro de 40". Ao longo do tubo fazes uns furos e no cimo colocas daquelas ranhuras que se vê no cimo das colunas secas, ou seja, ficas com uma "mini coluna seca", se é que eu a posso chamar assim porque vai ter sempre água. Assim já poupaste espaço e sempre podes encostar as rochas directamente ao tubo . Complicado? Não! É bem simples.... é complicado é explicar assim por texto. - Reflector T5 4x55W da liftech Não me recordo de nenhum Reflector da lifetech de t5's no mercado, só conheço o de lampadas Power compact. E essas são insuficientes para manter corais duros. Como já foi aqui dito t5's e HQI são a melhor iluminação. Uma solução para esse aquário poderá ser 1 HQI de 150W + 4 t5's (2 actinicas / 2 brancas) ou então 8 t5's (5 brancas/3 actinicas). Tens a opção nas t5's de 39W (medem aprox. 90cm) ou então 54w (medem aprox. 115cm). Sei que já há pelo menos uma loja que faz destes candeeiros por medida, se quiseres saber manda-me uma mp - 2 Bombas de circulação da liftech de 2000l/h - Bomba de retorno liftech 2800 l/h Pessoalmente não conheço as bombas lifetech, por isso não posso dar uma opinião. Mas se realmente fazem essa litragem parece-me uma boa circulação. Caso depois haja necessidade podes sempre pôr uma Tunze. Podes também fazer mais dois furos no vidro e fazer um close loop. Tem a vantagem de praticamente não se ver nada artificial no aquário. - Escumador Deltec APF600 Excelente escumador para essa litragem. Não tens de te preocupar com escumação, podes carregar o aquário à vontade - Há vantagens de colocar agua de osmose tratada com sal no arranque do aquario? fui aconselhado para não ir buscar agua ao mar ! Se calhar não percebo nada disto, mas se não souberes os parametros da água do local da colheita aconselho-te a colocar água de osmose. No Cabo Raso apesar de não termos acesso a análises periodicas sobre os parametros da água, acho que podemos confiar nos relatos do pessoal que diz que a água é de boa qualidade. Não tenho nada contra a ciência baseada na evidência .. heheh. Agora convenhamos que pode não ser fácil ou cómodo ir buscar água para encher esse aquário. É uma questão de optares... regra geral... o pessoal utiliza o sal sintético para os aquários de água salgada e não se dá mal. Faltou referires a quantidade de rocha viva que irás colocar. Aconselho pelo menos 10 a 20% em Kg do total de litros do aquário. No teu caso será de aproximadamente 30 a 60 Kg Um abraço, Ricardo Pinto
Rui Ferreira de Almeida Publicado: Novembro 11, 2005 Publicado: Novembro 11, 2005 Dois comentários em relação ao que o Ricardo disse Eu faria um foro de escoamento mais largo, 40 ou mesmo 50 mm( 32 é curto) . Colocando uma "pinha à saída não terás problema. No meu entender podes usar as Power compact sem problemas . Consegues 4x55w , ou seja 220 W e se usasse T5 seria 4 x 44 W o que vai dar na práticva ao mesmo. As Pl vistas duma forma simplista são T5 dobradas em U. Para LPS moles e Tridacnas squamosa e derasa será suficiente Cump. Rui
jmoreno Publicado: Novembro 11, 2005 Autor Publicado: Novembro 11, 2005 Desde já agradeço a ajuda de todos os intervenientes!! Por razões de espaço o aquário não pode ter mais de 110 de comprimento. Posso é colocar + 10 cm de altura e profundidade, mas isso “obriga-me” a ter HQI + T5 o que ficaria mais caro e ter uma bomba de retorno mais potente. Alguém sabe quais as marcas que tem suportes de reflectores que assentam em cima do aquário, iguais aos da LifeTech? Os furos no aquario em vez de coluna seca é para evitar o barulho a cair. Tem alguma solução para evitar o barulho? Eu não tenho nada contra a coluna seca mas indicaram-me fazer os furos que ficava melhor em termos de barulho. O que ha em termos de bombas de circulação baratinhas e económicas? Origado
Rui Ferreira de Almeida Publicado: Novembro 11, 2005 Publicado: Novembro 11, 2005 Tens da Arcadia com 4 T5 mas são mais caras do que as Jebo. Bombas baratas, são mesmo da Jebo. Depois tens as da Aqua-Clear ( Hagen). Cump. Rui
Duarte Conceição Publicado: Novembro 12, 2005 Publicado: Novembro 12, 2005 Compreendo perfeitamente a tua questão relacionada com o aumento da altura e profundidade do aquário e o impacto na iluminação e consequentemente no teu orçamento. Não te esqueças que ainda poderás meter uma camada de areão e depois jogar com o posicionamento dos corais dentro do aquário. Dou-te apenas um conselho, pondera muito bem que espécies de corais, anémonas e tridacnas que gostarias de manter (faz uma lista p.ex), e depois a partir daí partes para a decisão da iluminação. Mais vale esperar mais um pouco e juntar mais uns euros para comprares algo que mais tarde tenhas que vir a substituir porque afinal não consegues manter o coral x ou y. Quanto à bomba de retorno depende essencialmente do caudal que passar na sump vindo do aquário. Se fizeres de 50 mm como o Rui te indica não me parece que a bomba de retorno se engasgue. Eu tenho um furo de 50 e uma bomba de 2400 L/H. Quanto ao barulho da coluna seca é facilmente resolvido com a utilização de um dursostandpipe (www.dursostandpipes.com) ou ainda utilizando algo semelhante ao que o Nuno Prazeres e outros membros utilizam. Bombas de circulação económicas (deduzo que te refiras ao consumo) são as Tunze ... mas são bem caras. Um bom compromisso são as MaxiJet da AquariumSystems mas não sei se tem com caudal suficiente para o teu sistema. Cumps DC
Recommended Posts