Hugo RSF Publicado: Março 11, 2004 Publicado: Março 11, 2004 Exacto. Nem o Luís nem ninguem, se deve coabir de escrever post longos com interesse Está decidido: 200 x 100 x 65!!!
Brian Schaff Publicado: Março 11, 2004 Publicado: Março 11, 2004 Boas, Tenho a seguinte dúvida, que por ser um pouco básica peço paciência!! :D Quando se fala em renovação de água de 10-20x da água do aquário, isto implica: 1- que todo o volume de água vá à sump e retorne ao aquário 20 x por hora ou 2- a soma do caudal horário das duas bombas (de retorno e de circulação) ser 20x o volume de água do aquário? Se for a segunda opção qual o propósito de ter uma bomba (de circulação) que bombeia a água sem fazer com que esta passe por qualquer sistema de filtração? Outra questão prende-se com a primeira. É necessário fazer com que toda a água do água passe pelo sistema de filtração? Se sim, para aquários grandes isto torna-se completamente impracticável pelo seu custo!! Gostaria também que o Sr Luis Simões se estende-sse um pouco mais na sua explicação detalha-sse cada um dos tipos de escumador.
A l e x a n d r e Publicado: Março 11, 2004 Publicado: Março 11, 2004 Todo o volume de água do sistema deve passar pelo menos uma vez por hora pelo escumador, tão simples quanto isso. A bomba de retorno deve ser dimensionada (escolhida) tendo isto como base. Ao utilizarem uma bomba de retorno que faça a água sair da sump sem "proveito de filtragem" estão pura e simplesmente a desperdiçar energia. A questão das 10x ou 20x tem a ver com a circulação interna do aquário. Amplexos, manklit Aluga-se este espaço.
Hugo RSF Publicado: Março 11, 2004 Publicado: Março 11, 2004 Boas Mankit. Olha que tenho lido que isso que afirmas é uma falsa questão. Muitos entendidos na matéria, entre os quais o Escobal, recomendam, para venturis, air driven e outros, que a água não passe pelo skimmer mais do que duas vezes a capacidade do aquário por dia. Isto, embora vá de encontro ao que as marcas querem fazer parecer, com escumadores potentíssimos e bombas de caudal incrível, faz algum sentido se tivermos em conta que muitas substâncias, para se agarrarem às bolhas de ar e ficarem prontas para serem "escumadas" precisam de um tempo de contacto perto dos 2 minutos. Ora se o fluxo é muito elevado dentro do skimmer, este requisito torna-se praticamente impossível. Outra situação, é a questão das bolhas de ar. Segundo o mesmo senhor, as bolhas de ar dentro do skimmer não devem ser mais do que 13% do volume de água. Isto porque muitas bolhas de ar no mesmo espaço começam a unir-se formando bolhas maiores, logo não desejáveis.[/img] Está decidido: 200 x 100 x 65!!!
A l e x a n d r e Publicado: Março 11, 2004 Publicado: Março 11, 2004 às bolhas de ar e ficarem prontas para serem "escumadas" precisam de um tempo de contacto perto dos 2 minutos. Ora se o fluxo é muito elevado dentro do skimmer, este requisito torna-se praticamente impossível. Imagina um escumador simples de bomba de ar em contra corrente ou seja o ar a entrar por baixo e a água do aquário a entrar por cima e a sair por baixo. Como é que conseguias que uma bolha de ar se mantivesse dentro da coluna durante dois minutos sem uma força que a empurrasse para baixo como a força do caudal de água? Nos ecumadores needle wheel, downdrafts e alguns venturis isso é possível dependendo do design mas para teres o caudal de duas vezes por dia terias que ter apenas um fiozinho de água a alimentar o escumador mesmo que tivesses um aquário "grande", 500 ou 600L por exemplo e um fiozinho de água não gera qualquer turbulência nem por conseguinte, atraso na deslocação das bolhas ao longo da coluna do escumador. Quanto ao valor que indiquei de uma vez por hora é óbvio que é relativo mas serve de indicação principalmente para quem está a começar. Há tantos factores em jogo e tantos aquários diferentes que por vezes se torna pratico indicar valores orientadores que devem ser interpretados como tal e não como regras inflexíveis. Há muita gente que nem sequer usa escumador, e outros que usam só de vez em quando... não acho que seja indicado para quem está a montar um aquário pela primeira vez que use um caudal tão pequeno mas é apenas a minha opinião. Amplexos, m a n k l i t Aluga-se este espaço.
