Visitante Publicado Janeiro 9, 2004 Publicado Janeiro 9, 2004 Boas, Quero equipar um aquário de 120 L que deverá ter cerca de 100 L úteis, porém esse aquário vai estar associado a uma sump com as mesmas dimensões (100 L úteis) a potência do escumador e da bomba de retorno devem ser para um aquário de 200 L não é? (tal como o termostato). No entanto as bombas internas para movimentação do aquário principal devem ser calculadas para apenas 100 L, estou certo? Já agora se quiserem dar umas dicas sobre potências/modelos mais adequados agradecia. (a Sump vai estar na traseira do aquário e ao mesmo nível e por isso não precisa de vencer nenhuma altura). Muito obrigado
Marco Madeira Publicado: Janeiro 9, 2004 Publicado: Janeiro 9, 2004 Se quiseres uma opcao barata compra o airlift 90 da Red Sea... serve perfeitamente para isso. E colocas 20X o volume do aquario em bombas... eu colocaria 2 maxijets de 900 ou 1000 l/h no tanque principal... ou entao uma boa bomba na reposicao da sump e apenas + 1 maxijet no aquario.... se quiseres um escumador melhor mas mais caro tens o prizm da red sea hang on (pendurar na sump) ou o midifloater da aquamedic... Abraço...
Visitante Publicado: Janeiro 9, 2004 Publicado: Janeiro 9, 2004 Olá Marco, Obrigado pelas dicas... O possível problema do escumador (não conheço o da red sea, mas sei que o Diogo teve problemas com o midifloater) é que a sump tem uma altura de 40 cm ou seja uma altura efectiva de mais ou menos 35 cm... Isso não é problema para estes modelos?
Hugo RSF Publicado: Janeiro 9, 2004 Publicado: Janeiro 9, 2004 Eu tive esse problema com o Midiflotor, mas 40cm dão perfeitamente para o bicho. Eu tive de comprar uma outra sump de 40cm de altura, porque a que tinha (30cm) não dava... Aidna assim, e tendo em conta que o nível da água, deve estar no início do copo colector, não sei como se consegue que isso aconteça, tendo o skimmer numa das laterais do aquários/sump. Isto porque a parte que segura o skimmer propriamente dito ao vidro, tem de estar no máximo dos máximos, nesse mesmo limite. Para se ter o nível da água, no início do copo colector, seria preciso que a água estivesse ao nível máximo do aqurio/sump. Mesmo no limite a transbordar. Está decidido: 200 x 100 x 65!!!
Diogo Lopes Publicado: Janeiro 9, 2004 Publicado: Janeiro 9, 2004 O possível problema do escumador (não conheço o da red sea, mas sei que o Diogo teve problemas com o midifloater) é que a sump tem uma altura de 40 cm ou seja uma altura efectiva de mais ou menos 35 cm...Isso não é problema para estes modelos? Partindo do principio que o Diogo sou eu - tive apenas o Prizm da Red Sea e não o Midifloater - a única razão pela qual mudei para o Tunze foi o facto de estar constantemente cheio
Visitante Publicado: Janeiro 10, 2004 Publicado: Janeiro 10, 2004 Upss... Peço desculpa mas confundí o Diogo com o Hugo... Hugo, nesse caso continuas a ter problemas não é? Diogo, o escumador estava sempre cheio porquê? Estava subdimensionado? E em relação às bombas? Teoricamente a bomba de retorno não deve ter um maior caudal do que a do escumador, certo? E em relação ao aquário principal? devo ter uma potênciade cerca 2000 L/hora só em agitação ou conto também com o caudal da bomba de retorno? Peço desculpa a insistência, mas ainda não estou 100% seguro...
A l e x a n d r e Publicado: Janeiro 10, 2004 Publicado: Janeiro 10, 2004 Teoricamente a bomba de retorno não deve ter um maior caudal do que a do escumador, certo? Finalmente alguém que pelo menos já ouviu esta teoria. Na minha opinião, o caudal da bomba de retorno deve ser idêntico ao que passa no escumador. Tudo o que for acima disso, embora aumente a circulação no aquário, é desperdício de energia. manklit Aluga-se este espaço.
Marco Madeira Publicado: Janeiro 11, 2004 Publicado: Janeiro 11, 2004 Manklit... também sempre concordei com isso... aliás, foi sempre um motivo de discussão entre mim e o Nelson.... Não viste quantas bombas é que ele tinha na sump ???!! Abraço...
