KuSsTa Publicado Novembro 10, 2005 Publicado Novembro 10, 2005 Olá pessoal. Isto parece tar a ir bem. Tinha um aquário comunitário de 40 litros e comprei um nove de 120 e depois de todo equipado e ciclado passei pa la os peixes todos menos o meu casal de Bettas. Fiz tudo como li por aqui e nunca tinha visto nada tao bonito como o ritual de acasalamento deste peixe. Ele ja construiu o ninho mas ela inda nao pos os ovos. Desculpem tar a abrir um Post com isto mas é que tou mm a achar fascinante. Obrigado. Fiquem bem
Ana Azevedo Publicado: Novembro 10, 2005 Publicado: Novembro 10, 2005 De facto o ritual de acasalamento de um betta visto ao vivo é um espetáculo, da última vez que criei bettas passei um dia inteiro à volta deles Mas olha lá uma pergunta, obedeceste a todo o processo? Puseste a fêmea dentro do copo tranaparente para o ritual ter incício? E agora que ele já fez o ninho de bolhas libertaste a fêmea? Se ela não se submeter já ao macho, tem cuidado para não haver ferimentos graves, volta a coloca-la no copo e libertas depois mais tarde. Vá, vais-nos pondo a par e Boa sorte Quase reformada!!
KuSsTa Publicado: Novembro 10, 2005 Autor Publicado: Novembro 10, 2005 Ele ja construiu o ninho e soltei ela a mais ou menos 1hora. Ela inda foge dele e nao vai com ele po ninho... mas como tenho muitas plantas e esconderijos.. ela esconde-se. Achas que devo esperar mais ou meter ela de novo no copo?Desde ja obrigado! Fica bem
Ana Azevedo Publicado: Novembro 10, 2005 Publicado: Novembro 10, 2005 Podem ficar neso joga de gato e rato durante horas a fio, aconselho-te só é a ficar atento para não haverem ferimentos nem de um nem de outro. Se vires que a fêmea não se submete, coloca-a outra vez no copo, para eles namorarem mais um bocadinho :D Tenho no entanto uma ressalva a fazer, nem todas as fêmeas são boas para reprodução, já me aconteceu comprar uma, que por sinal era linda, e andasse por onde andasse ela não aceitava nenhum macho. Outra coisa, podes ter de ir mudando os casais, nem todos os machos gostam de todas as fêmeas, e vice versa, sabes como é, eles também têm de gostar Conta-nos tudo depois. Fica bem Quase reformada!!
KuSsTa Publicado: Novembro 10, 2005 Autor Publicado: Novembro 10, 2005 Eu so meti ele com esta femea pois para alem de ser a mais bonita é a que parece estar mas "xeia". Ta com uma barrigaça.... . Secalhou vou lhe por outra femea... i ver. Obrigado. Fica Bem
KuSsTa Publicado: Novembro 11, 2005 Autor Publicado: Novembro 11, 2005 Ele ja está debaixo do ninho com ela... Finalmente... nem precisei de trocar de femea. So que eles estao naquilo dos abraços a montes de tempo.. e nada de ovos.. so abraços. Ela ta com o ovopositor (acho que é a ssim que se chama aquela pintinha branca na barriga) mesmo grande. Nao sei se istp é normal ou se será dele nao conseguir por causa do tamanho dela. Obrigado. Aceito sugestoes.
Jorge Bento Publicado: Novembro 11, 2005 Publicado: Novembro 11, 2005 è normal nos primeiros abraços nao sairem ovos, mas dalhes tempos que eles acabam por sair e dps é que vem a trabalheira toda Obrigado Jorge Bento Licenciado em Biologia Marinha e biotecnologia no ramo de aquacultura Presidente da Associação Portuguesa de Bettas splendens e selvagens www.apbettas.com
KuSsTa Publicado: Novembro 11, 2005 Autor Publicado: Novembro 11, 2005 Epa peço desculpa por esta ansiedade toda... mas tou a achar lindo o ritual dos bettas. Só que eles estão naqueles abraços á horas e nada... nem 1 ovo. Ela já se subjugou completamente a ele, digo isto porque ela nao sai debaixo do ninho e quando o ve poe-se mesmo na posição do abraço tipo deitada. Eles abraçam-se, ele abana-se mas parece-me inexperiente pois já deram milhares de abraços e nada. Será que ele é muito novo? Será que ela é muito grande pa ele? Ela está quase a rebentar de ter a barria tão grande. AJUDEM-ME... será que ela precisa de uma cesariana? eheh
Jorge Bento Publicado: Novembro 11, 2005 Publicado: Novembro 11, 2005 Nada de cecerianas! Dalhes esta noite de manha ja deves ter ovos mas tens de ver bem pk quase nao se notam o ovos mas durante a noite eles costumam desovar... Deixa a natureza seguir o seu curso Obrigado Jorge Bento Licenciado em Biologia Marinha e biotecnologia no ramo de aquacultura Presidente da Associação Portuguesa de Bettas splendens e selvagens www.apbettas.com
KuSsTa Publicado: Novembro 11, 2005 Autor Publicado: Novembro 11, 2005 Viper desde já muito obrigado por tudo e olha: Já começou a desova A femea ja comeu alguns ovos que vai expelindo .. saiem por agora 5/6 ovos de cada vez.. e o macho apanha-os.. mas nao percebo se ele os mete no ninho ou se os come também. Seja o que Deus quiser nao vou abrir mais post. Obrigado a todos desde forum.
Jorge Bento Publicado: Novembro 11, 2005 Publicado: Novembro 11, 2005 lol tanto um como o outro pegam os ovos que caiem e poe no ninho por isso n te preocupes... já tens algum plano de alimentaçao? Obrigado Jorge Bento Licenciado em Biologia Marinha e biotecnologia no ramo de aquacultura Presidente da Associação Portuguesa de Bettas splendens e selvagens www.apbettas.com
Jorge Bento Publicado: Novembro 11, 2005 Publicado: Novembro 11, 2005 Olá se tiveres interesse de vir a ser um criador selectivo de bettas vê o topico unir criadores de bettas neste subforum Obrigado Jorge Bento Licenciado em Biologia Marinha e biotecnologia no ramo de aquacultura Presidente da Associação Portuguesa de Bettas splendens e selvagens www.apbettas.com
Recommended Posts