Luís Simões Publicado: Março 12, 2004 Publicado: Março 12, 2004 Olá mais uma vez, Fico contente pelo interesse que este assunto parece ter. Li alguns dos posts aqui colocados, fiquei com a sensação de que existe alguma confusão, embora muita verdade. DLopes: Teria imenso gosto em dar a minha opinião sobre cada um, dizer vantagens e desvantagens, contudo acredite que seria um post muito longo e seria quase impossível faze-lo sem mencionar marcas e modelos ( até porque muitas marcas têm vários modelos “Venturi, Contra Corrente, etc) tentarei opinar mais um pouco e quem sabe um dia não possa haver a oportunidade de o poder fazer pessoalmente. Imaginemos que o nosso aquário é um tapete e que o nosso escumador é um aspirador. Podemos aspirar o nosso tapete de varias maneiras, ( Falemos apenas de duas dessas maneiras ) 1 – Passamos lentamente o tubo do aspirador no tapete começando por uma das pontas e esmeramo-nos com a limpeza a cada Cm que vamos avançando. ( Desta maneira podemos demorar algumas horas a aspirar o tapete mas seguramente ficará limpo) Concordam ?? ( podia dar outro exemplo) 2 – Pegamos no tubo do aspirador e damos uma breve e rápida passagem no tapete. ( Fica mais limpo, mas seguramente que para ficar igual à 1ºopção teremos que o fazer várias vezes ) Certo? Bom, no fundo ambos escumadores fazem a sua função, uns mais rápidos outros mais lentos mas melhor. Manklite: Realmente o seu escumador é lindo, como diz numa das suas intervenções, contudo parece-me defender um principio de funcionamento diferente do que o que ele tem. Se o seu escumador fosse “Venturi” ou "Downdraft" para tirar o que ele parece estar a tirar, seguramente necessitaria de uma bomba 10 vezes mais potente do que a que tem. ( Não sei qual é ) Hugorsf Não conheço a pessoa que menciona ( Escobal ), por favor não me leve a mal se partilhar de opinião ligeiramente diferente, até porque uma das coisas que gosto no Hobby da aquariofilia é que 2+2 nem sempre são 4, isto é, uma solução que funcione no seu aquário pode não resultar noutro, mesmo quando temos muita coisa parecida. Além de aquariofilista, estou ligado à aquariofilia de uma maneira mais séria ( vivo dela e para ela ), por esta razão já instalei todos, repito TODOS os modelos aqui referenciados -Os de bomba de Ar -Os de venturí -Os " Downdraft" -Os de “Aspiração ; needle Wheel” Talvez por isso tenha uma preferência inequívoca, para mim num escumador,quanto menores forem as bolhas de ar melhor, têm maior superficie de contacto na relação com o volume. A mesma lógica serve para a quantidade de bolhas, quanto mais bolhas, mais superficie de contacto há, aceito perfeitamente a divergência não deixa de estar correcto. Agora quanto ao fluxo de água e o tempo de contacto há varias teorias, os que defendem que deve haver um grande fluxo de água, e outros que deve haver um baixo fluxo. Provavelmente ambos podem estar certos também, mas pessoalmente revejo-me mais nos primeiros, ou seja, defendo que o fluxo de água não deve ser excessivo. Com um fluxo lento de água temos a água com matéria orgânica mais tempo em contacto com as bolhas, uma maior aderência às bolhas para ser removida. Maior tempo de contacto permite que as moléculas menos aderentes sejam atraídas e se "colem" às bolhas. Mas atenção !!! quem aspira depressa o tapete também o limpa, pode é ter que o fazer várias vezes para ficar igual. Brian Schaff, Sem querer acabei mesmo por me estender, mas fica MUITO por dizer. Pena é, que me sinta limitado em termos de tempo e não só… As devidas desculpas pela extensão do post Luís Simões Um aquário de sucesso depende de dois factores; 50% do equipamento e 50% da dedicação.