Visitante Publicado: Janeiro 12, 2004 Publicado: Janeiro 12, 2004 Dentro dos escumadores que aquí se falaram umas das mais fortes hipóteses para mim é o Prizm da Red Sea. Podem dizer-me se já trás bomba ou se é preciso acopolar-lhe uma? (e que tipo de bomba?) Já sei o preço mais corrente na net, alguém sabe o preço cá em Portugal? Obrigado
Marco Madeira Publicado: Janeiro 12, 2004 Publicado: Janeiro 12, 2004 já trás bomba!! não sei o preço nas lojas... Abraço...
JP Publicado: Janeiro 12, 2004 Publicado: Janeiro 12, 2004 Trex, cá no Porto, na Natantia o Prizm Deluxe da Red Sea está à volta do 220€. dlopes, aprovei-to para perguntar o mesmo que o Trex, já traz bomba? Se sim, dá para regular o caudal? Consideras o tipo de escumador barulhento?
Diogo Lopes Publicado: Janeiro 12, 2004 Publicado: Janeiro 12, 2004 dlopes,aprovei-to para perguntar o mesmo que o Trex, já traz bomba? Se sim, dá para regular o caudal? Consideras o tipo de escumador barulhento? Já trás bomba e não dá para regular o caudal. Para escumador "pequeno" é muito barulhento!!!
Visitante Publicado: Janeiro 13, 2004 Publicado: Janeiro 13, 2004 Já trás bomba e não dá para regular o caudal. Para escumador "pequeno" é muito barulhento!!! E já agora qual é o caudal? Cerca de 600 L/hora? Foi por isso (barulho) que mudou para o Tunze ou foi também pela capacidade.?
Carlos Conde Publicado: Janeiro 18, 2004 Publicado: Janeiro 18, 2004 Oi Já que se fala de escumadores, precisava de ajuda na escolha de um novo para um reef de 200Lts. Queria mudar o meu, acho que já fez a sua parte. Mas queria aproveitar a bomba que é uma eihem 1060. O que me aconcelham a um bom preço. Carlos Fiquem Bem
Marco Madeira Publicado: Janeiro 19, 2004 Publicado: Janeiro 19, 2004 Oi... aquamedic midifloater, ou turbofloater 750, 1000 ou prizm pro... Abraço...
Diogo Lopes Publicado: Janeiro 19, 2004 Publicado: Janeiro 19, 2004 Olá a todos, Mudei de escumador não pelo barulho que fazia, mas porque senti necessidade de colocar um escumador "maior". Escolhi o Tunze mas se fosse hoje escolheria um H&S ou um Deltec - são o melhor que há (Manklit não aproveites a deixa!! ) Ao contrário do Marco não gosto dos Airlift e por isso não os aconselho! Um escumador é caro mas vale apena! Neste momento a filtração do meu aquário resume-se ao escumador e claro a muita rocha viva. Posso dizer-vos que nunca esteve tão "limpo" e com a água tão cristalina - não uso sequer carvão há mais de 2 meses e não faço mudanças de água também à muito tempo - finalmente está completamente equilibrado!! Não poupem no escumador pois mais tarde vão-se arrepender!
A l e x a n d r e Publicado: Janeiro 19, 2004 Publicado: Janeiro 19, 2004 É assim que um escumador deve trabalhar: Um close-up da garganta: manklit Aluga-se este espaço.
Diogo Lopes Publicado: Janeiro 19, 2004 Publicado: Janeiro 19, 2004 Aproveito para indicar que o escumador do Manklit é um H&S...
A l e x a n d r e Publicado: Janeiro 19, 2004 Publicado: Janeiro 19, 2004 Pois é. Olhem que lindo! É o da esquerda!!! O outro é só para ficarem com a noção do tamanho do bicho. Ah e já agora as bombas de recirculação (não de alimentação) são duas Eheim 1260, cada uma com 2400L/h de caudal o que perfaz a maravilhosa quantia de 4800L/h . Pode ser comprado cá em Portugal e p no meu caso por um preço inferior ao das lojas online europeias. manklit Aluga-se este espaço.
