Recommended Posts

Publicado:

Viva Carlos

É mesmo estranho. Para ter ocorrido em segundos e só aparecer na Gorgonia tem que ser uma secreção da propria como resposta a qualquer estimulo. Mas estive a fazer uma busca e de facto não encontrei nada semelhante.

A tua gorgonia é uma Pseudopterogorgia ou uma Muriceopsis flavida ?

Eu tenho uma Muriceopsis e nunca vi nada semelhante.

Cump.

Rui

Publicado:

Olá,

Essas pintas brancas parecem-me ser simplesmente os pólipos extendidos da gorgónia. Basta haver ressuspensão de sedimentos para os pólipos abrirem numa tentativa de capturar alimento.

Cumps.

Ricardo Rodrigues

Publicado:

Boas,

Rui, eu penso que seja uma Pseudopterogorgia.

Aquilo foi secretado pela gorgónia, pois eu estava a observar o aquário e ausentei-me por segundos e quando voltei ela estava assim.

Pensei que ela poderia ter sido molestada e secretado aquilo para defesa tal como fazem alguns corais ou então que fossem gónadas.

Mas passado dois dias essas pintas brancas ainda lá estão em grande número e a maioria formam uma pequena massa como se tivessem dissolvido. Fora isso ela continua com óptimo aspecto tendo sempre os pólipos à mostra.

Ricardo, como disse o Rui os pólipos são castanhos e na fotografia alguns estão abertos. Eles têm estado sempre abertos, excepto à noite, mas na fotografia a maioria estavam fechados porque ela tinha acabado de secretar as tais bolas brancas.

Muito estranho!

Abraços

Carlos Domingues

Publicado:

Olha Carlos, já tentaste retirar um bocadinho com uma pinça?. Era curioso saber a consistência. Se é duro ou gelatinoso. Não tens acesso a um microscópio para observar entre lâmina e lamela numa gota de água do aquário?

Cump.

Rui

Publicado:

Rui, a tua ideia é boa só que acabei por não a executar porque só poderia usar um microscópio na sexta-feira e já tinham passado muitos dias após a secreção e preferi não stressar mais a gorgónia. Se isto tornar a acontecer prometo que vou seguir a tua sugestão.

Obrigado a todos pela preocupação.

Abraços

Carlos Domingues