Hugo RSF Publicado: Março 12, 2004 Publicado: Março 12, 2004 O Escobal é o autor do livro Aquatic Systems Engineering: Devices and How They Function. Neste livro fala sobre dinâmica de fluidos, água salgada, água doce, skimmers, filtros, etc... Está muito ligado à aquariofilia. Deixo aqui alguns exemplos do livro dele: Como a materia se "cola" às bolhas de ar: O tal gráfico que diz qual o caudal ideial dentro do skimmer para cada aquário. E já agora um outro gráfico que indica qual deve ser o diâmetro do skimmer, tendo em conta a litragem do aquário. Efectivamente e como referes Luís (e vou tratar-te por tu, porque acho que deveria ser política do forum. Se estiver a busar por favor fazme saber) este tema, e outros, sobretudo em água salgada, são muito vastos. É como DSB's e outros. Contudo este até me parece ser dos menos duvidosos. Já o Dali estudou a dinamica dos liquidos e até desenvolveu umas ideias bem ajustadas para a época que ainda hoje figuram como sendo acertadas e actuais. O que o Escobal diz, faz, para mim, todo o sentido. Se uma determinada materia precisa de 2 minutos de contacto para ser retirada sob a forma de espuma, quanto maior for o caudal no skimmer pior. Até pode haver um caudal de milhares de litros por hora, que nunca existirá 2 minutos de contacto com nenhuma bolha. Usando a tua feliz analogia, se aspirares o tapete muito rápido, há sempre particulas que lá ficam, nem que passes 50 vezes. Depois o que é que fazes?! colocas o aspirador durante um pouco em cima da partícula, "raspas" um pouco com o tubo de sucção e a partícula sai. Lá está, porque o aspirador esteve muito tempo em contacto com a partícula. Em relação às bolhas, sinceramente também me parece fazer sentido o facto de muitas bolhas, poderem chegar a um ponto em que para "lutarem" por espaço, juntam-se uas às outras. Quem viu a exposição do Dali, havia umas das experiências que referia isto mesmo. Devo apenas acrescentar que: 1º - Pouco ou nada percebo de aquários salgados praticamente. Já li bastante, estudei durante alguns meses, antes de montar o meu, mas só o tenho à pouco mais de 3 meses, por isso não percebo nada. 2º - Depois do que li, vou montar um "Skimmer Escobal" facílimo, baratíssimo (custou-me tudo, excepto bomba cerca de 10€). Já está em testes e este fds deve ficar pronto. Pouca corrente, dentro do skimmer e uma bomba de ar. Vou postando aqui os resultados 3º - Este tópico está tudo menos fechado, vamos lá acrescentar algo mais para ficarmos aqui com excelente informação. Este forum, para mim, é excelente em termos de informação. Melhor que muitos estrangeiros que consulto regularmente :D Está decidido: 200 x 100 x 65!!!
A l e x a n d r e Publicado: Março 12, 2004 Publicado: Março 12, 2004 Olá. hugorsf, já vi que que andas numa de snailman mas acho que estás a fazer alguma confusão com esta coisa do caudal. Se reparares no gráfico do caudal ideal para cada aquário, verificas que, e copiando o exemplo do snailman, para um aquário de 100 galões precisas de ter um caudal de água de aproximadamente 75 galões por hora a passar pelo escumador, ou seja, 1.33 vezes por hora, o que efectivamente está muito acima do caudal de 2x/24h e também acima do que eu disse de 1x por hora. O que o Escobal fez, foi efectuar os cálculos para esse caudal de 1.33x por hora de todo o volume do aquário, e chegar à conclusão que a água não "escumada" só passa duas vezes por dia pelo escumador uma vez que pelo escumador estão sempre a passar moléculas de água "escumadas" e não "escumadas". Isto mesmo está referido aqui: For example, let's say you have 100 gallons of water in your reeftank and you want to find out how many gallons per hour you should flow water through your counter current skimmer for optimum skimming. Find 100 gallons on the X-axis, follow the line on the chart vertically until you hit the green line. Now follow that over to the Y-axis to find out how much water should be run through your skimmer every hour. In this case it is 75 gph. Thus, for your counter current skimmer the tank water should not flow through the skimmer any faster or any slower than 75 gph. Pretty straight forward. Using the above example for a moment, this should then raise another question: I'm flowing 75 gph through my skimmer. According to that, I should be running all