Carlos Conde Publicado: Janeiro 19, 2004 Publicado: Janeiro 19, 2004 Oi...aquamedic midifloater, ou turbofloater 750, 1000 ou prizm pro... Mas se eu utilizar um midifloater, n posso usar a minha bomba. Acho que este usa pedras difusoras é o que parece na foto. Carlos Fiquem Bem
A l e x a n d r e Publicado: Janeiro 19, 2004 Publicado: Janeiro 19, 2004 Acho que este usa pedras difusoras é o que parece na foto Não sei se te estás a referir ao escumador mais pequeno que aparece na foto que coloquei. Este é um RedSea Berlin que funciona idealmente com uma bomba Eheim 1060. Este escumador chega e sobra para um aquário de 200L. Já o tive (e tenho) à venda no fórum particulares. No entanto se no futuro avançares para um aquário maior, não acho que seja o escumador ideal. Os que o dlopes referiu são bem melhores. Se tivesse que optar entre o RedSea e o turbofloater 1000, preferia o último mas como já tens a 1060 também não ficas mal servido com o RedSea mas lembra-te sempre que neste vício em que andamos mergulhados, nunca estamos satisfeitos com o tamanho do nosso manklit Aluga-se este espaço.
cesar Publicado: Janeiro 22, 2004 Publicado: Janeiro 22, 2004 Boas. Manklit, posso sabe onde arranjaste esse H&S e qual o preço que pagaste? Esse escumador e um assombro... Cumprimentos
yen Publicado: Fevereiro 13, 2004 Publicado: Fevereiro 13, 2004 por acaso, falando em escumadores, alguem ja conseguiu FAZER um escumador, isto eh, fazer um projecto, pedir orçamento e montar? se sim podem partilhar os projectos? nem q seja por pm... :D e podem dizer qto gastaram no total com bomba e tudo. abraço
Luís Simões Publicado: Março 11, 2004 Publicado: Março 11, 2004 Olá a todos, Depois de muita hesitação, espero ainda vir a tempo para esta saudável discussão. A minha hesitação na participação em muitos dos posts aqui colocados deve-se unicamente ao facto de ser representante de algumas marcas.( que têm escumadores ) Claro que acredito nas marcas que represento, mas nunca farei intervenções com intenções comerciais que não sejam no respectivo local. Posto isto permitam-me a minha modesta opinião quanto a escumadores. Tentarei não ser cansativo. No que toca a escumadores temos que saber separar a verdade da publicidade. Alguns concordaram que muitos escumadores têm mais publicidade do que produto, existem marcas que indicam alguns dos seu modelos para aquários de 1000 Lts que nem em aquários de 300Lts funcionam. Para melhor fazermos essa separação (verdade/publicidade) temos que entender como funciona um escumador. Alguns dos requisitos na minha opinião são: 1- O tamanho das bolhas de ar 2- A quantidade de bolhas de ar 3- O fluxo de água que passa no "escumador" 4- O tempo de contacto entre as bolhas de ar e água Com estes requisitos existem muitas marcas, contudo com princípios de funcionamento diferente. Os primeiros escumadores mais frequentemente usados em aquariofilia foram os de bomba de ar, ainda hoje em uso, contudo varias marcas criaram os seus modelos, tentando evoluir. E assim apareceram os seguintes tipos de escumador: - Os de bomba de Ar - Os de venturí - Os " Downdraft" - Os de “Aspiração” ( ha quem dê outro nome ) Todos eles têm vantagens e desvantagens. Quero cumprir o que inicialmente disse, de não quer ser cansativo, mas para isso não poderei opinar individualmente sobre cada um deles, apenas direi a minha ( talvez parcial preferência ) Os de “aspiração” - Baixo a moderado fluxo de água, excelente produção de espuma, bom tamanho de bolha produzida, excelente tempo de contacto, requere turbina especial. ( talvez seja por algumas destas vantagens e desvantagens que o Manklit esteja satisfeito com o que tem ) Desculpem a extensão do post Luís Simões P.S. – Que ganda esforço que fiz para não mencionar os que represento ( não são Lifetech ) Um aquário de sucesso depende de dois factores; 50% do equipamento e 50% da dedicação.
Diogo Lopes Publicado: Março 11, 2004 Publicado: Março 11, 2004 Olá Luis, Não deves retrair-te em colocar posts extenços!!! A extenção de um post não deve ser vista pelo seu tamanho, mas pelo seu interesse!!! Propunha que, se tiveres disponibilidade, coloques um post com a descrição de cada um - com vantagens e desvantagens - todos ganhamos com isso!!! Abraço, Diogo PS - a Moderação do Fórum agradece o teu esforço em não mencionar marcas!!!
Recommended Posts