of my tank water through the skimmer every 1.333 hours (100 gal/75 gal/hr) and not every 12 hours. Contrary to popular thought, this is not the case. Every time you run water through the skimmer, it dumps the water back into the tank of "unskimmed" water thereby diluting it. As water is continually pulled through the skimmer, it will then pull in "skimmed" and "unskimmed" water. As more "skimmed" water is pumped back into the tank, more and more already "skimmed" water will flow back through the skimmer. According to Escobal, the following equation is used to calculate when 99.99% of the water has flowed through the skimmer: T = 9.2 (G/F) Where T=time, G=total gallons of tank water, and F=flow rate (gph). The 9.2 is a purity coefficient that when used in this equation yields a 99.99% purity. For further explanation of this, please refer to Escobal's book. Se seguirmos a regra de fazer passar pelo escumador o volume do aquário uma vez por hora, vamos ter menos de 2x a cada 24/h de passagem total de água "escumada". Manklite: Realmente o seu escumador é lindo, como diz numa das suas intervenções, contudo parece-me defender um principio de funcionamento diferente do que o que ele tem. Se o seu escumador fosse “Venturi” ou "Downdraft" para tirar o que ele parece estar a tirar, seguramente necessitaria de uma bomba 10 vezes mais potente do que a que tem. ( Não sei qual é ) Sim eu sei que o meu escumador é lindo.... não sejam invejosos! :D O meu escumador é needle wheel. Deve estar a fazer confusão porque eu nunca chamei esses nomes feios (downdraft...) ao meu escumador, coitado :D Usa duas bombas eheim 1260 para recircular a água e injectar ar a mais de 1000L/h cada uma. É muito parecido com o deltec 902, conhece? Amplexos, m a n k l i t Aluga-se este espaço.
Diogo Lopes Publicado: Março 12, 2004 Publicado: Março 12, 2004 O que o Escobal fez, foi efectuar os cálculos para esse caudal de 1.33x por hora de todo o volume do aquário, e chegar à conclusão que a água não "escumada" só passa duas vezes por dia pelo escumador uma vez que pelo escumador estão sempre a passar moléculas de água "escumadas" e não "escumadas". Esta vais ter que explicar melhor!!!! ("escumadas" e não "escumadas"???!!!) :D :D Usa duas bombas eheim 1260 para recircular a água e injectar ar a mais de 1000L/h cada uma. É muito parecido com o deltec 902, conhece? Ai as marcas!!! :D
SD Publicado: Março 12, 2004 Publicado: Março 12, 2004 Viva, como tudo o resto encontra-se opiniões de funcionamento diferentes. Na minha opinião e de acordo com a minha experiência os diversos tipos de escumadores dverão ser usados de acordo com: O tipo e tamanho de sistema que se quer montar, os tipos de animais que se pretende colocar. Estas serão as duas razões fundamentais (na minha opinião) da escolha do escumador. Todos os aparelhos terão vantagens e desvantagens, todos os aparelhos terão prestações diferentes, mesmo os de igual modelo, se forem montados com bombas diferentes, local dentro da sump diferente, doseamento do kalk junto deste ou não, enfim tudo isto são variaveis que influenciam o funcionamento do escumador e que só podem ser respondidas de acordo com aquilo que se pretende ter como resultado e que na maioria das vezes quando aconselhamos a compra deste ou daquele modelo não referimos. Dentro de uma teoria muito básica que eu tenho, a minha preferência vai para um aparelho que possa ter regulação de entrada de agua bem como de ar, deverá ter o corpo o mais largo possivel para haver maior superficie de contacto, deverá estar colocado dentro da sump junto à queda de agua do aquario e deverá ser junto deste que se faça a adição da agua de reposição com o Kalk e nunca a bomba de retorno deverá ser de um caudal superior à da que alimenta o skimmer e sim prefiro que o caudal seja 1x a 1,5x por hora. Acho que já compliquei demasiado o tema posso tentar ser mais explicito. Sérgio Dantas Abraços
A l e x a n d r e Publicado: Março 12, 2004 Publicado: Março 12, 2004 Não complicaste nada, é isso mesmo. Um facto muitas vezes esquecido é esse que referiste de adicionar hc (hidróxido de cálcio) perto da entrada do escumador. Só quem já experimentou é que pode ver a diferença de performance, para melhor claro, do escumador pondo isso em prática. Amplexos, m a n k l i t Aluga-se este espaço.
Hugo RSF Publicado: Março 12, 2004 Publicado: Março 12, 2004 Por acaso não foi no snailman que li o texto, mas é indiferente porque o texto é precisamente igual :D O que tu tinhas dito é que, por exemplo, se tivermos um aquário de 300Litros, devemos alimentá-lo com uma bomba de 300L/h? Se for isto, então é como vou fazer o meu. E se ficou percebido o contrário, peço desculpa, porque me fiz entender mal. Mas já vi aconselharem para um aquário de 300 Litros, escumadores com bombas de 1000 e mais litros por hora, daí eu dizer que, segundo o texto, que para mim faz sentido, isto é demasiado. para um aquário de 300L/h, uma "bombinha" de 300L/h é o recomendado. Eu nunca disse que os valores de 1X/1,5X o volume do aquario a passar pelo skimmer é demasiado, apenas alertei, com base sempre no texto, para se ter cuidado com skimmers muito potentes, com bombas brutais. Como já disse o Luis, estamos todos a dizer mais ou menos o mesmo Está decidido: 200 x 100 x 65!!!
A l e x a n d r e Publicado: Março 12, 2004 Publicado: Março 12, 2004 O que tu tinhas dito é que, por exemplo, se tivermos um aquário de 300Litros, devemos alimentá-lo com uma bomba de 300L/h?Sim. Eu nunca disse que os valores de 1X/1,5X o volume do aquario a passar pelo skimmer é demasiado, apenas alertei, com base sempre no texto, para se ter cuidado com skimmers muito potentes, com bombas brutais Mas o próprio texto que referes diz isso mesmo, que o caudal que passa no escumador deve ser de 1.33x/hora. O que acontece, e para responder ao dlopes também, é que está sempre a entrar no escumador água já "escumada" e outra não "escumada". Para transformar a tal não "escumada" em escumada, são necessárias 12 horas e por isso em conclusão é referido que o caudal é de 2x por dia mas para a água não "escumada". Como também lá passa água "escumada" o caudal efectivo pelo escumador será 1.33x hora como podes verificar facilmente pelo gráfico que colocaste na tua mensagem anterior. Não podes ver as coisas apenas em termos de caudal de bombas. Se assim fosse havia escumadores que nem sequer funcionavam. Por exemplo, o Red Sea Berlin Classic pode ser usado para um aquário de 300L ou mais. A bomba ideal para o fazer funcionar é a eheim 1060 ou a 1260 que têm aproximadamente um caudal de 2300-2400L/h. Uma de 300L/h nem cocegas lhe fazia. Uma boa maneira de alimentar o teu escumador, ligar a entrada do escumador ao tubo de retorno do aqua para a sump. Assim o caudal (efectivo e não de água não "escumada") que passava no escumador, era exactamante igual ao que circulava no conjunto aquário-sump. As bombas potentes que muitas vezes são referidas noutros tópicos, normalmente são bombas de recirculação e aspiração de ar e não bombas de alimentação e noutros casos são de alimentação mas necessárias ao funcionamento do escumador como é o caso que acima referi. O meu escumador é alimentado por uma Aquaclear 201 (ai as marcas ) colocada na sump à boca do tubo de descarga que vem do aqua e que é de facto uma bomba fraquíssima. Amplexos, m a n k l i t Aluga-se este espaço.
Hugo RSF Publicado: Março 12, 2004 Publicado: Março 12, 2004 É isso tudo Aliás já tivemos longas conversas sobre skimmers Se calhar fui mal interpretado. O que diz no texto é precisamente o que voces tinham dito. Foi para efectivar as vossas afirmações e não para contradizer Está decidido: 200 x 100 x 65!!!
Recommended Posts